Concurso INSS 2019: Ministério da Economia diz que não autorizará concurso

Em abril o Ministério Público Federal (MPF) fez uma recomendação à presidência do INSS e ao Ministério da Economia para que autorize, em prazo não superior a 30 dias, a realização de um novo concurso público para a recomposição da força de trabalho do órgão.

Segundo a Procuradora da República Déborah Macedo Duprat, o déficit de pessoal no INSS alcança 10.000 cargos. Entretanto, esse número é ainda maior. Em levantamento realizado pelo próprio INSS, a autarquia possui hoje 19.251 cargos vagos dentre os 45.711 previstos na carreira do Seguro Social.

No entanto, o Ministério da Economia, responsável pelas autorizações de concursos públicos do Poder Executivo Federal, se manifestou a respeito da recomendação do MPF na última terça-feira, 11 de junho.

Em nota, a pasta informou que não será possível realizar a seleção no momento atual, por conta da situação fiscal do país.

Em nota, a assessoria de imprensa do Ministério da Economia informa que já foi encaminhada ao Ministério Público Federal (MPF) a resposta para a recomendação nº 23 para realização de um novo concurso com urgência.

Diz a nota: “A atual situação fiscal do país limita a atuação da Administração Pública em ações que acarretem impactos orçamentário-financeiros tanto para este ano quanto para os exercícios subsequentes, o que impossibilita a autorização de realização de um concurso público para o INSS neste momento”.

O ministério esclareceu, ainda, que está trabalhando em conjunto com o INSS na implementação de alternativas para a melhoria do desempenho institucional.

As medidas incluem, por exemplo, o mapeamento, otimização e automação de processos; a revisão de procedimentos e modernização de normativos internos; e a realocação de pessoal entre unidades do próprio órgão, de modo a atender as prioritárias e que garantam a melhoria da oferta de seus serviços públicos.”

Concurso INSS 7.888 vagas solicitadas

O órgão solicitou 7.888 vagas ao Ministério do Planejamento para um novo concurso INSS em 2018.

Dessas vagas, 3.984 são para o cargo de técnico, 1.692 vagas para analista e 2.212 para perito médico.

Além do déficit atual, a Assessoria do órgão confirmou que foram solicitadas 2.594 aposentadorias para 2019.

CargoVagas
Técnico do INSS3.984 vagas
Analista do INSS1.692 vagas
Perito Médico INSS2.212 vagas
TOTAL7.888 vagas

 

Último Concurso INSS

O último concurso realizado pelo INSS ocorreu em 2015 e foi organizado pelo Cespe/Cebraspe.

Na ocasião foram oferecias 150 vagas para o cargo de Analista do Seguro Social e 800 para Técnico do Seguro Social.

Para o cargo de técnico, foi exigido certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio (antigo segundo grau) ou curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC.

Para o cargo de Analista os vencimentos são de R$ 7.496,09, correspondente à remuneração bruta, já incluído Vencimento Básico, GAE (Gratificação de Atividade Executiva) e GDASS (Gratificação de Desempenho de Atividade do Seguro Social), para o cargo de analista.

Para o cargo de técnico a remuneração é de até R$ 4.886,87, correspondente à remuneração bruta, já incluído Vencimento Básico, GAE (Gratificação de Atividade Executiva) e GDASS (Gratificação de Desempenho de Atividade do Seguro Social).

Ambos os cargos devem cumprir 40 horas semanais de trabalho.

Foram 1.087.789 candidatos inscritos neste concurso, tornando-se um dos maiores dos últimos anos.Analista:

  • 43.982 inscritos (concorrência de aproximadamente 293 candidatos por vaga)Técnico;
  • 1.043.807 inscritos (concorrência de aproximadamente 1.304 candidatos por vaga).

A validade desse concurso foi até 5 de agosto de 2018.