Quer estudar para o Concurso da Caixa mas não sabe quais as matérias que vão cair? Não se preocupe, pois os seus problemas acabaram assim que encontrou esta matéria do DODF!
Fazem dez anos desde o último concurso amplo da Caixa. Caso você se lembre, o banco fez um concurso em 2021, mas ofertou vagas apenas para pessoas com deficiência (PCD), então sinta-se sortudo de poder participar de um dos maiores concursos que existem no Brasil.
As vagas deste ano se dividem em vagas de nível médio, para Técnico Bancário Novo e Técnico Bancário especializado em Tecnologia da Informação, e de nível superior, com vagas para Médicos do Trabalho e Engenheiros de Segurança do Trabalho, ambas as vagas com salários variando entre R$ 11.186,00 e R$ 14.915,00. Caso você concorra a vagas de nível superior, saiba que poderá mudar de vida dentro de meses com um salário majestoso desse.
Com provas previstas para 26/05/2024 e sendo organizado pela Fundação Cesgranrio, o concurso público já registrou mais de 1 milhão de inscritos desde a sua abertura, porém a Caixa só está oferecendo 4 mil vagas, distribuídas para Técnico Bancário Novo e Especializado em TI. As vagas de nível superior são a parte, como pôde perceber.
Vamos começar?
1 – Língua Portuguesa
Dentre os principais assuntos de Língua Portuguesa, os que mais caem são:
- Compreensão e interpretação de textos;
- Argumentação e persuasão;
- Comunicação assertiva: linguagem simples, concisa, objetiva;
- Organização textual;
- Coesão e Coerência;
- Tipologia textual;
- Ortografia oficial;
- Acentuação gráfica;
- Emprego do sinal indicativo de crase;
- Sintaxe da oração e do período;
- Pontuação;
- Concordância nominal e verbal;
- Regência nominal e verbal;
- Significação das palavras;
- Colocação do pronome átono;
- Redação Oficial: escrita de textos formais e Manual de Redação da Presidência da República;
- Novo Acordo Ortográfico.
2 – Matemática
A mais temida por alguns e um pouco amada por outros, a matemática sempre está batendo cartão nos concursos públicos, sejam eles de nível fundamental, médio, técnico ou superior. Tenha calma quando for resolver questões de matemática, uma vez que a ansiedade pode nos fazer errar conceitos básicos que estudamos desde o primário. Para a sua sorte, nós trouxemos os principais assuntos que irão cair na prova de matemática da caixa. Pega uma caneta e um caderno e anota aí:
- Conceitos gerais: valor do dinheiro no tempo, valor presente, valor futuro, juro, taxa de juro, prazo da operação;
- Juros Simples;
- Juros Compostos;
- Séries Uniformes;
- Equivalência de Capitais em fluxos regulares ou irregulares: VP, VF, prazos e taxas de retorno;
- Sistemas de Amortização de qualquer tipo, incluindo os sistemas com amortizações constantes (SAC) e com prestações constantes (Francês ou PRICE);
- Descontos: racional composto e comercial simples;
- Sequências numéricas: leis de formação expressas de forma geral (em função da posição do termo ou de forma recursiva (em função de um ou mais termos anteriores;
- Progressões aritméticas;
- Progressões geométricas.
3 – Raciocínio Lógico
O segredo para se dar bem nas questões de raciocínio lógico é prestar bem atenção no que a questão pede, nos elementos dela e nas alternativas. Você pode seguir vários métodos, sendo um exemplo deles por eliminatória. Você viu uma alternativa que diverge bastante do que a questão pede? Então pode eliminá-la de vez, uma vez que sua intuição pode estar certa, mas sempre pense bem antes de marcar ou desmarcar alguma, tudo bem? Então tá, vamos para os assuntos:
- Proposição lógica;
- proposições simples e compostas;
- Operadores lógicos;
- Tabela-verdade;
- Classificação das proposições compostas (tautologia, contradição e contingência);
- Equivalências e negações;
- Quantificadores lógicos;
- Diagramas lógicos;
- Argumentos.
4 – Atualidades
Este não tem segredo, basta estar antenado no que acontece pelo mundo e você garantirá nota máxima em atualidades no concurso da Caixa Econômica Federal.
Alguns assuntos que eu recomendo estudar um pouco sobre são:
- Brasil
- Vacinação em massa contra a dengue;
- Um anos dos atos de 8 de janeiro em Brasília;
- Chuvas de janeiro;
- Menos desemprego pelo país;
- Aumento dos casos de feminicídio;
- Bolsa para moradores de rua;
- Parque Tecnológico Aeroespacial;
- Lei que criminaliza bullying;
- Hanseníase;
- Pé de meia (poupança para os estudantes do Ensino Médio);
- Calor extremo;
- Mundo:
- Fórum Econômico Mundial 2024;
- Terremoto no Japão;
- Eleições em Taiwan;
- Brics;
- Frio extremo;
- Paralisação na Argentina;
- 5° pouso na lua;
5 – Ética
Na minha mais sincera opinião, essa é uma das matérias mais interessantes dentre todas exigidas pela Caixa, uma vez que você pode aprender a se tornar alguém melhor apenas estudando um pouco de ética.
Vamos ver os assuntos mais pedidos da matéria de ética?
- Prevenção à lavagem de dinheiro: : Lei nº 9.613/98 e suas alterações;
- Circular nº 3.978, de 23 de janeiro de 2020 e Carta Circular nº 4.001, de 29 de janeiro de 2020 e suas alterações;
- Resolução CVM 50/2021;
- Conceitos e medidas de enfrentamento ao assédio moral e sexual;
- Atitudes éticas, respeito, valores e virtudes;
- Noções de ética empresarial e profissional;
- A gestão da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança;
- Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021;
- Artigo 37 da Constituição Federal (Princípios constitucionais da Administração Pública: Princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência);
- Sigilo Bancário: Lei Complementar nº 105/2001 e suas alterações;
- – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas alterações;
- Legislação anticorrupção: Lei nº 12.846/2013 e Decreto nº 8.420/2015 e suas alterações;
- Política de Responsabilidade Socioambiental da Caixa Econômica Federal;
- Boas práticas de governança corporativa.
6 – Conhecimentos e comportamentos digitais
Assim como em todos os empregos atuais, é necessário saber pelo menos o básico sobre conhecimentos e comportamentos digitais para que você consiga trabalhar em um cargo da Caixa Econômica Federal.
Como estamos rodeados pela tecnologia desde o começo do século, é muito provável que você já saiba o que será abordado na prova, mas não custa nada relembrar um pouco, não é?
- Mindset de crescimento;
- Paradigma de abundância;
- Intraempreendedorismo;
- Design Thinking;
- Design de Serviço;
- Metodologias ágeis, Lean Manufacturing, SCRUM;
- Resolução de problemas complexos, visão sistêmica e estratégica;
- Ciência de dados;
- Senso colaborativo e disposição para somar pontos de vista divergentes;
- Pensamento computacional;
- Análise de negócios;
- Liderança, autoliderança e liderança de equipes;
- Autodesenvolvimento;
- Experiência do consumidor;
- Inteligência emocional;
- Desenvolvimento sustentável (Pacto global e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS);
- Objetivos-chaves para resultados (OKR);
- Gestão do tempo e produtividade;
- Técnicas e boas práticas para o trabalho à distância;
- Aprender a aprender;
- Aprendizagem contínua.
7 – Atendimento
Como você está prestando um concurso para trabalhar em um banco, é mais do que óbvio que você precisará estudar e responder algumas perguntas sobre atendimento bancário, não acha?
- Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente;
- Gestão da experiência do cliente;
- Técnicas de vendas: da pré-abordagem ao pós-vendas;
- Noções de marketing digital: geração de leads, técnicas de copywriting, gatilhos mentais, inbound marketing;
- ètica e conduta profissional em vendas;
- Clientecentrismo;
- Padrões de qualidade no atendimento aos clientes, escuta ativa e empática, clareza, objetividade e cortesia na comunicação;
- Atendimento qualificado por canais remotos;
- Comportamento do consumidor e sua relação com vendas e negociação;
- Política de Relacionamento com o cliente: Resolução n°. 4.539 de 24 de novembro de 2016 e Resolução CMN 4.949/21. 11 – Resolução CMN nº 4.860, de 23 de outubro de 2020 que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil;
- Resolução CMN nº 3.694/2009 e alterações
- Diversidade e Inclusão: Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência): Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015;
- Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990 (versão atualizada);
- Autorregulação bancária: SARB nº 004/2009 – Normativo de atendimento ao consumidor na rede de agências bancárias. SARB 023/2020;
- Normativo de relacionamento com o consumidor idoso, Lei n° 10.741 de 2003 – Estatuto do Idoso, assim como as 13.466/2017 (acima de 80 anos) e 14.364/2022 (acompanhantes de idosos), SARB 024/2021;
- normativo de relacionamento com consumidores potencialmente vulneráveis, 16 – Lei n° 12.764 de 2012 sobre atendimento prioritário a pessoas com transtorno do espectro autista;
- – Decreto nº 8.727 de 2016 dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais;
- Decreto nº 5.296 de 2004 relacionado à prioridade de atendimento às pessoas que especifica e promove a acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida;
- Decreto nº 5.904 de 2006 sobre o direito da pessoa com deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhada de cão-guia.
8 – Conhecimentos Bancários
Assim como disse no tópico anterior, é necessária uma certa bagagem para se trabalhar em um banco. E, além de conhecimentos em atendimento, também é necessário ter conhecimentos específicos no ramo bancário, tais como:
- Estatuto social da Caixa;
- Sistema financeiro nacional: Estrutura do sistema financeiro nacional;
- Órgãos normativos e instituições supervisoras, executoras e operadoras;
- Mercado financeiro e seus desdobramentos (mercado monetário, de crédito, de capitais e cambial);
- Os bancos na era digital: atualidade, tendências e desafios;
- Internet banking;
- Mobile banking;
- Novos modelos de negócios;
- Fintechs, startups e big techs;
- Sistema de bancos-sombra (shadow banking);
- Moedas e ativos digitais: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas;
- Correspondentes bancários;
- Sistema de pagamentos instantâneos (PIX, DREX);
- Open fiance: real digital;
- Transformação digital no sistema financeiro;
- Moeda e política monetária: políticas monetárias convencionais e não convencionais;
- Taxa SELIC e operações compromissadas;
- O debate sobre os depósitos remunerados dos bancos comerciais no Banco Central do Brasil;
- Orçamento público, títulos do Tesouro Nacional e dívida pública;
- Produtos Bancários: capitalização, previdência, consórcio, investimentos e seguros;
- Noções de Mercado de capitais;
- Noções de Mercado de Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas;
- Regimes de taxas de câmbio fixas, flutuantes e regimes intermediários;
- Taxas de câmbio nominais e reais;
- Impactos das taxas de câmbio sobre as exportações e importações;
- Diferencial de juros interno e externo, prêmios de risco, fluxo de capitais e seus impactos sobre as taxas de câmbio;
- Dinâmica do Mercado: operações no mercado interbancário;
- Mercado bancário: operações de tesouraria, varejo bancário e recuperação de crédito;
- Taxas de juros de curto prazo e a curva de juros;
- taxas de juros nominais e reais;
- Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval, fiança, penhor mercantil, alienação fiduciária, hipoteca, fianças bancárias;
- Autorregulação bancária;
- Lei Complementar nº 7/1970 (PIS). 30;
- – Lei nº 8.036/1990 (FGTS): possibilidades e condições de utilização/saque. 31;
- Certificado de Regularidade do FGTS;
- Guia de Recolhimento (GRF);
- Lei nº 10.836/2004 (Bolsa Família);
- Produtos: Abertura e movimentação de contas: documentos básicos;
- Pessoa física e pessoa jurídica: capacidade e incapacidade civil, representação e domicílio;
- Sistema de pagamentos brasileiro;
- Lei nº 7.998/1990 (Programa Desemprego e Abono Salarial – beneficiários e critérios para saque);
- Saúde e bem-estar, ergonomia;
- Negociação, escuta empática;
- Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento;
- Segmentação de mercado. CRM;
- Características dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade;
- Gestão da qualidade em serviços;
- Lei nº 7.998/1990 (Programa Desemprego e Abono Salarial – beneficiários e critérios para saque).
Nós do DODF desejamos bons estudos para você e até a próxima!