8 dicas infalíveis para você se concentrar nos estudos!

Quer começar a estudar para concursos mas não consegue se concentrar como gostaria? Não se preocupe, porque este artigo é a solução para os seus problemas!

Se concentrar nos estudos é realmente difícil quando você não conhece os caminhos e as técnicas para tal, correndo o risco de perder um tempo precioso de estudo que você poderia estar focado nos livros ao invés de tentar se concentrar de fato. 

Por isso, nós do DODF, reunimos oito dicas infalíveis para que você possa testar na sua casa e se dar bem ao longo da sua longa jornada até a aprovação. 

Existem várias e várias formas para alguém obter concentração em uma determinada tarefa, algumas dicas daqui podem funcionar e outras não, por isso é importante que você teste uma por uma para verificar qual é a melhor e que cabe bem na sua rotina. 

Sabe qual é um dos possíveis motivos que podem estar atrapalhando a sua concentração? Isso mesmo, o uso do celular e das redes sociais. Existem estudos falando que nosso cérebro se acostumou tanto a receber novas informações a cada segundo de forma rápida e instantânea graças à tecnologia que focar em uma única tarefa é trabalhoso. Ao longo do texto, vamos ver algumas dicas sobre como você pode se concentrar mais nos seus estudos para concursos. 

Vamos começar?

 

1 – Ouça música

Acredite ou não, escutar música enquanto estuda é um ótimo remédio para ajudar na sua concentração. Um ponto interessante sobre essa dica é que, de forma divertida e totalmente rock ‘n roll, você pode absorver todo o conteúdo da sua prova e mandar bem nela!

Um estudo de uma universidade australiana diz que alguns subgêneros do rock, como o Heavy Metal, ajudam na concentração durante os estudos, fazendo com que lembrar de determinada informação seja mais fácil. 

Uma outra dica de tipos de música que podem ser utilizados durante os estudos é música clássica, uma vez que ela possui apenas o instrumental na maioria das vezes, tornando mais fácil a assimilação desse conteúdo.

 

2 – Organize o seu local de estudos

Seja na mesa da sala, da cozinha ou até mesmo em uma mesa no seu quarto, deixe todos os seus materiais organizados para que você não se perca no meio do processo. Acredite se quiser: procurar uma caneta no meio de uma bagunça pode te desconcentrar mais do que procurar uma informação específica para responder determinada questão do seu simulado. 

 

3 – Desligue o celular e/ou deixe ele longe

O celular envia milhares de notificações por minutos para você, e junta o barulho da vibração com o som característico do aparelho, acaba como resultado final um estudante desfocado dos estudos para uma prova que pode mudar a sua vida. 

Por isso, pelo bem maior dos seus estudos, é recomendado que você deixe o celular em outro cômodo da casa ou apenas com o modo avião ativado, a fim de que você possa focar mais nas matérias a serem estudadas para o concurso que você está fazendo.

 

4 – Monte um cronograma

Montar um cronograma vai te economizar um período absurdo de tempo, uma vez que você irá acordar e já saber o que precisa fazer para estudar em horas determinadas do dia. 

E não se esqueça: respeite o seu tempo de estudo. 

Pode parecer que não, mas não adianta você se matar de estudar, passar dezoito horas por dia com a cara enfiada nos livros se esse tempo não está sendo produtivo para a sua absorção do conteúdo. 

Respeitar os seus limites e a sua realidade (caso você trabalhe) fazem total diferença quando você vai se concentrar para mandar bem nos seus estudos.

 

5 – Criar rituais

Ao criar um pequeno ritual para o começo do seu estudo, você automaticamente estará falando para o seu cérebro que chegou a hora de estudar. 

Então acordar, arrumar a cama, fazer sua higiene matinal, tomar um bom café da manhã, colocar uma roupa confortável e ir para o seu cantinho de estudos é uma ideia de ritual que você pode acrescentar na sua rotina para ter mais concentração nos estudos.

 

6 – Pratique uma atividade física

Para pessoas que são estudantes e passam o dia todo sentadas com o rosto nos livros, é recomendado que se faça pelo menos uma atividade física durante a semana, seja ela ir à academia, correr, dançar, nadar, fazer yoga, entre várias outras.

Quanto mais exercícios você fizer, melhor a sua concentração nos estudos irá ficar. 

 

7- Faça pausas

Como ninguém é de ferro, recomendamos que você faça pausas durante os seus estudos, seja de 10 ou 15 minutos a uma hora, dependendo do tempo líquido que você estudou. 

Essas pausas, acredite se quiser, é uma forma do conteúdo da sua prova ser absorvido de forma mais rápida e eficiente, uma vez que o seu cérebro estará mais descansado e pronto para engatar em outra longa jornada de estudos. 

 

8 – Faça revisões periódicas

Com essas revisões, você estará com o conteúdo sempre fresco na sua mente, uma vez que essas revisões são formas fáceis de fazer com que você sempre lembre de algo, seja este algo de uma matéria fácil ou difícil. 

Revisões evitam que você fique com matéria acumulada além de ser algo prático para que você possa levar em qualquer bolsa para qualquer lugar. 

 

Nós do DODF te desejamos bons estudos e até a próxima!