Principais matérias da OAB! Confira!

Está se preparando para a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) mas não sabe quais são as principais matérias que mais caem na prova? Não tema, pois os seus problemas acabaram assim que você encontrou este artigo! Hoje, falaremos um pouco mais sobre as principais matérias que são cobradas no exame da Ordem.

Se preparar para qualquer prova é algo extremamente importante na vida de qualquer pessoa, mas é necessário ter um nível de atenção maior quando essa prova literalmente irá definir se você estará apto para trabalhar ou não na sua área de trabalho. Várias pessoas passam anos e anos estudando para essa prova e, muitas vezes, acabam reprovando por não terem estudado os principais assuntos dela, focando mais em certos assuntos do que em outros. 

São tantos assuntos que a OAB cobra que podemos esquecer de estudar um ou outro, mas não se preocupe com isso, pois hoje você saberá melhor quais temas estudar para passar na 1° fase do exame da Ordem. 

Antes de começarmos, recomendo pegar papel e caneta para anotar o que você verá neste artigo, beleza?

Vamos começar?

 

1 – Ética Profissional

Basicamente você irá estudar sobre os principais valores e princípios estabelecidos por nossa sociedade sobre como os profissionais devem agir em seus ambientes de trabalho. Dentre esses valores, podemos encontrar respeito, responsabilidade, integridade, honestidade e justiça.

 

2 – Direito Constitucional

O Direito Constitucional é a área a qual é responsável pela análise e interpretação das normas constitucionais, a organização dos poderes e dos direitos fundamentais.

 

3 – Direito Civil 

No Direito Civil, você irá estudar sobre os direitos e deveres do cidadão dentro do território nacional.

 

4 – Direito Processual Civil

Antes chamado de Direito Jurisdicional, é o ramo do direito público constituído por princípios e regras jurídicas que servem para direcionar os processos civis no caminho certo. 

 

5 – Direito Administrativo

Essa área do direito trata de normas jurídicas e que regulamenta as atividades da administração pública e seus servidores. 

 

6 – Direito Penal

Aqui, você estudará sobre as normas e as punições do país para qualquer tipo de crime cometido por qualquer cidadão do país.

 

7 – Direito Processual Penal

O Direito Processual Penal estuda o Código Penal e o Código de Processo Penal, que englobam todos os componentes dos processos penais. 

 

8 – Direito do Trabalho

É um ramo do direito privado que regulamenta as regras que envolvem as relações de trabalho nos ambientes profissionais.

 

9 – Processo do Trabalho

É um conjunto de princípios e regras que regulamentam as atividades profissionais, sejam elas coletivas ou individuais.

 

10 – Direito Tributário

Estuda o conjunto de leis que são responsáveis por regularizar e fiscalizar taxas e impostos, ou seja, a arrecadação de tributos que estabelecem relações jurídicas entre o Governo e o contribuinte.

 

11 – Direito Empresarial

É o ramo do direito privado que é responsável por cuidar de toda atividade econômica entre empresas e sócios.

 

12 – Filosofia do Direito

A filosofia do direito estuda a verdade real e processual com o objetivo de aplicá-las ao mundo do direito.

 

13 – Direitos Humanos

Aqui, você estudará tudo que engloba os direitos básicos de qualquer ser humano, seja ele pertencente ao país da OAB ou não.

 

14 – Direito Internacional 

No direito internacional, você estudará sobre o ramo jurídico de normas e leis criadas pela sociedade para que um país tenha uma boa relação com os demais países.

 

15 – Direito Ambiental

Você estudará as relações entre o homem e os governantes para com o meio ambiente ao seu redor. 

 

16 – Direito Eleitoral

O direito eleitoral é o responsável por estudar a escolha de representantes para os cargos públicos políticos, como vereadores, deputados, governadores, prefeitos e presidentes. 

 

17 – Direito Financeiro 

Estuda a atividade financeira do Estado, sendo o pilar principal para o orçamento público, receitas e despesas públicas. 

 

18 – Direito Previdenciário

Estuda os direitos e a regulamentação da Seguridade Social, como aposentadoria, pensão e auxílio, por exemplo. 

 

19 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

Aqui, você estudará os direitos e deveres de crianças e adolescentes do Brasil.

 

20 – Código de Defesa do Consumidor (CDC)

Estuda os direitos dos cidadãos consumidores e as relações de consumo.

Nós do DODF te desejamos bons estudos e até a próxima!