Como estudar para a OAB sozinho!

Sonha em se tornar advogado, mas teme a prova da OAB? Não se preocupe, pois nós do DODF iremos te aconselhar com as melhores dicas que existem neste mundo que, se seguidas à risca, poderá te ajudar a passar na temida prova da Ordem dos Advogados do Brasil. 

Não é de hoje que todos nós sabemos a importância dessa prova na vida de um futuro profissional de advocacia ou que siga uma carreira jurídica. De fato, a prova da OAB é uma prova difícil, que carrega consigo duas etapas muito diferentes uma da outra e que exigem um nível de conhecimento extenso para quem deseja ser um profissional da área. 

Por isso e por outros motivos, nós do DODF separamos as melhores dicas para dar a quem deseja passar na prova da Ordem. E acredite, elas funcionam, tanto na teoria quanto na prática. 

Vamos começar?

 

1 – Estudar o Estatuto da OAB e o Código de Ética

Já foi comprovado que pelo menos 12 questões da prova da primeira fase são baseadas no Estatuto da OAB e no Código de Ética. Mais do que qualquer outra, estudar essas matérias por pelo menos algumas poucas horas por dia ao longo da sua preparação para a OAB será um fator crucial para a sua aprovação.

 

2 – Criar um cronograma de estudos personalizado

Ter um cronograma de estudos que se adeque à sua realidade vai te ajudar mais do que estudar as matérias que você tem mais dificuldade, uma vez que você poderá ver quais são os seus pontos fortes e fracos com a ajuda desse cronograma, coisa a qual irá te auxiliar ao longo dos seus estudos, além de, claro, te indicar qual é o melhor caminho a ser seguido até a sua aprovação. 

 

3 – Ler a Constituição Federal com atenção

Leia a Constituição Federal por, ao menos, uma hora por dia até o dia da prova, mas detalhe: leia com atenção, uma vez que, para ser um bom advogado, é necessário conhecer de ponta a ponta a Constituição Federal.

 

4 – Resolva questões com a mente de um advogado

Não é novidade que a OAB gosta de pregar peças em seus candidatos, por isso nós te recomendamos que resolva as questões dos seus simulados e, principalmente, da prova objetiva da Ordem, com a cabeça de um advogado, como se estivesse resolvendo um caso de verdade mesmo, porque essa mentalidade irá te ajudar a não cair em pegadinhas, mas faça isso apenas quando a questão não pedir uma especificidade, como uma posição pacífica de doutrina ou jurisprudência.

 

5 – Resolva provas antigas todo final de semana

Resolver provas antigas te ajudará a conhecer o tipo de questões que a banca (FGV) normalmente cobra nos exames da Ordem. Uma dica a parte é resolvê-las no mesmo período de tempo que é cobrado na prova oficial, que são mais ou menos 5 horas para a prova objetiva. Lembre-se: sem treino, não é possível obter bons resultados. 

 

6 – Use aplicativos de estudo

Usar aplicativos ao longo de sua jornada te ajudará a se organizar melhor e a entender melhor o edital, uma vez que você pode verticalizá-lo e buscar os principais pontos dele, como as matérias cobradas, as exigências de cada prova da segunda fase, entre outros. O Notion, apesar de difícil, é um ótimo aliado para quem deseja montar uma rotina regrada com o objetivo de se organizar para conseguir a tão sonhada aprovação no exame da Ordem.

 

7 – Leia o ECA e o Código de Defesa do Consumidor como se não houvesse amanhã 

Acredite se quiser, mas o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e o Código de Defesa do Consumidor são matérias que caem com peso na prova da OAB, então leia pelo menos quatro ou mais vezes cada parte dessas duas leis antes de responder a algum simulado ou até mesmo responder o exame da Ordem. Fique atento a eles, beleza?

 

Nós do DODF te desejamos bons estudos e até a próxima!