7 dicas de como se preparar para uma prova da FGV!

Amada por alguns e odiada por muitos, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) é uma banca organizadora conhecida por ter uma abordagem dura com suas questões, uma vez que cobra diversos assuntos de uma maneira única, tornando suas provas difíceis e temidas pelos concurseiros.

A FGV costuma fazer diversos concursos conhecidos, como o da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Senado Federal, Receita Federal, Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, entre vários outros. Se você está se preparando para os concursos organizados pela FGV e tem medo de não ser aprovado devido à banca cobrar questões difíceis, não se preocupe, pois ao acessar nosso artigo, seus problemas serão resolvidos!

A equipe do DODF, traz no artigo de hoje as melhores dicas para que você tenha um bom desempenho nos concursos organizados pela FGV. Vamos começar?

1 – Comece pelas matérias que você tem mais facilidade

Acredite ou não, começar pelas matérias que você mais conhece irá te ajudar a economizar tempo que poderá ser usado para se dedicar aos conteúdos mais difíceis. 

Com a economia de tempo e dedicação as disciplinas mais complexas, você não correrá o risco de ficar nervoso por não conseguir responder às questões mais difíceis. 

Lembre-se: ao fazer as questões que você tem mais facilidade, você poderá garantir, pelo menos, metade da pontuação que você precisa para ser aprovado no concurso dos seus sonhos organizado pela FGV! 

2 – Faça pausas para comer ou esfriar a cabeça

Um concurso da FGV costuma durar entre 4 a 5 horas, o que realmente é bastante tempo para se passar sentado em uma única posição sem comer ou apenas concentrado em algo difícil como uma prova de concurso público. 

Para um melhor desempenho em sua prova, recomendamos que, a cada trinta ou quarenta questões resolvidas, você faça uma pausa. Durante esse período você pode ir ao banheiro, lavar o rosto ou para comer o seu lanche. É um momento decisivo, uma prova que pode mudar a sua vida, saber lidar com todo esse estresse pode ser decisivo para o resultado.

Quando se sentir meio desfocado ou com um pouco de tontura por passar várias e várias horas fazendo uma única coisa, pare e pense em algo que te relaxe, algo que você gosta e que você sabe que vai te acalmará. Acredite, você conseguirá fazer uma prova mil vezes melhor se fizer essas pausas ocasionais. 

3 – Atenção ao gabarito

Muitas vezes por falta de atenção, acabamos mudando uma alternativa ou outra na hora de preencher o cartão-resposta. Recomendamos ter muita atenção quando chegar a hora de passar as suas respostas para o cartão-resposta, não se esqueça você está preenchendo um documento. 

Além disso, recomendamos não mudar nenhuma resposta no gabarito caso esteja com medo de ter marcado a alternativa errada, uma vez que existe a possibilidade de você ter marcado a opção correta durante a prova. Imagine a sensação de descobrir que você marcou certo na prova, mas errado no gabarito oficial. 

4 – Fique atento às pegadinhas

Quer você queira, quer não, a FGV é mestre em colocar pegadinhas no meio das questões objetivas e até mesmo nas discursivas. Leia cada questão atentamente e cuidado com questões que possam ter duplo sentido. 

Uma dica para não cair nas pegadinhas é marcar as palavras-chave da questão, dessa forma você não errará uma questão por bobeira. 

5 – Faça um brainstorming antes de responder questões discursivas

Brainstorming, ou tempestade de ideias, é uma técnica usada para tentar encontrar solução para um determinado problema. Quando você faz um brainstorming, você considera todas as possibilidades de resposta para a questão discursiva que você precisa responder. 

Para colocar essa técnica em prática, escreva sobre a questão ou tópico que está estudando. Escreva palavras-chave, escreva pequenos parágrafos do que será a sua resposta final, enfim, faça um bom rascunho e mude-o quantas vezes achar necessário até que consiga ter um bom resultado. Acredite, isso funciona na maior parte das vezes.

6 – Entre e saía tranquilo da prova

Não precisa se martirizar com a possibilidade de você ser ou não aprovado pelo concurso que está prestando. Fazer a prova com a cabeça pesada com a questão de que você pode ou não ser aprovado poderá afetar o seu desempenho. Esses questionamentos, só irão te atrapalhar na hora de responder às perguntas, respire fundo, leia as questões com calma e faça o seu melhor. 

7 – Não inicie a questão pelo texto

Ao invés disso, prefira responder à questão a partir do comando dela, para só então procurar no texto base o que ela está pedindo para você responder. 

Após ler o comando, confira as alternativas e tenha em mente o que será preciso encontrar no texto após essas leituras. Dessa forma, você economizará tempo para responder às questões mais difíceis por último. 

A equipe do DODF te desejamos bons estudos e até a próxima!