Suspensão de concursos 2016, uma outra visão

O governo Dilma anunciou nessa segunda-feira, 14 de setembro de 2015, uma série de medidas para cortar gastos no valor de 26 bilhões de reais.

Uma dessas medidas, que afeta você concurseiro, é a suspensão de concursos no âmbito do poder executivo para o ano de 2016.

Por mais que a notícia tenha caído como uma bomba, causando frustrações, tentaremos passar para vocês uma outra versão dessa medida.

Primeiro:

  • medidas como essas são normais em início de governo, basta lembrar da suspensão anunciada no início de 2008 e no início de 2011, por exemplo;
  • todos os anos há aposentadorias, exonerações e falecimentos, nesses casos o governo precisa repor os servidores e ele não pode contratar sem concurso.

Segundo:

  • A suspensão é parcial, ocorreu apenas no Poder Executivo, não atingindo todo o Legislativo nem o Judiciário Federal. Os Tribunais e o Congresso continuarão seus concursos. Os Estados da Federação e os Municípios, também;
  • Estatais não poderão deixar de cumprir as decisões do TCU de substituir terceirizados por concursados. A Petrobras, por exemplo, terá que substituir, nos próximos anos, 170 mil terceirizados por meio de concursos.

Fato “ruim”: com a proibição de concursos, de nomeações e de posses, a Administração pode iniciar um processo de terceirização dos serviços, seja pela contratação temporária, seja pelo provimento de cargos comissionados.

Nosso Recado

Continuem estudando, os concursos continuarão nos Estados, Municípios, estatais, Legislativo e Judiciário Federal, e cedo ou tarde voltarão a acontecer no Executivo Federal.

Se você mantiver seus esforços sairá na frente de muitos concorrentes que desanimaram diante desse cenário, veja isso como uma grande oportunidade e siga em frente. Quando os concursos voltarem a ser liberados, virão com tudo e você estará muito mais bem preparado! Não desista do seu sonho, ele pode estar ainda mais próximo.