Proposta de orçamento para 2019 não prevê novos concursos públicos, diz Ministério do Planejamento

A proposta de orçamento para o ano de 2019, divulgada nesta sexta-feira (31), não prevê a realização de novos concursos públicos, mas separa uma “reserva” de R$ 411 milhões caso o próximo presidente da República, a ser eleito em outubro, decida abrir novas vagas no funcionalismo. A informação é do Ministério do Planejamento.

Segundo o governo, a proposta orçamentária para o próximo ano, contempla, atualmente, apenas concursos autorizados em 2018: Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e professores para universidades.

O Ministério do Planejamento explicou que os candidatos aprovados em concursos neste ano não poderão tomar posse no segundo semestre por conta de restrições da lei eleitoral. Por isso, poderão ingressar no serviço público somente no início de 2019.

O ministro do Planejamento, Esteves Colnago, informou ainda que há no orçamento, porém, uma reserva de R$ 411 milhões para o próximo presidente da República alocar como quiser, quer seja com a contratação de novos servidores, ou com outras despesas.

As vezes, temos decisões judiciais que nos levam a fazer concursos públicos. Essa reserva é para fazer face a alguma emergência“, disse ele.

Colnago acrescentou que o “banco de professores” do governo, para as universidades, também poderá contratrar. “É importante dar ao MEC [Ministério da Educação] a flexibilidade de contratar professores, pois há rotatividade“, disse.

Com informações g1.globo.com

728x90 estrategiav2 - Proposta de orçamento para 2019 não prevê novos concursos públicos, diz Ministério do Planejamento