Passar em concursos públicos: 5 dicas rápidas para conhecer em 8 minutos

Você, concurseiro, sente que está cada vez mais difícil passar em concursos públicos?

Bom, se sua resposta for um sim, fique tranquilo, não é impressão sua. De fato, a cada ano o nível dos concorrentes e a diminuição de vagas e editais tem tornado a entrada no setor público mais difícil.

Para sermos bem diretos, apenas quem realmente se preparar e estudar com as melhores práticas consegue se destacar e ser aprovado. E foi pensando nisso que nós preparamos este conteúdo exclusivo para você.

No artigo de hoje, reunimos 5 dicas rápidas e práticas para você adicionar na sua preparação e estudos. E assim, aumentar e muito suas chances de passar em concursos públicos.

1 – Nunca espere o edital sair para estudar se quer passar em concursos públicos

A primeira das nossas dicas para quem deseja passar em um concurso é nunca esperar o edital sair para começar a estudar.

O concursando que escolhe apenas uma área ou um concurso por vez para se dedicar, mesmo antes do edital sair, se beneficia muito. Primeiramente, porque ele tem muito mais tempo para estudar os temas pertinentes ao certame.

Ou seja, aqueles que caem mais na prova, e os que têm mais peso para a nota final. E como o concurseiro pode ter acesso aos conteúdos que vão cair na prova do concurso antes da publicação do edital?

Simples, basta que busque alguns dos editais anteriores do concurso que vai prestar.

Por exemplo, quem deseja passar em concursos públicos do Banco do Brasil, pode estudar a partir dos editais anteriores. É só baixar eles e avaliar os temas e matérias exigidas, e então estudar.

Existem outras razões para estudar antes do edital ser lançado, e explicamos elas melhor aqui: Como estudar antes do edital sair e passar em concursos.

2 – Tenha seus estudos diários muito bem organizados

A segunda dica para você passar em concursos públicos é manter seus estudos sempre organizados. Ou seja, você precisa sempre saber o que vai estudar, quando e o quanto vai estudar os conteúdos.

Sem isso, fica muito complicado que você consiga ter um aprendizado eficiente das matérias listadas no edital do concurso. O que inevitavelmente vai atrapalhar e diminuir o seu desempenho na prova do certame.

Para fazer essa organização, uma das melhores formas é criar um bom cronograma de estudos para concursos.

O cronograma é basicamente um modelo de agenda, diária ou semanal, em que estão distribuídas as matérias a serem estudadas. Bem como o tempo que será dedicado ao estudo de cada um dos assuntos e matérias para o concurso.

Em outro artigo do nosso mostramos como criar um cronograma de estudos para concursos passo a passo. Vale muito a pena conferir ele e, claro, por em prática o método que apresentamos lá.

3 – Usar boas técnicas de estudos para concursos públicos

Sempre é possível e recomendado aumentar a nossa capacidade de aprender novos conhecimento. Especialmente quando você está se preparando para prestar um concurso público e deseja mesmo passar nele.

Existem diversas técnicas de estudos para concursos que podem ajudar um concursando a aprender mais rapidamente os conteúdos do edital. Ou ainda, ajudar o estudante a memorizar melhor aquilo que ele estuda para o concurso que ele vai prestar.

Ficar muito tempo lendo e relendo um assunto para então aprender o seu conteúdo é prejudicial para o aprendizado. Isso diminui o rendimento em termos de aprendizagem do concursando, que torna mais difícil pra ele passar em concursos públicos.

Do mesmo modo, não conseguir memorizar os conteúdos aprendidos vai atrapalhar o avanço nos estudos. O que reflete mais para frente problemas na hora de resolver as questões do certame.

Por isso é importante que o concurseiro adote o uso de boas técnicas de estudos para concursos. Assim, ele consegue ter um maior rendimento dos seus estudos e então ter maiores chances de passar no concurso.

4 – Estudar por materiais e cursos de qualidade

A quarta dica para você se preparar corretamente e passar em concursos públicos é estudar com materiais e cursos de qualidade.

Esse é um ponto fundamental para quem deseja mesmo passar em um concurso público. Você deve se preparar por meio de materiais ou cursos preparatórios atualizados e de alta qualidade.

Sem isso, fica complicado para você ter um aproveitamento real dos seus estudos. Em outras palavras, você não consegue aprender tanto quanto poderia sem ter um material de qualidade para estudar.

Felizmente, hoje com a internet é fácil de encontrar bons conteúdos para estudar para o concurso. Ou ainda fazer ótimos cursos online para concursos públicos.

5 – Manter-se sempre motivado para passar em concursos públicos

Pra finalizar, uma outra dica para passar em concursos públicos é se manter motivado ao longo da Jornada do Concurseiro.

Todo concurseiro precisa entender que é necessário estar motivado para poder se preparar corretamente para um concurso público. Ele precisa estar disposto para percorrer a maratona que é desde o começo dos estudos até o dia da prova.

E por que manter-se motivado é tão importante?

Muito simples, sem uma motivação grande e muita força de vontade, o concurseiro pode desanimar e se desleixar na preparação pro concurso. Isso pode fazer com que o concurseiro não estude da forma certa para a prova.

Isso vai fazer com que ele não aprenda direito, nem tenha bom rendimento dos seus estudos. O que vai acabar dificultando para ele conseguir passar em concursos públicos.

Por isso, estar disposto e animado para se preparar para a prova é fundamental. E o concurseiro deve usar boas técnicas de motivação para manter-se neste estado.

Tenha dicas frescas e práticas para passar em concursos direto na sua caixa de entrada

Gostou das nossas 5 dicas para passar em concursos públicos?

Ou ainda quer ser informado sobre novas oportunidades de ótimos certames públicos para você participar?

Então saiba que você pode receber mais delas diretamente no seu e-mail. Para isso, você só precisa assinar a lista vip e vamos te manter informado com novas técnicas de estudos, concursos lançados e muito mais.