5 técnicas de motivação para concursos públicos

Você tem usado boas técnicas de motivação para concursos ao se preparar para um certame?

A rotina de preparação de estudos de um concurseiro costuma ser muito estressante e cansativa. E, mesmo com o uso de boas técnicas de estudos, o estudante pode sentir que sua preparação não está rendendo.

E isso pode minar um pouco a sua motivação para continuar estudando para o concurso. E quando isso acontece, toda a preparação pode ser comprometida.

Pensando nisso, separamos neste artigo 5 técnicas de motivação para concursos públicos. Cada uma é capaz de reduzir ou mesmo eliminar situações de desânimo durante a sua preparação para um concurso.

Sem mais delongas, vamos as técnicas.

1 – Tenha o seu “Porquê” sempre em evidência

A primeira das nossas dicas e técnicas de motivação para concursos é a de manter o seu porquê sempre em evidência.

Muitos concurseiros começam a jornada de preparação para um certame sem uma ideia definida de porque estão fazendo isso. Grande parte age como se simplesmente tivesse acordado num belo dia e resolvido se inscrever para um concurso público.

E é por causa disso que boa parte dos estudantes acaba desanimando ao estudar para a prova. Pois estão estudando sem perspectiva de conseguir algo que realmente querem.

Assim, uma forma de aumentar e garantir motivação ao estudar para concursos públicos é ter um motivo forte em foco. Um grande porquê que seja capaz de incentivar o concurseiro a se dedicar o máximo aos estudos.

Sem que estiver estudando, mantenha em sua mente o seu principal motivo e realização para estudar pro concurso.

Você quer um emprego com estabilidade? Uma melhor renda de salário? Mudar de cidade com um bom emprego garantido? Outra coisa?

Bom, seja o que for, mantenha o pensamento, enquanto estuda, de como será a sua vida ao conseguir esse objetivo.

2 – Trabalhe sempre com metas e analise seus resultados nos estudos

Outra coisa que você sempre deve fazer para manter-se motivado ao estudar para concursos é trabalhar com metas e análise de resultados.

Essa é especificamente uma das melhores técnicas de motivação para concursos públicos que existe. Mas que exige disciplina e vontade de alcançar seu principal objetivo — a aprovação —  por  parte do concurseiro.

Essa técnica consiste em traçar metas de estudos e acompanhar elas ao longo de toda a preparação para o concurso. O que pode ser feito com um caderno por exemplo.

Junto a isso, o concurseiro também pode traçar metas de resultados reais para cada concurso que faz. Como ficar entre os 500, 300 primeiros, e ir melhorando suas colocações até a aprovação.

Isso faz com que o aluno se sinta mais motivado e disposto a estudar. E a cada resultado conquistado que estava traçado como meta a motivação do estudante cresce.

3 – Recompense os seus esforços

Todo esforço merece ser bem recompensado de tempos em tempos. E isso vale para quando se está em preparação para um concurso público.

Ligada a segunda das técnicas de motivação para concursos, sempre que o estudante atingir uma meta ele pode se recompensar.

É importante que as recompensas estejam ligadas a metas que aproximem o estudante do objetivo principal. Que é a aprovação no concurso e entrada no setor público.

Assim, as metas podem ser coisas como o cumprimento da rotina semanal de estudos, resultados satisfatórios em simulados, etc.

A recompensa pode ser qualquer coisa que o concurseiro em preparação queira. Ou seja, pode ser uma viagem no fim de semana, uma noitada com amigos, um dia totalmente de folga dos estudos.

Longe de ser um estímulo a relaxar dos estudos, as recompensas são motivadores poderosos para continuar perseguindo o objetivo principal.

4 – Desassocie-se da concorrência

Muitos concurseiros sofrem com um raciocínio desmotivador ao se inscrever para concursos disputados. Que é o raciocínio de que a concorrência com outros estudantes vai tornar suas chances de conseguir a vaga praticamente zeradas.

Esse é um pensamento que deve ser desassociado a todo custo, pois ele costuma minar a motivação de qualquer estudante.

É preciso manter em mente, sempre, de que tudo o que o estudante pode e deve fazer é acertar o máximo de questões possíveis. Afinal, se o concurseiro conseguir ter um aproveitamento alto na prova, dificilmente irá ficar sem a vaga.

Assim, uma das dicas de motivação para concursos de hoje é deixar de lado a ideia de que você concorre contra outras pessoas.

5 – Lembre-se, você está em uma jornada

Muitas pessoas aprovadas e professores de cursos para concursos dizem que não se faz concurso público para passar.

E sim que se faz concursos públicos até passar!

Geralmente, a maioria dos concurseiros possuem o objetivo de passar em um concurso público e conquistar a vaga que deseja. Depois, é só aproveitar de todas as vantagens que o setor público garante.

Dessa forma, o concurseiro que deseja mesmo uma vaga na esfera pública deve encarar as provas que faz como uma jornada até a aprovação. E assim, não ficar desanimado ou desmotivado caso não consiga ser aprovado em um primeiro momento.

6 – Uma Única Vitória

Por fim, outra coisa que o concurseiro precisa ter em mente, durante sua jornada por concursos, é de que ele só precisa de uma vitória. Ou seja, tudo o que ele precisa para mudar de vida é conseguir passar em apenas um concurso público.

No fim das contas, tudo o que qualquer um que faz concurso precisa é de uma vitória.

Pois com ela já se obtém a vaga que deseja de trabalho, mais todos os benefícios que um cargo público trás.

Essa dica é útil também para trabalhar a do item anterior.

Considere o seguinte: um “concorrente” que te “venceu” num concurso anterior e pegou a vaga, provavelmente não fará outro concurso. E assim, você estará fazendo a prova com pessoas nas mesmas condições que você.

Mapa mental: a poderosa chave para a aprovação

Você acaba de aprender 6 poderosas técnicas de motivação para concursos neste artigo.

Cada uma delas tem uma capacidade gigante para deixar a sua autoestima no melhor estado para prestar o concurso. Mas é importante que entenda, nenhuma delas por si só vai garantir sua aprovação.

Para isso, estudo adequado e o uso de técnicas e boas ferramentas são essenciais. E um desses recursos, um dos mais poderosos aliás, são os mapas mentais.

Recentemente, preparamos um conteúdo completo onde mostramos o passo a passo de como fazer mapas mentais. Para conferir este conteúdo e aprender os sete passos para criar seus próprios mapas da mente basta clicar no link abaixo.

➥ Desejo aprender agora mesmo como criar mapas mentais para meus estudos


Comentários


CONCURSOS 2020: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!
CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!
CONCURSOS DF 2020: principais concursos previstos para o DF em 2020!