6 técnicas de estudos para concursos que você precisa conhecer

Você tem usado boas e eficientes técnicas de estudos para concursos, que vai prestar?

É evidente que é praticamente impossível passar em um concurso público sem estudar bastante para a prova. Isso é especialmente verdadeiro nos concursos mais disputados, que oferecem as melhores vagas e condições de trabalho.

Porém, apenas estudar muitas e muitas horas não basta para conseguir passar no concurso. É preciso que o estudo seja realmente eficiente, que aumente o seu nível de conhecimento e te deixe mais preparado para a prova.

Neste artigo, separamos seis técnicas de estudos para concursos poderosas que vão te ajudar a tornar seus estudos mais eficientes.

1 – Use Mapas Mentais: uma das melhores técnicas de estudos para concursos

Um Mapa Mental é um tipo de diagrama criado com foco na gestão de informações, capital intelectual e conhecimento. Também chamado de Mapa da Mente, esse tipo de diagrama foi criado pelo psicólogo inglês Tony Buzan e é uma das principais técnicas de estudos para concursos que você pode adotar.

Em linhas gerais, o método para a criação de um mapa mental consiste em escolher uma imagem central. Ela deve estar de acordo com o assunto principal estudado, e depois se irradiam novos pontos com informações sobre o assunto.

Tais informações podem ser imagens, símbolos, palavras que ajudem a entender melhor o que está sendo estudado. Existem diversas formas de elaborar passo a passo um mapa mental.

Você pode encontrar diversos exemplos na internet, bem como ferramentas digitais para construir seus mapas mentais. Essa é uma das melhores técnicas de estudos para concursos existentes, e vale muito ser testada.

2 – Gravar uma aula própria da matéria que está estudando

Você já pensou em ensinar para você mesmo a matéria que precisa estudar para o seu concurso?

Falando assim até parece algo um pouco sem sentido, mas trata-se de uma ótima técnica de estudos para concursos. De acordo com a psicóloga especializada em concursos Renata Xisto, “gravar” uma aula para si mesmo ajuda muito a reter melhor o conteúdo estudado.

A técnica consiste em ler uma vez a matéria que está estudando no momento. Em seguida você deve gravar para si mesmo uma explicação com tudo o que você entendeu sobre a matéria estudada.

Ainda de acordo com a psicóloga, a segunda das técnicas de estudos para concursos da nossa lista garante um triplo benefício aos adeptos:

  1. Força o concurseiro a estudar muito e com boa concentração a matéria para preparar a “aula”.
  2. Leva o estudante a fazer um ótimo exercício de memorização e síntese da matéria ao gravar ela em voz alta.
  3. O estudante fica com um registro sintetizado e preciso do que escutou gravado, e pode ouvir ele a qualquer momento para reforçar seus estudos e assimilação de conhecimento.

3 – Fazer ficheiros de textos

Continuando nossa lista com técnicas de estudos para concursos temos a prática de fazer ficheiros.

Escrever coisas, especialmente a mão, é uma das melhores maneiras de se guardar uma informação na memória. Isso porque exige uma concentração maior da parte da pessoa que escreve, o que facilita a retenção da informação no cérebro.

A técnica do ficheiro de textos, também conhecida como fichamento por muitos, é bem simples e usa desse princípio.

Nesta técnica o estudante vai ler atentamente a matéria que está sendo estudada, como as páginas de um determinado ponto de um livro. Depois disso, o estudante vai escrever um resumo do conteúdo estudado.

Os resumos criados pelos fichamentos podem ser usados como uma alternativa para a leitura do material de estudos. Afinal, eles condensam os pontos principais de cada matéria estudada e facilitam a assimilação do que foi estudado.

4 – Marcações em textos, livros, PDFs

Esta é uma das técnicas de estudos para concursos mais simples que existe. Porém, também é uma das mais eficientes e que consegue gerar diversos benefícios para estudantes que a utilizam.

A técnica consiste em simplesmente marcar um texto em pontos-chaves do conteúdo que se está estudando. É aquela velha prática de usar um marcador para pontuar os trechos de um conteúdo mais importantes para uma prova.

Como dissemos, é uma técnica de estudo muito simples de se executar. Mas ela não deve ser negligenciada, pois traz diversos benefícios para o concursando.

Um deles é que facilita a confecção de resumos das matérias que se está estudando. Outro benefício é que as marcações de texto facilitam, e muito, a revisão de matérias.

O que ajuda o concurseiro a assimilar mais facilmente aquilo que está sendo estudado.

5 – Usar táticas mnemônicas

Técnicas ou táticas mnemônicas são práticas que visam estimular e facilitar a memorização ou fixação de palavras ou expressões.

Elas são utilizadas desde a Antiguidade e são uma das melhores ferramentas para assuntos ou tópicos que precisam apenas ser decorados pelo concursando.

Uma forma de fazer isso é por meio da criação de acrônimos para fixar uma informação. Que consiste em criar uma palavra ou sigla com letras que formam outras palavras, ligadas ao assunto que está tentando memorizar.

Um exemplo conhecido de acrônimo usado por estudantes é a ferramenta de gestão CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude).

Lembre-se que esta tática mnemônicas é recomendada para memorizar nomes, siglas ou números de leis por exemplo.

6 – Faça simulados e exercícios com tempo cronometrados

Toda prova de concurso possui um número fixo de questões e um limite de horas para ser concluída.

Esse tempo limitado pode causar apreensão nos concursandos e deixá-los afoitos antes e durante a prova. Sem falar que o desempenho pode ficar comprometido se o estudante não conseguir responder questões em um tempo curto.

Para garantir que ele vai conseguir terminar as questões em tempo suficiente, uma das melhores técnicas de estudos para concursos é fazer exercícios com tempo cronometrado.

Isso ajuda o estudante a se adaptar ao tempo médio para resolver as questões que ele terá na hora da prova. O que vai facilitar que ele consiga ficar tranquilo e responder com calma toda a prova.

Gostou das nossas dicas?

Então saiba que tem mais conteúdo chegando para te ajudar a passar no concurso que está de olho.

Para não perder as novidades quando chegarem, entre para nossa lista de e-mail. E assim, quando conteúdos exclusivos chegarem, vamos avisar você na sua caixa de entrada.