Entenda a Jornada dos Concursos e aumente sua motivação hoje

A Jornada dos Concursos é um fato que praticamente todo concurseiro conhece. No entanto, não são todos que aceitam essa jornada como ela é, e ficam desmotivados durante a preparação para concursos.

Afinal, a jornada de um concurseiro envolve, na maioria das vezes, alguns certames até a aprovação. E nesse intervalo de tempo, o ânimo para estudar pode diminuir pois o objetivo de uma boa vaga no setor público fica, aparentemente, mais e mais distante.

O que leva muitos concursandos que já tiveram sua boa quantidade de concursos chegarem até a desistirem desse sonho.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para mostrar o que é e como realmente funciona a Jornada dos Concursos. Além disso, vamos mostrar o que um concurseiro pode fazer para melhorar sua motivação nesta caminhada.

Entenda de uma vez por todas o que é a Jornada dos Concursos

A primeira coisa que todo concurseiro deve fazer para não deixar a Jornada dos Concursos desmotivá-lo é entender o que ela é.

Em muitos cursos e treinamentos para concursos, sejam eles cursos presenciais ou cursos online para concursos, é comum ouvir uma afirmação. Que é a de que não se faz concurso para passar, mas sim até passar e ser convocado.

Essa é uma frase que resume muito bem o que é essa jornada. Que é a de ser o caminho que um concurseiro precisa, na maioria das vezes, percorrer para conquistar seus objetivos.

Que geralmente são algo como:

  • Entrar no setor público com que tem afinidade;
  • Conquistar um cargo com remuneração de trabalho;
  • Possibilidades de ascensão de cargos e melhora dos benefícios;
  • Uma vida com mais tranquilidade e estabilidade no trabalho.

A Jornada dos Concursos é o caminho que separa o concurseiro que hoje se aplica em criar seu cronograma de estudos, por exemplo, do servidor aprovado e empossado no cargo.

É esse caminho, que pode ir de um até vários certames prestados, que o concurseiro vai precisar caminhar. Mas infelizmente, muitos desanimam e perdem a motivação nesta jornada.

Porque a Jornada dos Concursos pode desmotivar estudantes

Existem dois fatores que podem desmotivar muitos estudantes de concursos públicos.

O primeiro deles é o número de certames que um concurseiro precisa fazer até conseguir ser aprovado. Um concurseiro pode facilmente passar por cinco, seis ou mais concursos estudando, se dedicando e usando boas técnicas de estudos… Enfim, fazendo tudo o que pode para ter a melhor nota possível.

Porém, nada garante que no concurso atual para o qual estuda ele vá conseguir sua aprovação e vaga no setor público. Tudo o que está garantido é que ele pode dar o seu melhor, agora com mais conhecimento, e possivelmente conseguir ser aprovado.

E isso é algo que pode frustrar muito um concurseiro.

O segundo fator que faz a Jornada dos Concursos desmotivar estudantes é justamente o tempo indeterminado até a aprovação.

Dependendo de quantos concursos o estudante precise fazer até ser aprovado, pode ser gasto um tempo considerável. E não estamos falando de meses, mas sim de alguns anos de tentativas.

Novamente, a única certeza que o concurseiro tem é que a medida que ele estuda para a área de concurso que deseja, seu conhecimento aumenta. O que o deixa em vantagem em relação a concorrentes estreantes e melhora suas chances de aprovação.

Como vencer a desmotivação com a Jornadas dos Concursos e manter-se confiante

Embora a jornada dos concursos possa ser desmotivante para muitos concurseiros, é preciso aceitar como ela é.

E ao mesmo tempo conseguir manter, e mesmo aumentar essa mesma motivação para seguir na jornada até alcançar o seu objetivo.

Fazer isso não é tão difícil quanto se pode parecer à primeira vista. Aqui estão duas dicas de como concurseiros podem aumentar sua motivação durante a jornada.

Conhecimento da área crescente e vantagem sobre iniciantes

Praticamente todo concurseiro tem uma área de concursos, um setor público, onde tem preferência por ser aprovado.

Muitos tem uma predileção por conquistar vagas no setor financeiro, como Banco do Brasil, Caixa, Receita Federal, etc. Outros podem ter um interesse maior em trabalhar para a Polícia Federal, IBGE, INSS, entre outros.

Independentemente do setor preferido, a verdade é que muitos estudantes simplesmente focam em determinadas áreas. E por conta disso, focam seus estudos e se empenham mais nesses setores.

E essa dedicação, ao longo da jornada dos concursos, faz com que eles ganhem continuamente conhecimento na área. O que os deixam a frente de concorrentes iniciantes sempre que um novo certame para a vaga que deseja acontece.

Essa vantagem de ter estudado por mais tempo os assuntos específicos de uma área aumenta suas chances de aprovação no próximo concurso. Pois a concorrência teve menos experiência e tempo de preparo que eles.

Esse é um fator que favorece o estudante que se dedica, sendo um lado positivo e motivador da jornada dos concursos.

Mantenha seu objetivo em perspectiva e entenda que a jornada é a construção dele

Outra forma de aceitar melhor e manter a motivação com a Jornada dos Concursos é manter o objetivo principal sempre em mente.

No final das contas, o objetivo principal de todo concurseiro não é passar na prova. E sim conquistar a vaga no setor público deseja, e consequentemente todos os benefícios e vantagens que ela trás.

E para ter todos esses benefícios, toda a transformação de vida que ele deseja, o estudante de concurso precisa de apenas uma vitória.

Ou seja, ele ou ela só precisa ser aprovado em um concurso da área em que deseja atuar. Depois de aprovado uma vez, dificilmente o concurseiro vai ter a necessidade de participar de um novo certame, de uma nova Jornada dos Concursos.

Tudo o que ele precisa fazer é manter-se motivado na jornada atual, e se dedicar ao máximo para que a aprovação venha o mais rápido possível.

Nessa jornada, além de cursinhos e técnicas de estudos, o concursando ainda pode contar com métodos e conseguir ser aprovado em pouco tempo.

No conteúdo abaixo, você pode conhecer mais sobre a história e método de um verdadeiro mestre em concursos públicos. Seu método criado permite uma aprovação em tempo bem mais curto que a maioria dos aprovados no país.

➥ Quero aprender mais sobre esse método para ser aprovado em concursos mais rapidamente