Cronograma de estudos para concursos: crie o seu passo a passo

Utilizar um cronograma de estudos para concursos é ter uma ferramenta poderosa para a aprovação em um certame e consequentemente sua tão sonhada vaga no setor público. O que a faz ser vista por muitos concurseiros como um instrumento indispensável ao se preparar para as provas.

Realmente, quando bem feito e criado corretamente, o cronograma ou plano de estudos é um grande aliado para a aprovação.

No entanto, é preciso que esta ferramenta seja criada corretamente e que atenda as necessidades do estudante. E não são muitos concurseiros que sabem como montar o plano de estudos.

Se você é um deles, leia este conteúdo até o fim. Pois nele vamos mostrar passo a passo como montar um cronograma de estudos para concursos.

Entendendo um cronograma de estudos para concursos e os requisitos para sua criação

Ao criar um cronograma de estudos para um concurso é preciso entender o que é esta ferramenta e seus requisitos. Só assim é possível, além de criar seu plano de estudos, garantir eficiência em sua aplicação.

Então, vamos esclarecer rapidamente essas duas áreas antes de passarmos a prática.

Um cronograma de estudos para concursos é uma ferramenta de organização de tempo, rotina e disciplinas a serem estudadas para um certame.

Seu requisitos gerais são:

  • Saber o quanto suas atividades de trabalho e lazer ocupam de tempo;
  • Saber quanto tempo terá disponível para estudar para o concurso — tanto no geral como por matéria;
  • Separar categoricamente os assuntos a estudar para a prova;
  • Ter e usar uma ferramenta que pode ser ajustada conforme uma rotina imprevisível.

Agora você entende o que é o cronograma de estudos e quais são seus requisitos. Continue lendo para conhecer cada um deles em detalhes e o passo a passo para montar o seu cronograma.

Organizando a rotina: o primeiro passo para montar um cronograma de estudos

O primeiro requisito para criar um bom plano de estudos é saber quanto tempo a sua rotina diária toma de você. E por meio disso saber quanto tempo você vai ter para se dedicar aos estudos para o concurso.

Para isso, você vai fazer uma planilha a partir de um caderno, computador ou aplicativo no seu smartphone. Recomendamos que utilize um computador ou app de celular, pois será mais fácil de fazer alterações.

Com a planilha pronta e dividida pelos 7 dias da semana você irá anotar cada uma das suas atividades gerais para aquele dia. Junto a isso, anote também o tempo que você costuma gastar com essas atividades e os horários em que você as realiza.

Trabalho, refeições, deslocamentos entre escola, casa e trabalho devem ser anotados. Atividades de lazer igualmente.

Uma vez pronta a planilha, os horários ou o tempo que ficar desocupado na planilha (que a essa altura lembra uma agenda) será o tempo inicial que você vai ter para estudar.

Definir os horários de estudos

O segundo passo para a criação de um cronograma de estudos para concursos é definir os horários em que você vai estudar.

Com a planilha feita no passo anterior você ficou sabendo o tempo que terá por dia para estudar.

É importante que você, por meio da planilha, consiga separar um horário ou mais para estudar. Por exemplo, se o começo da sua manhã te permite estudar uma hora, então você pode organizar sua planilha para estudar das 7h às 8h.

A mesma coisa vale para a tarde e para a noite. Separe o máximo de tempo possível para estudar, mesmo que precise dividir eles ao longo do dia.

Cuidado ao esticar os horários de estudos

Quem nunca deu aquela esticadinha madrugada a dentro para estudar um pouco mais?

Estudar algumas horas extras pode ser algo positivo, um esforço a mais que pode ser recompensado com a vaga no concurso. No entanto, é importante que você não extrapole ao ponto de prejudicar o estudo, ou a sua rotina no dia seguinte.

Organize as matérias para estudar e as distribua no cronograma

Uma das facilidades de estudar para concursos públicos é que você tem uma noção melhor do que estudar.

Quando um certame é publicado, no edital constam os assuntos principais que devem ser estudados para a prova.

Com as informações do edital você pode reforçar o cronograma de estudos para concursos que está criando. Para isso, basta inserir na sua planilha de estudos as matérias que constam no edital.

Claro, dê prioridade a estudar as matérias de maior peso para a aprovação. Depois, as matérias que você tem mais dificuldade e por fim matérias mais fáceis e complementares.

Após realizar esses três passos você terá o seu cronograma de estudos criado e pronto para ser utilizado. Porém, ainda existe mais um passo importante, principalmente para concurseiros, que muitos estudantes desconhecem.

Aplique o Ciclo de Estudos para dar mais flexibilidade a sua preparação

Por mais esforçado e regrado que seja um concurseiro, imprevistos podem acontecer e atrapalhar a rotina de estudos em algum momento.

Uma situação inesperada no trabalho faz com que você tenha que realizar algumas horas extras em um dia. E assim, as matérias que você ia estudar naquele dia precisam ser puladas.

Pois afinal não tem como você trabalhar as horas extras e estudar ao mesmo tempo, não é?

E é aí que entra um verdadeiro “pulo do gato” para os concurseiros: o Ciclo de Estudos.

Esse é um método onde o estudante de concursos cria um ciclo de tempo onde ele vai dividir os temas e assuntos estudados dentro do ciclo.

Por exemplo, em um ciclo de 20 horas com 5 matérias gerais para estudar o concurseiro pode dedicar 4 horas para cada matéria. Quando as 4 horas de estudo passarem ele pula para o próximo conjunto de temas.

O método do ciclo de estudos é eficiente para um cronograma de estudos para concursos pois ele dá flexibilidade ao estudante.

Se ele não consegue estudar um dia da semana por algum imprevisto, basta que ele siga estudando o tema atual do ciclo até seu fim.

Desse modo, ele não fica com defasagem em nenhuma das matérias e seu estudo é mais uniforme para o concurso.

Agora você sabe como criar um cronograma de estudos para concursos eficiente e flexível.

Mas se você ainda quer saber mais, então faça o seguinte.

Assine nossa newsletter aqui embaixo do artigo para receber conteúdos  inéditos e exclusivos na sua caixa de entrada. Todos com dicas quentes e úteis para você passar no concurso que está de olho.