Como estudar antes do edital sair e passar em concursos

Você, concurseiro iniciante ou já experiente, sabe porque e como estudar antes do edital sair?

Estudar para o concurso dos seus sonhos antes mesmo do edital ser lançado é uma das melhores coisas a fazer. Bom, isso se você realmente quer ter chances reais de passar em um concurso público.

Esse é um fato pouco estudado, mas que pode ser facilmente percebido no cenário dos concursos. Quem estuda previamente para uma prova de concursos, mesmo sem o edital atual em mãos, tem mais possibilidade de conquistar uma vaga.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo exclusivo para você. Confira agora porque você deve e como estudar antes do edital do seu concurso sair.

Primeiramente, entenda porquê você deve estudar antes do edital sair

Vamos começar entendendo o porquê você, concursando, deve estudar antecipadamente para o concurso público que deseja.

Para isso, é preciso ver claramente quais são as principais vantagens de estudar antes de sair o edital do concurso.

  1. Você ganha tempo para estudar, com mais calma, todos os materiais e conteúdos geralmente cobrados num concurso específico.
  2. Fica na frente da concorrência, que pode ser altíssima dependendo do certame público, em tempo e conhecimento acumulado.
  3. Consegue revisar mais vezes os conteúdos estudados, fazer mais simulados e exercícios para o concurso.
  4. Com base em editais anteriores, pode moldar melhor a sua grade de estudos e sua rotina.
  5. Consegue identificar os conteúdos que tem mais ou menos familiaridade com um bom tempo para reforçá-los.

Essas são 5 das principais vantagens de estudar antes de um edital ser publicado. Agora, entenda como estudar antes do edital ser divulgado.

Como estudar antes do edital: o conjunto de técnicas e práticas que você pode usar

Estudar antes do edital do concurso que você deseja ser divulgado não é muito diferente de estudar depois. Ou seja, quando tiramos as vantagens de estudar antecipadamente, o processo é bem parecido.

O estudo adequado para um concurso público se dá por meio de um conjunto de práticas e técnicas de estudos corretas. Essa é a base para que alguém consiga estudar corretamente para um certame público.

Mais a frente você vai conhecer algumas dessas práticas e técnicas. Mas primeiro, você precisa conhecer um ponto muito importante para quem busca saber como estudar antes do edital.

Tenha bem definido o concurso que vai prestar e pesquise editais anteriores

Primeiramente, é preciso que todo concurseiro saiba exatamente qual o concurso que ele deseja realmente fazer.

Em outras palavras, qual é o concurso público que ele tem verdadeira vontade de fazer. A área ou empresa onde ele quer de verdade atuar no setor público (tribunais, bancos, polícia, etc.).

Sem isso, fica muito difícil que o estudante consiga reunir a motivação para encarar a Jornada dos Concursos. É fundamental que o concurseiro passe um tempo pesquisando concursos e áreas de seu interesse, até encontrar o que mais gosta.

Em seguida, ele deve pesquisar os editais anteriores do concurso público que escolheu. Isso vai permitir que ele conheça melhor as matérias e conteúdos que precisa estudar.

Bem como vai permitir que ele consiga adotar e criar ferramentas efetivas para estudos.

Monte seu cronograma de estudos regulares

Ao conhecer bem o edital que realmente deseja fazer e pesquisar seus editais anteriores, você pode avançar para o passo seguinte de como estudar antes do edital.

Que é a criação passo a passo de um cronograma de estudos para concursos públicos. Esta ferramenta serve para orientar e distribuir os conteúdos que você vai estudar na preparação para o concurso.

É muito importante criar ela da forma certa, e você pode aprender isso em neste conteúdo do nosso blog.

Faça revisões e simulados de provas anteriores periodicamente

Depois de montar o cronograma, o próximo passo é começar o estudo antecipado ao concurso. E juntamente a ele, começar a fazer as revisões e simulados para o concurso público escolhido.

Tanto as revisões quanto a prática de fazer simulados e resolver questões são ótimas formas de sedimentar a memória. O aprendizado do concurseiro, quando adota essas práticas, é maior. Seu conhecimento adquirido é consolidado muito mais facilmente.

Inclusive, a curva de esquecimento natural do que se aprende é combatida com mais eficiência. O que torna a memorização dos estudos mais fácil.

Adote técnicas de estudos e aprendizagem

Junto as medidas que já mencionamos, outro componente de como estudar antes do edital é o uso de técnicas de estudos e aprendizagem.

Existem muitas técnicas, macetes e ferramentas que facilitam o aprendizado do que você estuda. Com elas, um concurseiro consegue aprender muito mais e em menos tempo até mesmo conteúdos densos.

Ou, aqueles temas que você possui uma maior dificuldade para aprender. Ou ainda aqueles conteúdos que você pode considerar mais chatos e que tem menos paciência para estudar.

Você pode conferir algumas das melhores técnicas para adotar em outra publicação, onde apresentamos 6 técnicas de estudos para concursos.

Considere fazer um curso preparatório para concursos públicos

Pra finalizar, tem mais um ponto que pode te ajudar muito a como estudar antes do edital da forma certa.

Que é considerar fazer um curso preparatório para o concurso público que você definiu. Existem muitos deles no mercado, tanto cursos online quanto presenciais, que são voltados para concursos em específico.

Você, que está se preparando para fazer um concurso bancário, de tribunal, ou qualquer outra área, pode considerar fazer um treinamento preparatório.

Contanto que escolha corretamente o curso, conseguirá aprender com mais facilidade. E mais, também aprenderá de forma mais rápida, melhorando suas chances de aprovação.

Receba conteúdo exclusivo sobre concursos públicos e técnicas para facilitar sua aprovação

Agora você já aprendeu como estudar antes do edital sair.

O que já te coloca na frente de centenas, ou mesmo milhares, de concurseiros que concorrerão contra você.

Porém, isso não é totalmente suficiente para garantir sua aprovação. É importante sempre estar atualizado sobre as dicas e técnicas mais eficientes para estudar para concursos.

E se você quer estar por dentro de tudo isso, assine nossa lista vip e receba conteúdos exclusivos na sua caixa de e-mail.


Comentários


CONCURSOS 2020: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!
CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!
CONCURSOS DF 2020: principais concursos previstos para o DF em 2020!