Governo Federal: Ministro interino do Planejamento mantém suspensão de concursos

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Dyogo de Oliveira, afirmou nesta terça-feira, 7 de junho de 2016, que a proposta de orçamento do governo para 2017, que será enviada ao Congresso Nacional em agosto deste ano, não vai prever a autorização para novos concursos públicos. Ainda reafirmou que a aprovação de reajustes para o funcionalismo público já estavam previstos e não comprometem o ajuste fiscal.

Sobre a realização de concursos públicos, o ministro informou que não serão autorizados novos certames neste ano, nem no próximo.

“Não vamos ter novos concursos. Existem alguns concursos que estão em andamento, com autorização de anos anteriores, mas não há autorização de novos concursos. O orçamento não vai prever novas contratações e a realização de novos concursos”, afirmou ele, durante entrevista coletiva em Brasília.

A informação de que não haveria novos concursos no ano que vem já havia sido dada em abril deste ano, quando foi divulgada a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do ano que vem.

A suspensão de novos concursos foi anunciada pela equipe econômica da presidente afastada Dilma Rousseff em setembro do ano passado como parte do pacote fiscal para tentar atingir a meta de superávit primário (economia para pagamento de juros da dívida) neste ano.

Na época, o governo informou que a suspensão dos concursos públicos em 2016 abrangeria até 40.389 cargos reservados para “provimento, admissão ou contratação”, referentes a todos os Poderes, ao Ministério Público da União (MPU) e ao Conselho Nacional do Ministério Público.

Adaptado com alterações: Fonte: g1.globo.com