Dicas práticas para começar a estudar para concursos! Confira!

Quer começar a estudar para concurso mas não sabe como fazer isso? Não se preocupe pois seus problemas acabaram no momento em que você encontrou este artigo, que te dará 8 dicas práticas para que você possa começar da melhor forma possível os seus estudos que mudarão a sua vida. 

Começar a estudar para qualquer tipo de prova nunca é fácil, ainda mais para algum tipo de concurso que vai muito além dos vestibulares que conhecemos. Ao estudar para um concurso, você abre sua mente para muitas situações que acontecem ao seu redor na sociedade em que vive e que você, por algum motivo, nunca reparou nelas. 

Dependendo do concurso que você queira prestar, vale ressaltar que uma única forma de estudo não será suficiente. Talvez você precise aderir a mais de um método de estudo para entender a matéria a ser estudada, mas essa decisão só é tomada quando você conhece bem a banca, as matérias e o que é exigido no seu edital para o cargo que você deseja ingressar. 

Pode parecer muita coisa no começo (e realmente é), mas pode ficar tranquilo que, assim que você começar a ter o hábito de estudar, sua jornada no mundo dos concursos vai ficar cada dia mais fácil. 

Vamos começar?

 

1 – Comece a estudar as matérias básicas antes do edital sair

Diferente do que muitos podem pensar, são exigidas nos concursos matérias base que são usadas no dia a dia de qualquer profissão, como Língua Portuguesa, Matemática, Raciocínio Lógico e Noções de Informática. 

Com você estudando as matérias base antes mesmo do edital sair, você estará a um passo à frente dos seus concorrentes, que provavelmente esperam sair o conteúdo programático do concurso para só então iniciar os estudos. 

E isso serve também para outras matérias. Se você quer prestar um concurso de advocacia, pode começar estudando a lei seca, que é extensa e muito cobrada em concursos dessa área. Se você quer prestar um concurso da área da polícia, comece a adquirir condicionamento físico para as provas práticas que você terá após a prova objetiva. 

Com essa dica, você andará muitas casas no jogo que te leva até a sua sonhada aprovação em um concurso público.

 

2 – Escolha a área que deseja seguir e seja fiel a ela

Ter em mente qual área você deseja seguir economiza um tempo absurdo, acredite ou não. 

Com uma área em mente, você precisará seguir apenas as matérias que serão cobradas para aquela área. 

Se você quer ser médico psiquiatra, estude sobre as patologias vistas no dia a dia de um profissional desse, consulte casos que podem te ajudar a entender como pode ser a prova de um concurso público para médico psiquiatra. Faça isso com todas as áreas que você tem em mente e seja fiel a ela, uma vez que não adianta você se dividir em trinta para estudar para três concursos de áreas diferentes se você é apenas uma pessoa. 

Ser fiel à sua área te faz economizar tempo, dinheiro e psicológico que você precisará usar para enfrentar a longa jornada de um estudante de concurso público. 

 

3 – Escolha um concurso específico para estudar

Assim como na dica anterior, não adianta você conhecer milhares de tipos diferentes de concurso se você é apenas uma pessoa. Assim como escolher uma área te ajudará demais nos seus estudos, escolher apenas um tipo de concurso te ajudará a focar melhor nos seus objetivos. 

Caso você deseje participar de mais um tipo de concurso, experimente começar a estudar para o segundo concurso após você ter feito a prova do primeiro, dessa forma sua cabeça estará mais livre para estudar e conhecer os truques e os tipos de questões cobrados em cada tipo de concurso.

 

4 – Conheça a banca do concurso

Conhecer a banca que organiza o concurso é fundamental se você deseja se dar bem na prova. 

Ao conhecer a banca, você conseguirá dominar o conteúdo em um menor período de tempo, implicando assim numa maior facilidade de responder questões, sejam elas objetivas ou discursivas, geralmente cobradas nesse tipo de prova. 

Existem milhares de bancas, entre elas:

  • Avança SP
  • Cesgranrio
  • Consulplam
  • Vunesp
  • IBAM
  • FGV
  • Instituto Mais
  • Consulpan
  • Fundatec
  • AOCP
  • SHDias
  • Entre várias outras

 

5 – Faça provas antigas para praticar

Dessa forma você chegará no dia da prova já com uma boa estratégia para saber o que deve ou não fazer, criando assim uma estratégia de prova única que, pode ter certeza, poucos dos seus concorrentes devem ter. 

É muito fácil encontrar provas antigas, seja na internet ou na própria página da banca, então não pense duas vezes antes de procurá-las para testar seus conhecimentos antes do dia do concurso chegar. 

 

6 – Construa mapas mentais como forma de memorização

Mapas mentais são uma ótima forma de estudo se você quiser algo mais didático, prático e rápido. 

Com eles, você pode elencar os principais assuntos das matérias para memorizá-las quando não tiver muito tempo para fazer um estudo mais aprofundado. Dessa forma, você conseguirá estudar de forma mais simplificada dos mais variados tipos de conteúdo. 

Para começar a fazer um mapa mental, basta escrever o assunto no meio da folha e puxar setas que falem mais sobre o tema. É fácil!

 

7 – Procure bons materiais para estudar

Ter bons materiais será o seu diferencial na hora de responder às questões da prova objetiva e/ou discursiva do concurso. 

Não precisa gastar muito se não quiser, existem apostilas e videoaulas gratuitas tanto na internet quanto no YouTube, com professores que dedicam a vida a ajudar novos concurseiros que estão ingressando nessa vida de estudos ativos para mudar de vida. 

Também é válido lembrar que investir em cursos preparatórios é um bom caminho se você quiser ter um auxílio a mais para alcançar a sua aprovação. Claro que não é obrigatório e você só assina se quiser, porém aqui vai algumas dicas de cursos preparatórios se você quiser conhecer mais: Gran Cursos, Estratégia Concursos, Pedagogia para Concursos, Casa do Concurseiro, Aprova Concursos, etc.

 

8 – Faça um cronograma simples

Com um cronograma lhe guiando sobre o que deve estudar em cada dia da semana, quais simulados deve fazer e quantas revisões são necessárias para você relembrar o conteúdo, ficará mais fácil para você organizar seus estudos, com praticidade e eficiência.

Comece colocando duas matérias por dia se puder; coloque as mais difíceis no começo da semana e as mais fáceis no final dela, assim você conseguirá aprender melhor o que tem mais dificuldade.

 

Nós do DODF agradecemos a leitura e desejamos bons estudos, até a próxima!