Crise financeira no GDF: Cadê as nomeações para o concurso da SECULT-DF 2014

A Equipe do DODF CONCURSOS entrou em contato com a Secretaria de Cultura do Distrito Federal (SECULT-DF), questionando o motivo dela ainda não ter nomeado nenhum candidato aprovado nos concursos de Técnicos e Analistas de Atividades Culturais, ambos organizados pelo IADES em 2014.

Leia abaixo o resposta da Secretaria de Cultura do Distrito Federal (SECULT-DF):

Apesar dos esforços de austeridade empreendidos pelo governo de Brasília ao longo de 2015, continuamos em 2016 acima do limite prudencial, de 46,55%, estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal de gastos com pessoal. O índice atual, anunciado no dia 28/1, é de 46,78%.

Saímos da situação de extrapolação do limite máximo, de 49% – estávamos em 50,8%. Contudo, ainda que tenhamos conseguido reduzir os gastos – e, consequentemente, o percentual –, continuamos impedidos de fazer novas contratações. As exceções, como já se tem dito exaustivamente, são para as áreas de saúde, segurança e educação – e desde que sejam para suprir vagas decorrentes de aposentadorias e vacâncias, conforme preceitua a LRF.

É importante destacar que o governo continua dentro do prazo de nomeações das vagas em edital. A vigência do concurso para o cargo Agente Administrativo, por exemplo, se estende até agosto deste ano (2016). E, para as especialidades do cargo Analista de Atividades Culturais, o prazo é ainda maior: o fim do primeiro período de vigência é dezembro de 2016. Ademais, é preciso lembrar que ainda há a possibilidade de prorrogação deste certame.

O governo entende as expectativas dos candidatos à espera das nomeações e, por isso, tem tomado várias medidas para equilibrar as contas. Nos últimos meses, cortes de despesas, aumento de receitas, reestruturações da máquina pública e melhor direcionamento dos recursos do Tesouro foram algumas das ações que possibilitaram o Governo de Brasília ficar abaixo do limite máximo da LRF.

Enfim, a (SECULT-DF) não nos deu uma resposta definitiva, apenas culpou a crise que o Governo vem enfrentando, com o intuito de explicar a falta de nomeações.

Enquanto isso, cabe aos aprovados esperar que as nomeações ocorram ainda este ano, caso contrário, esperar que o Governo faça a prorrogação do certame.

Vale lembrar que o resultado final para os cargos de Técnico de Atividades Culturais (nível médio) foi publicado no Diário Oficial do DF na data de 29 de agosto de 2014, já o resultado final para os cargos de Analista de Atividades Culturais (nível superior) foi publicado no Diário Oficial do DF na data de 8 de dezembro de 2014.