Concurso TRT GO Juiz: Inscrições abertas

Atenção, concurseiro! Inscrições abertas para o Concurso Público do Tribunal Regional do Trabalho do Goiás, com oferta de 300 vagas para cargos de nível superior. O certame é organizado pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.

As remunerações para os candidatos aprovados variam entre R$ 32.004,65.

Cargos e Vagas

Juiz Substituto – 300 vagas

Inscrições

As inscrições deverão ser feitas, exclusivamente, via internet no site da FGV, até o dia 15 de fevereiro de 2023.

O valor da taxa de inscrição é de R$320,00 reais e o pagamento deverá ser efetuado até o dia 3 de março de 2023.

Etapas

O concurso público compreenderá as seguintes etapas:

  • 1ª Etapa – Prova Objetiva Seletiva, de caráter eliminatório e classificatório;ª
  • 2ª Etapa – Duas Provas Escritas (Discursiva e Prática), de caráter eliminatório e classificatório:
    a) prova escrita discursiva; e
    b) prova prática, que consiste na elaboração de uma sentença trabalhista.
  • 3ª Etapa – com as seguintes fases, de caráter eliminatório:
    c) inscrição definitiva;
    d) sindicância da vida pregressa e investigação social;
    e) exame de sanidade física e mental; e
    f) exame psicotécnico.
  • 4ª Etapa – Prova Oral, de caráter eliminatório e classificatório; e
  • 5ª Etapa – Avaliação de títulos, de caráter classificatório;

Prova Objetiva

A etapa de prova objetiva será aplicada em 14 de maio de 2023, em Goiânia – GO. 

Os candidatos deverão ficar atentos, uma vez que os locais para a realização da Prova Objetiva serão divulgados no endereço eletrônico, a partir do dia 8 de maio de 2023.

Disciplinas

Confira o quadro abaixo e veja quais serão as disciplinas cobradas no certame:

BLOCODISCIPLINASQUESTÕES
BLOCO IDireito Individual e Coletivo do Trabalho40
Direito Administrativo
Direito Penal
BLOCO IIDireito Processual do Trabalho30
Direito Constitucional
Direito Constitucional do Trabalho
Direito Civil
Direito da Criança, do Adolescente e do Jovem
BLOCO IIIDireito Processual Civil30
Direito Internacional e Comunitário
Direito Previdenciário
Direito Empresarial
Direitos Humanos e Direitos Humanos Sociais

 

A Prova Objetiva Seletiva, de caráter eliminatório e classificatório, será avaliada na escala de 0 a 10 pontos, sendo atribuído o valor de 0,1 ponto para cada questão respondida de acordo com o gabarito oficial.

Será considerado habilitado na Prova Objetiva Seletiva o candidato que obtiver o mínimo de 12 acertos no primeiro bloco de questões, 9 acertos no segundo bloco de questões e 9 acertos no terceiro bloco de questões e, satisfeita essa condição, alcançar, também, no mínimo, 60 acertos do total das questões dos 3 blocos.

Estrutura da prova

A Prova Objetiva Seletiva será composta por 100 questões de múltipla escolha, numeradas sequencialmente, com 05 alternativas e apenas 01 resposta correta.

Provas escritas

A segunda etapa do Concurso será composta de 2 provas escritas, 1 (uma) discursiva e 1 (uma) prática de sentença trabalhista e será realizada em Brasília – DF.

A aplicação das provas escritas será realizada em dias subsequentes, na data provável de 15 de julho de 2023 e 16 de julho de 2023, e terá a duração de 5 horas cada uma, das 13h às 18h, segundo o horário oficial de Brasília – DF.

Os locais para a realização das provas escritas serão divulgados no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/csjt23, a partir do dia 10 de julho de 2023.

Inscrição Definitiva

O candidato aprovado na Segunda Etapa do Concurso deverá solicitar a inscrição definitiva no prazo de 15 dias úteis contados da data da convocação,
mediante requerimento, cujo modelo será disponibilizado no site https://conhecimento.fgv.br/concursos/csjt23, em momento oportuno.

A Comissão Executiva Nacional do Concurso será responsável pela Terceira Etapa do certame.

Sindicância da Vida Pregressa e Investigação Social

A fim de proceder à sindicância da vida pregressa e à investigação social dos(as) candidatos(as), a Comissão Executiva Nacional analisará, dentre outros, os documentos referidos no edital.

Exame de Sanidade Física e Mental

Os(As) candidatos(as) convocados(as) a requerer a inscrição definitiva se submeterão à avaliação médica e à avaliação psicológica.

As informações detalhadas acerca da avaliação médica e da avaliação psicológica constarão oportunamente no site https://conhecimento.fgv.br/concursos/csjt23 e não comparecimento do(a) candidato(a), nos dias designados para a realização da avaliação médica e da avaliação psicológica, assim como a eventual recusa em atender aos dispositivos expostos no edital, acarretará a sua eliminação do concurso.

Exame Psicotécnico

A fim de proceder à sindicância da vida pregressa e à investigação social dos(as) candidatos(as), a Comissão Executiva Nacional analisará, dentre outros, alguns documentos.

Prova oral

A Prova Oral será realizada no Distrito Federal, nas dependências do Tribunal Superior do Trabalho.

Os candidatos serão convocados para realização do Sorteio Público dos Pontos, respeitado o interregno mínimo de 24 horas entre o Sorteio dos Pontos e o início da respectiva Arguição.

Considerar-se-ão aprovados e habilitados para a Quinta Etapa os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 6,0.

Avaliação de Títulos

Após a publicação do resultado da prova oral, a Comissão Executiva avaliará os títulos dos(as) candidatos(as) aprovados(as).

Serão admitidos os seguintes títulos:

TÍTULOPONTUAÇÃOSUGESTÃO DE
FORMA DE COMPROVAÇÃO
CATEGORIASUBCATEGORIA
I – Exercício de cargo, emprego ou função pública privativa de bacharel em Direito pelo período mínimo de 1 (um) ano:I.a) Judicatura (Juiz)De 1 (um) até 3 (três) anos – 2,0 (dois pontos); acima de 3 (três) anos – 2,5 (dois pontos e meio)certidão de contagem de tempo de serviço ou documento equivalente, bem como certidão ou documento oficial que comprove que o cargo, emprego ou função pública é privativa de bacharel em Direito.
I.b) Pretor, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia-Geral da União, Procuradoria (Procurador) de qualquer órgão ou entidade da Administração Pública direta ou indireta de quaisquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos MunicípiosDe 1 (um) até 3 (três) anos – 1,5 (um ponto e meio); acima de 3 (três) anos – 2,0 (dois pontos)
II – Exercício do magistério superior na área jurídica pelo período mínimo de 5 (cinco) anos:II.a) mediante admissão no corpo docente por concurso ou processo seletivo público de provas e/ou títulos1,5 (um ponto e meio)apresentação de documento que especifique, detalhadamente, as atribuições exercidas, o curso, a matéria, o conteúdo programático, a carga horária e a forma de admissão, se por concurso ou processo seletivo público de provas II.b) mediante admissão e/títulos
II.b) mediante admissão e/títulos no corpo docente sem concurso ou processo seletivo público de provas e/ou títulos0,5 (meio ponto)
III – Exercício de outro cargo, emprego ou função pública privativa de bacharel em Direito não previsto no inciso I deste subitem, pelo período mínimo de 1 (um) anoIII.a) mediante admissão por concursoDe 1 (um) até 3 (três) anos – 0,5 (meio ponto); acima de 3 (três) anos – 1,0 (um ponto)certidão de contagem de tempo de serviço ou documento equivalente, bem como certidão ou documento oficial que comprove que o cargo, emprego ou função pública é privativa de bacharel em Direito.
III.b) mediante admissão sem concursoDe 1 (um) até 3 (três) anos – 0,25 (zero vírgula vinte e cinco pontos); acima de 3 (três) anos – 0,5 (meio ponto).
IV – Exercício efetivo da advocacia pelo período mínimo de 3 (três) anosDe 3 (três) até 5 (cinco) anos – 0,5 (meio ponto); acima de 5 (cinco) até 8 (oito) anos – 1,0 (um ponto); acima de 8 (oito) anos – 1,5 (um ponto e meio)De 3 (três) até 5 (cinco) anos – 0,5 (meiomediante a apresentação de certidão de inscrição na OAB acompanhada de: a) certidões expedidas por cartórios ou secretarias de juízo, relativamente aos processos em que haja atuado como patrono(a) de parte, contendo obrigatoriamente o número do processo, a natureza da ação e o ato praticado, na hipótese de advocacia judicial; ou b) cópia autenticada de atos privativos, nas hipóteses de advocacia extrajudicial e/ou de atividade de consultoria, assessoria e direção jurídicas
V – Aprovação em concurso público, desde que não tenha sido utilizado para pontuar no inciso IV.a) Judicatura (Juiz/Pretor), Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia-Geral da União, Procuradoria (Procurador) de qualquer órgão ou entidade da Administração Pública direta ou indireta de quaisquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios0,5 (meio ponto)original ou cópia autenticada de certidão emitida pelo órgão ou entidade da Administração Pública ou de certificado da empresa responsável pela operacionalização do certame ou de publicação oficial, que comprovem a aprovação em todas as etapas do concurso público e nos quais conste a data de homologação do certame.
V.b) Outro concurso público para cargo, emprego ou função privativa de bacharel em Direito não constante do inciso V, “a”0,25 (zero vírgula vinte e cinco pontos)
VI – Diplomas em cursos de Pós-GraduaçãoVI.a) Doutorado reconhecido ou revalidado em Direito ou em Ciências Sociais ou Humanas2 (dois) pontoscópia autenticada do diploma ou da ata de defesa de tese
VI.b) Mestrado reconhecido ou revalidado em Direito ou em Ciências Sociais ou Humanas1,5 (um ponto e meio)cópia autenticada do diploma ou ata de defesa da dissertação
VI.c) Especialização em Direito, na forma da legislação educacional em vigor, com carga horária mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas-aula, cuja avaliação haja considerado Trabalho de Conclusão de Curso – TCC0,5 (meio ponto)cópia autenticada do diploma ou certificado do curso ou declaração da instituição responsável pela organização e realização do curso acompanhada do respectivo histórico escolar constando a carga horária cumprida, o aproveitamento e a aprovação do TCC.
VII – Graduação em qualquer curso superior reconhecido, exceto bacharelado em Direito, ou curso regular de preparação à Magistratura ou ao Ministério Público, com duração mínima de 1 (um) ano, carga horária mínima de 720 (setecentas e vinte) horas-aula, frequência mínima de 75% e nota de aproveitamento.0,5 (meio ponto)cópia autenticada do diploma com registro próprio na instituição credenciada que a ofereceu ou cópia autenticada do certificado de conclusão do curso de preparação à Magistratura ou ao Ministério Público
VIII – Curso de extensão sobre matéria jurídica de mais de 100 (cem) horas-aula, com nota de aproveitamento ou trabalho de conclusão de curso e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento)0,25 (zero vírgula vinte e cinco pontos)cópia autenticada de certificado no qual conste a carga horária, o responsável pelo curso, o conteúdo programático, a nota ou trabalho de conclusão de curso e, quando se tratar de curso presencial, a frequência
IX – Publicação de obras jurídicasIX.a) livro jurídico de autoria exclusiva do candidato com apreciável conteúdo jurídico0,75 (zero vírgula setenta e cinco pontos)original ou cópia integral autenticada (ou objeto de ata notarial) do exemplar, o qual deverá possuir catalogação no padrão International Standard Serial Number – ISSN ou no padrão International Standart Book Number – ISBN e; documento idôneo que comprove que os referidos padrões foram obtidos até o término do prazo para a inscrição definitiva
IX.b) artigo ou trabalho publicado em obra jurídica coletiva ou revista jurídica especializada, com conselho editorial, de apreciável conteúdo jurídico0,25 (zero vírgula vinte e cinco pontos)
X – Láurea universitária no curso de bacharelado em Direito0,5 (meio ponto)cópia autenticada do diploma ou certificado de láurea universitária
XI – Participação em banca examinadora de concurso público para o provimento de cargo da Magistratura, Ministério Público, Advocacia Pública, Defensoria Pública ou de cargo de docente em instituição pública de ensino superior0,75 (zero vírgula setenta e cinco pontos)declaração circunstanciada do órgão ou entidade da Administração Pública para o qual o serviço foi prestado
XII – Certificado de conclusão de Programa de Residência instituído por Tribunal, com duração de pelo menos 12 (doze) meses0,5 (meio ponto)Cópia autenticada do diploma ou certificado de conclusão de Programa de Residência

 

Não constituem títulos:

a) a simples prova de desempenho de cargo público ou função eletiva;
b) trabalhos que não sejam de autoria exclusiva do candidato;
c) atestados de capacidade técnico-jurídica ou de boa conduta profissional;
d) certificado de conclusão de cursos de qualquer natureza, quando a aprovação do candidato resultar de mera frequência; e
e) trabalhos forenses (sentenças, pareceres, razões de recursos, etc.).

Validade do Concurso

O prazo de validade do certame é de 2 (dois) anos, prorrogável, uma única vez, por igual
período, contado da data da publicação da homologação do resultado final.

Concurso TRT GO Juiz

  • Concurso Público Tribunal Regional do Trabalho do Goiás
  • Banca organizadora: Fundação Getúlio Vargas – FGV
  • Cargos: Juiz Substituto
  • Escolaridade: Nível superior
  • Número de vagas: 300 vagas
  • Remuneração: R$ 32.004,65
  • Inscrições: 09/01/2023 a 15/02/2023
  • Taxa de inscrição: R$ 320,00
  • Data da prova objetiva: 14 de maio de 2023
  • Clique aqui para ver o edital 

Quer estudar para o Concurso TRT GO Juiz 2023?

Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos indicados por nós e comece a estudar hoje mesmo.

VEJA AQUI CURSOS PARA O SEU CONCURSO

Fique por dentro de todos os concursos

CONCURSOS ABERTOS

MELHORES CURSOS ONLINE PARA CONCURSOS