Os 76 mil inscritos no concurso da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Concurso Novacap) seguem à espera de novidades sobre o concurso. Após ser adiada por quatro vezes consecutivas, a prova continua sem data marcada.
Em dezembro de 2018, a Novacap pediu rescisão do contrato com a Inaz do Pará, banca organizadora do concurso, pelas sucessivas suspensões das datas de provas. No entanto, deu prazo de defesa para a banca e até hoje analisa a possibilidade de mantê-la à frente da seleção.
“A Novacap informa que ainda não há decisão sobre a rescisão com a empresa Inaz do Pará, cujos prazos legais para trâmite do processo estão sendo respeitados”, explicou a empresa por meio de nota. A companhia também esclarece que não há novidades sobre o ressarcimento da taxa de inscrição.
Em dezembro de 2018, a Operação Cartas Marcadas, parceria entre a Polícia Civil e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), iniciou investigações sobre supostas irregularidades no certame. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na sede da empresa. A equipe responsável pelo caso apura uma suposta fraude no contrato com a Inaz do Pará.
Em nota, a Coordenação Especial de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e aos Crimes contra a Administração Pública da Polícia Civil do Distrito Federal (Cecor) afirma que a investigação continua em andamento.
“As apurações preliminares apontaram, logo de início, uma série de irregularidades praticadas pela banca examinadora. As investigações continuam em andamento, mas até o momento não se confirmou a participação de qualquer servidor nas irregularidades verificadas”, informou a Cecor.
Segundo a assessoria de imprensa do MPDFT, o órgão continua investigando o caso e deve se pronunciar em breve.
CONCURSO NOVACAP
A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) informa que está analisando recurso interposto pela empresa INAZ DO PARÁ, referente ao concurso público n° 001/2017.
Essa análise é de responsabilidade da Comissão Fiscalizadora do referido concurso público, que é composta por membros da Novacap, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Procuradoria Geral do Distrito Federal (PGDF).

O prazo para apreciação do referido recurso encerrou no dia 11/02/2019. Após este prazo, a Novacap decidirá sobre o prosseguimento do certame ou por nova licitação para realização de concurso público para provimento de cargos desta companhia.
ENTENDA O CASO
Em março de 2018, o concurso foi suspenso, após decisão do Tribunal de Contas local, que pedia explicações sobre a taxa de inscrição. O valor de cadastro era de apenas R$ 6 e R$ 7. A baixa quantia despertou suspeitas da Corte, que questionou se as provas conseguiriam ser realizadas sem problemas.
Em julho , a seleção foi paralisada outra vez, após nova determinação do TCDF. O Tribunal alegou que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF) não participaram da comissão de organização para o cargo de advogado, conforme estabelece o artigo 9º da Lei nº 5.369/2014.
As duas últimas suspensões ocorreram em dezembro de 2018. No primeiro caso, a Inaz do Pará alegou a realização de outros processos seletivos como motivo para reorganizar o certame. Depois, as razões para o cancelamento foram problemas com os locais da prova em Planaltina.
Com informações metropoles.com
O DODF (Diário Oficial do Distrito Federal) é um site com notícias de concursos públicos municipais, estaduais e federais no país inteiro, com atualizações em tempo real e diversas vagas na carreira pública.
Confira em nosso site os Concursos Públicos Abertos em 2020, Concursos Previstos em 2020, Concursos no DF, Concursos Abertos em SP, Concursos Abertos no RJ, Concursos Abertos em MG, Concursos abertos no RS, Concursos Abertos na Região Sudeste, Concursos Abertos na Região Sul, Concursos Abertos na Região Nordeste, Concursos Abertos na Região Centro Oeste e Concursos Abertos na Região Norte.
Comentários