Com emendas, projeto que permite contratação de OSs na Saúde é aprovado em Comissão Especial da CLDF. O texto prevê a contratação de organizações sociais (OSs) para gestão de seis unidades de pronto-atendimento (UPAs).
O Polêmico, o projeto de lei do Executivo que trata da contratação de organizações sociais na área da saúde (PL nº 1.186/2016) passou pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Câmara Legislativa, em reunião extraordinária nesta segunda-feira, 12 de dezembro.
Com os três deputados, houve quórum mínimo para a votação.
A proposição foi aprovada com 11 emendas com os votos favoráveis dos deputados Professor Israel (PV), relator da matéria, e Luzia de Paula (PSB). Suplente no colegiado, o deputado Robério Negreiros (PSDB) se absteve.
Conforme destacou o relator Prof. Israel, a contratação das organizações sociais (OSs) prevista no texto emendado estaria limitada às seis unidades de pronto-atendimento existentes no DF e se daria de forma paulatina. “Isso permitirá dar vazão às demandas urgentes da sociedade em relação a atenção primária, dando o fôlego necessário para que a Secretaria de Saúde promova as melhorias necessárias; quiçá, podendo optar pela interrupção de tais contratos em um segundo momento“, disse em seu voto.
A presidente da CAS, Luzia de Paula, lembrou que a matéria segue em tramitação na Casa, precisando passar ainda pelas comissões de Educação, Saúde e Cultura (CESC); Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), e Constituição e Justiça (CCJ), podendo ser modificada a qualquer tempo, inclusive, na apreciação em plenário.
O texto votado pelos distritais na segunda sofreu mudanças em relação à proposta inicial do governo. Antes, o plano era autorizar a gestão das organizações sociais (OSs) em qualquer unidade de saúde, inclusive hospitais.
Agora, o texto prevê a administração de entidades privadas sem fim lucrativo nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Ceilândia, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Samambaia, São Sebastião e Sobradinho.

ENTENDA
Existem dois projetos em tramitação na Câmara Legislativa do DF (CLDF), um contrário e outro favorável a contratação das organizações sociais (OSs) pelo GDF.
Entidades sindicais e outras ligadas à Saúde, Educação e outros segmentos apontam para possível manobra do Executivo junto a base do governo no Legislativo para aprovar das organizações sociais (OSs), na surdina.
O Projeto de Lei (PL nº 1.186/2016), de autoria do Executivo, em tramitação Comissão de Saúde, Educação e Cultura (CESC) da CLDF, estabelece a possibilidade de o GDF contratar OSs na gestão da Saúde do DF. Embora ainda falte apreciação da relatoria da CESC, o PL pode ir à votação no plenário da CLDF a qualquer momento.
No entanto, o Projeto de Emenda a Lei Orgânica PELO nº 43/2016, que proíbe de vez a contratações de OSs por parte do GDF foi aprovado na Comissão Especial para Análise das Propostas de Emenda à Lei Orgânica (CEPELO), no dia 7 de dezembro. De autoria do deputado distrital Ricardo Vale (PT).
Fontes: www.cl.df.gov.br | g1.globo.com/distrito-federal | www.politicadistrital.com.br
O DODF (Diário Oficial do Distrito Federal) é um site com notícias de concursos públicos municipais, estaduais e federais no país inteiro, com atualizações em tempo real e diversas vagas na carreira pública.
Confira em nosso site os Concursos Públicos Abertos em 2020, Concursos Previstos em 2020, Concursos no DF, Concursos Abertos em SP, Concursos Abertos no RJ, Concursos Abertos em MG, Concursos abertos no RS, Concursos Abertos na Região Sudeste, Concursos Abertos na Região Sul, Concursos Abertos na Região Nordeste, Concursos Abertos na Região Centro Oeste e Concursos Abertos na Região Norte.
Comentários