CDESCTMAT discute com gestores situação de concursados

Dezenas de aprovados em concursos para ocupar cargos públicos, em áreas como educação e cultura, lotaram o auditório da Câmara Legislativa (CLDF) na noite desta terça-feira (22), durante reunião da Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT) que discutiu com gestores do GDF a contratação dos concursados.

Participaram do debate os deputados Bispo Renato Andrade (PR), presidente do colegiado; Cláudio Abrantes (PDT) e Celina Leão (PP). Os parlamentares reclamaram da morosidade das novas contratações e chamaram a atenção das autoridades do Executivo para a discrepância entre o que foi firmado com o GDF e a execução do cronograma de nomeações.

CONTRATAÇÕES

O secretário de Educação do DF, Júlio Gregório, afirmou que a pasta está fazendo o possível para contratar o máximo de candidatos aprovados. Antes, foi apresentada uma radiografia da situação dos concursos ainda vigentes. Também foi observado que a secretaria ficou impedida de efetivar nomeações, em 2015, devido aos limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Com relação ao concurso para a Fundação Hemocentro de Brasília, a presidente da instituição, Miriam Daisy Calmon Scaggion, afirmou que o pedido para preencher cargos vagos já foi encaminhado à Secretaria de Planejamento. No total, há 148 posições que precisam ser ocupadas, entre elas de advogado, administrador, estatístico e contador. Ela afirmou ainda que a validade do concurso poderá ser prorrogada.

Para tratar da situação dos aprovados para a Secretaria da Criança, falou o secretário interino Ricardo de Sousa Ferreira e, pela área da cultura, a apresentação foi do subsecretario de administração geral, Tiago Rodrigo Gonçalves. Ambos expuseram a relação entre as vagas e o número de aprovados, além de questões técnicas envolvidas na nomeação, e responderam questionamentos dos parlamentares.

Fonte: cl.df.gov.br