7 dicas de como passar nas provas da banca Cesgranrio!

A Fundação Cesgranrio é conhecida por organizar grandes concursos nacionais como o da Petrobrás, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Como banca promete provas com dificuldades medianas, não entrando no ranking de bancas mais temidas, sendo possível que boa parte dos inscritos conquistem a tão sonhada aprovação nos concursos da banca. 

Mas, apesar dos pesares, as provas da Cesgranrio não deixam de apresentar determinadas complexidades, mesmo que a maioria das questões sejam medianas. Ainda assim, é possível que algumas pessoas tenham certo medo, talvez por não conhecerem a banca ou por medo de fazer uma prova que pode mudar suas vidas para sempre. 

E foi pensando nisso que nós, do DODF, trouxemos sete dicas valiosíssimas que irão te auxiliar nas provas organizadas pela Fundação Cesgranrio. 

Vamos começar?

1 – Tenha uma boa base das matérias

Antes de tudo, de resolver questões e simulados, você precisa ter uma boa base das matérias que geralmente são cobradas em concursos, como Língua Portuguesa, Matemática, Raciocínio Lógico, Informática e, principalmente, das matérias de Direito, as quais costumam ser um pouco mais complicadas por serem bastante específicas. 

Ter uma boa base das matérias mais cobradas pela Fundação Cesgranrio será um fator determinante para que você consiga  acertar algumas questões, independente de qual concurso for. 

2 – Refaça provas anteriores e simulados

Após ter uma boa base, você estará pronto para avançar e resolver quantos simulados e provas anteriores forem necessários para te preparar para as provas da Fundação Cesgranrio. 

Resolver provas anteriores e simulados te deixará preparado para enfrentar a prova do seu concurso quando chegar o momento. Ao fazer isso, você saberá quais estratégias usar, quanto tempo precisará para resolver a prova inteira e como será no dia de sua prova. Dessa forma você não ficará com tanta ansiedade ou estresse, dois fatores que podem te desconcentrar ou impedir que você continue seus estudos de forma eficaz.

3 – Faça um caderno de erros

Sabe quando você erra uma questão e, ao ver a resolução dela, você consegue entender o porquê errou ela? Essa técnica se chama caderno de erros, e para colocá-la em prática você vai precisar anotar todas essas questões que você errou com a resolução dela. Assim, você aprenderá com os seus erros e, com certeza, não repetirá eles em futuras questões, principalmente no dia da sua prova!

Cá entre nós, essa é uma das melhores formas de aprender e funciona para todas as disciplinas, até mesmo as mais difíceis. 

4 – Pratique as redações quantas vezes for necessário

Em algumas provas, a Cesgranrio cobra o texto do tipo Dissertativo-Argumentativo, no qual basicamente você deve construir um texto a partir do tema que a banca propor para vocês. Então não esqueça de usar conectivos e elementos de coesão, fazer um bom rascunho do seu texto, respeitar as regras de mínimo e máximo de linhas e o mais importante NÃO deixar sua redação totalmente a lápis, beleza?

5 – Conheça muito bem o perfil da Cesgranrio

É importante saber que a Cesgranrio cobra questões curtas, objetivas e diretas com cinco opções por questão para a escolha de uma resposta ao fim. Além de utilizar charges e outros recursos gráficos em suas questões. Saber como o perfil da banca irá te auxiliar a não ficar ansioso quando chegar o dia da sua prova. 

6 – Não deixe seus estudos para depois

O melhor momento para começar a estudar sempre será agora! Ainda não saiu o edital, mas você sabe que é a Cesgranrio que irá organizar? Então comece a estudar pelo menos as matérias-base para dar tempo de estudar todo o conteúdo até o dia da prova. “Mas eu tenho mais dificuldade nas matérias de Direito do que nas matérias-base”, então estude as noções básicas de cada área do Direito e as aprofunde após o edital sair, porque será nesse momento que você saberá exatamente quais artigos, incisos e quais leis irão cair, de fato, no seu certame. 

7 – Crie uma rotina de estudos

Independente de qual for a sua realidade, uma rotina sempre será uma mão na roda para te ajudar a ser mais organizado com os seus estudos e com a sua vida no geral. Uma rotina te trará a liberdade de sentir-se seguro, além de te auxiliar nas matérias que você tem mais dificuldade, uma vez que você pode separar mais do que dois dias para estudar cada uma delas de forma aprofundada. 

Nós do DODF te desejamos bons estudos e até a próxima!