Concurso SESIPE-DF: Curso de formação segue causando dor de cabeça para candidatos

Mais uma notícia que deixa os candidatos que estão realizando o curso de formação, do concurso público (Concurso SESIPE-DF) que oferece 1.100 vagas para Agente Penitenciário do DF (Nível Superior), apreensivos.

A organizadora do curso de formação profissional, Instituto Brasil de Educação (IBRAE), instituição que faz parte da Fundação Universa, divulgou na última quarta-feira, 5 de julho de 2017, a suspensão das aulas do curso de formação.

Como diz o o comunicado as razões para a suspensão seria falta de condições econômico-financeiras para continuar com as aulas do Curso de Formação de AGEPEN-DF.

Ainda segundo o comunicado a primeira parcela estabelecida no Cronograma Econômico Financeiro que integra o Contrato nº 007/2017 não foi paga pela Seplag. O valor corresponde à 30% do valor contratado e deveria ter sido realizado em até 30 dias a contar do início das aulas, em 28 de maio.

Após os alunos marcarem um protesto para quinta, 6 de julho, a instituição recuou e anunciou a retomada na mesma data. O protesto foi adiado, mas a situação segue indefinida.

Segundo um dos candidatos, todo o processo do certame tem sido muito confuso. “A prova física já foi um custo; agora, esse curso de formação… O pessoal chegou a ficar acampado na sede da Funiversa (realizadora da seleção) por quase uma semana, se não me engano, para que o curso tivesse prosseguimento”, comentou um dos aprovados, que pediu anonimato com medo de ser prejudicado na nomeação. “O Ibrae enrolou, criou problema com vários itens do edital do curso de formação, e agora a bagunça segue. Eles não têm cronograma das aulas, professores, nada”, criticou.

De acordo com a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Distrito Federal (Seplag), não há qualquer irregularidade ou pendência em relação ao contrato firmado com o Instituto Brasil de Educação (Ibrae). O órgão afirma que o pagamento será feito em 30 dias, contados a partir de 14 de junho, data em que foi atestada a nota fiscal e os documentos apresentados pela instituição. A secretaria alega que o instituto apresentou 1.451 páginas de documentação, o que demandou tempo maior de análise por parte dos técnicos.

Em nota a Seplag informa que o prazo para pagamento da primeira parcela não expirou. A Secretaria tem até o dia 14 de julho para repassar os valores. O contrato não prevê suspensão de serviços por atraso e, sim, a atualização monetária.

Fontewww.metropoles.com

A prova de verificação de aprendizagem, última fase do curso de formação seria realizada no dia 13 de agosto de 2017 e o resultado final seria divulgado na data de 18 de outubro. Com essa indefinição essas datas podem sofrer alteração.




DEMORA PARA REALIZAÇÃO DO CURSO DE FORMAÇÃO

Um grupo de aprovados no concurso público participaram de diversos protestos e até ocupação do prédio da banca organizadora. O grupo cobrava a realização do curso de formação, que faz parte da segunda etapa do certame, para serem nomeados.

Em março deste ano, uma nova licitação escolheu o Instituto Brasil de Educação (IBRAE), que faz parte da Universa, como a empresa responsável pelo curso de formação. Porém, os aprovados alegam que ainda aguardam o cronograma do curso. “Eles estão enrolando e sequer temos as datas. Muita gente mora fora e precisa se organizar com passagem, moradia. Não temos informação alguma“, disse uma das candidatas, que faz parte dos aprovados.

O concurso já vem se arrastando por mais de 2 anos, o edital de abertura é de dezembro de 2014 e a prova objetiva foi aplicada em abril de 2015.

O prazo de validade do concurso público será de 1 ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Para mais informação acesse: SUBSECRETARIA DO SISTEMA PENITENCIÁRIO DO DISTRITO FEDERAL