SINDMETRÔ/DF se mobiliza para realização de concurso

Nesta segunda-feira, 21 de outubro, O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários do Distrito Federal (SINDMETRÔ/DF) se mobilizou para realização de concurso público aderindo a paralisação dos funcionários da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), o que causou um verdadeiro caos para muitos brasilienses.

Desde a meia-noite, o serviço foi suspenso e, segundo a assessoria de imprensa do Metrô-DF, apenas sete dos 24 trens circulam no DF. De braços cruzados, os metroviários só devem voltar ao trabalho após 24h de paralisação.

Cerca de 100 pessoas realizam um protesto em frente ao centro administrativo do Metrô, em Águas Claras. Os manifestantes que aderiram à paralisação barram a entrada de funcionários dos setores administrativo e operacional no prédio.

A principal reivindicação, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários do Distrito Federal (SindMetrô/DF), é a realização de um concurso público para provimento de 232 vagas. O GDF havia autorizado o certame na edição de 19 de novembro de 2012 do Diário Oficial do DF, cujo edital deveria ter sido lançado em setembro. Os servidores alegam falta de concursados já que a instituição conta com funcionários terceirizados.

A Secretaria de Administração Pública local (Seap) já havia informado que a publicação do edital será feita no dia 13 de dezembro.

Última seleção foi realizada em 2009, pela Fundação Universa, na ocasião foram oferecidas vagas nos seguintes cargos: Advogado, Arquiteto, Engenheiro Civil, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Engenheiro – Elétrica/Eletrotécnica, Engenheiro Mecânico, Engenheiro – Telecomunicações, Médico do Trabalho, Piloto, Agente de Estação, Agente de Segurança Operacional, Motorista e Telefonista.

_______________________________________________________________________________________

ATUALIZAÇÃO • 23 de outubro de 2013 às 16:15

Na manhã desta quarta-feira, 23 de outubro, se reuniram representantes da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô/DF) e do Sindicato dos Metroviários do DF (Sindmetrô/DF), no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), para discutir a nulidade da greve dos servidores, iniciada com a paralisação na segunda-feira, 21 de outubro.

Durante o encontro, representantes do sindicato pediram a realização de um concurso público para a contratação de profissionais para as áreas de segurança, manutenção, e bilhetagem do Metrô/DF, houve por parte do GDF um proposta de negociação, onde o o governo se comprometeu a lançar o edital até 31 de dezembro deste ano.