Seleção para coordenadores regionais de ensino no DF começa dia 10

A promessa feita pelo futuro secretário de Educação do Distrito Federal, Rafael Parente, de realizar seleção para os cargos estratégicos vinculados à pasta, começa a ser cumprida.

A partir da próxima segunda-feira (10/12), será iniciado o processo de escolha dos coordenadores das 14 regionais de ensino do Distrito Federal.

Durante toda a semana, o gestor fará reuniões com os diretores de escolas para definir uma lista com três nomes que podem ocupar cada regional. Depois da peneira, eles terão de ser aprovados em outras etapas.

A empresa escolhida para concretizar as outras fases do processo seletivo é a Vetor Brasil, organização sem fins lucrativos, ela atuará em parceria com o futuro governo para desenvolver profissionais.

A Vetor Brasil será a responsável por analisar os perfis e os currículos dos componentes da lista tríplice, além de fazer a entrevista com os concorrentes.

Os futuros coordenadores deverão apresentar planos de gestão e ainda vão passar por verificação de competência e compliance.

O termo compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido, ou seja, estar em “compliance” é estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos. (Fontemichaellira.jusbrasil.com.br)

Para ter o nome indicado, o candidato precisa ser ou ter sido diretor naquela coordenação específica. As primeiras reuniões, na segunda-feira (10), serão realizadas no Gama, Santa Maria e Recanto das Emas.

Na terça da semana que vem (11), os encontros serão nas coordenações do Núcleo Bandeirante, Samambaia e Guará. Na quarta-feira (12), ocorrem em Brazlândia, Ceilândia e Taguatinga. No dia seguinte (13), será a vez de Planaltina, Sobradinho e Paranoá. Na sexta (14), o último dia, Plano Piloto e São Sebastião.

METAS

A Fundação Lemann, também organização não governamental da área educacional, é a responsável por traçar a metodologia de seleção para os cargos estratégicos. A entidade também vai promover formação profissional continuada aos escolhidos.

Em recente entrevista ao Metrópoles, Rafael Parente adiantou que assumirá, na secretaria, várias parcerias com entidades sem fins lucrativos ou empresas dispostas a contribuir com o Governo do Distrito Federal (GDF).

O objetivo é profissionalizar os processos de gestão da pasta. “Para conseguir resultados rápidos, precisamos de uma equipe 100% profissional, comprometida e íntegra”, afirmou.

Fonte: metropoles.com