Seleção IBGE 2017: Edital para Recenseador, são 1.152 vagas

PUBLICADO O EDITAL DA SELEÇÃO IBGE 2017 PARA RECENSEADOR

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publica edital de abertura da (Seleção IBGE 2017) para contratação temporária para a realização do Censo Agropecuário 2017. O processo seletivo simplificado destina-se a selecionar 1.152 (mil cento e cinquenta e duas) candidatos para a vaga de Recenseador.

O pré-requisito de escolaridade para a função de Recenseador é o ensino fundamental completo (antigo 1º grau).

A retribuição mensal do Recenseador será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo Recenseador, com base nas quantidades de unidades de estabelecimentos agropecuários recenseados.

EDITAL DA SELEÇÃO IBGE 2017

VAGAS DA SELEÇÃO IBGE 2017

As atribuições da função de recenseador são:

a) ter domínio dos conceitos e procedimentos definidos para a coleta de dados;

b) reconhecer os limites e a área do setor censitário que lhe for designado, registrando as falhas  e/ou inconsistências porventura encontradas na descrição dos limites;

c) apresentar-se ao informante com o crachá de identificação fornecido pelo IBGE e o documento de identidade citado no crachá;

d) coletar as informações do Censo Agropecuário 2017 em todos os estabelecimentos agropecuários do setor censitário que lhe foi atribuído no âmbito da sua Área de Trabalho, registrando-as no dispositivo móvel de coleta, de acordo com as instruções recebidas e dentro do prazo preestabelecido;

e) transmitir os dados das entrevistas coletadas ou entregar ao seu Supervisor o dispositivo móvel de coleta, de acordo com as instruções recebidas;

f) adotar as ações necessárias para atender as recomendações recebidas através do serviço de mensagens no seu dispositivo móvel de coleta;

g) consultar os diversos relatórios de acompanhamento de coleta no dispositivo móvel de coleta e sanar as eventuais pendências apontadas;

h) comparecer ao Posto de Coleta conforme determinação do Supervisor;

i) retornar aos estabelecimentos para complementar as informações e/ou corrigir as falhas apontadas pelo Supervisor; e,

j) assumir a responsabilidade pela segurança e uso adequado do equipamento eletrônico e acessórios fornecidos pelo IBGE para execução de seu trabalho.

  • Anexo I – (Quadro de Vagas do Edital Seleção IBGE 2017)




INSCRIÇÕES PARA A SELEÇÃO IBGE 2017

As inscrições serão efetuadas no período de 23/10 a 06/11/2017, exclusivamente nos Postos de Inscrição do IBGE.

Para realizar a inscrição, o candidato deverá dirigir-se a um dos Postos de Inscrição do IBGE, no horário de funcionamento destes, conforme lista divulgada no endereço eletrônico do IBGE: https://www.ibge.gov.br/institucional/trabalhe-conosco.html, em Processos Seletivos Simplificados – Contratação temporária.

TAXAS DE INSCRIÇÃO: Não será cobrada taxa de inscrição.

FASES DA SELEÇÃO IBGE 2017

O Processo Seletivo Simplificado – Edital – IBGE nº 03/2017 se dará através de Análise de Títulos, compreendendo a Titulação Acadêmica dos candidatos.

O(s) título(s) apresentado(s) pelo candidato será(ao) analisado(s) e, posteriormente, atribuída(s) a(s) pontuação(ões) correspondente(s), conforme estabelecido no Anexo II.

A Análise de Títulos terá caráter classificatório e determinará os candidatos que serão convocados para o Treinamento, conforme o subitem 9.4 do Edital de Abertura.

O Treinamento visa capacitar o Recenseador para a aplicação de conceitos e procedimentos estabelecidos para o Censo Agropecuário 2017 e terá caráter eliminatório e classificatório, uma vez que a efetivação dos contratos de trabalho estará condicionada ao resultado obtido no teste final do curso presencial.

O prazo de validade da Seleção IBGE 2017 para Recenseador será de 2 (dois) anos, contados a partir da data da divulgação do resultado final.