Secretaria de Saúde do DF SESDF: Anunciada a criação da Diretoria de Enfermagem

Saúde (SESDF) cria Diretoria de Enfermagem

Representando 46% da força de trabalho da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SESDF), os 15 mil Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem passam a contar, a partir de agora, com uma Diretoria de Enfermagem. A novidade foi anunciada pelo secretário Humberto Fonseca, na última terça-feira (30/08/2016), durante reunião no Conselho de Saúde do DF.

As mudanças já foram publicadas no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). A nova diretoria será composta a partir da reestruturação de cargos do gabinete, ou seja, sem aumento de custos para a pasta, e tem como prioridade elevar a qualidade do serviço prestado, inclusive, com a ampliação de competências para os profissionais.

“Essa é uma luta de muitos anos da categoria, que tem uma grande relevância no serviço de saúde pública. Entendemos que o trabalho da enfermagem precisa ganhar qualidade, organização e participar de forma mais presente e completa na formação de políticas públicas”, destacou o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, ao citar que o foco é também na atenção primária, que terá muito a ganhar com a parametrização das funções dos Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem.

A Diretoria de Enfermagem, ficará vinculada à Subsecretaria de Atenção Integral à Saúde (Sais). A estrutura terá duas gerências, sendo uma de Assistência de Enfermagem e uma Técnico Normativa, bem como as demais vinculadas às unidades de saúde.

“Essa estrutura será para pensarmos a parte de processos de trabalho, pactuação nas unidades de saúde, Recursos Humanos, entre outros debates importantes. Estamos em um momento de repensar nosso papel”, disse a nova diretora de Enfermagem, Josy Mendonça, ao informar que a estrutura contará com nove profissionais, sendo oito Enfermeiros e um Técnico Administrativo.

Antes o setor de enfermagem contava apenas com uma gerência que funcionava na Administração Central, com as demais gerências nos hospitais, na atenção primária, e um núcleo de enfermagem no Hospital de Apoio, que tinha organização hierárquica sem definição. O setor na Administração Central ficava, principalmente, a cargo de assuntos administrativos.

processo seletivo SESDF 2014 300x159 - Secretaria de Saúde do DF SESDF: Anunciada a criação da Diretoria de EnfermagemAdaptado com modificações. Fonte: www.saude.df.gov.br

Para mais informações acesse: SESDF