Secretaria de Educação do DF SEDF: Processo Seletivo FUNAB-DF 2016, são 45 vagas

Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal (FUNAB-DF) seleciona servidores da Educação (SEDF) para lecionar Pedagogia

Brasília ganhará ainda este ano a primeira Escola Superior de Magistério. Nesta terça-feira (08/03/2016), a Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal (FUNAB-DF) lançou Edital para selecionar servidores da carreira de magistério público da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF) para trabalharem como docentes no curso de graduação em pedagogia da instituição.

Existem 45 vagas, e as inscrições, que começam no próximo dia 14/03/2016, poderão ser feitas nas unidades de educação básica das 14 coordenações regionais de ensino público, detalhadas no edital. O prazo se encerra em 30 de março de 2016.

O servidor deve estar ativo no cargo de professor ou de orientador na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental. O tempo de exercício compreende três anos, podendo ser renovado por igual período, e é preciso que o interessado tenha titulação de especialista.

Quem for convocado cumprirá metade da carga horária na escola de origem e o restante na Escola Superior de Magistério. Segundo a Secretaria de Educação (SEDF), os alunos da rede pública não serão prejudicados, uma vez que será suprida a falta do docente sempre que necessário.

Avaliação 
O processo seletivo se dará em três etapas de caráter classificatório e eliminatório. A primeira será a prova de títulos, que terá pontuação de acordo com a estabelecida no edital. Um doutorado em educação, por exemplo, vale 10 pontos, e cada ano de exercício em uma unidade escolar de educação básica, 1,5.

Na segunda fase, o candidato passará por entrevista a cargo de uma banca de seleção. O último passo ficará por conta do Curso de Introdução a Metodologias Ativas e Formação Docente para a Escola Superior de Magistério. O professor precisará ter frequência mínima de 85% (o curso tem 80 horas aula) e apresentar um trabalho em até 10 dias depois do encerramento da capacitação.

O resultado vai ser publicado em 1º de julho e a lista de aprovados estará no site da Secretaria de Educação (SEDF). Os candidatos que forem classificados fora do número de vagas formarão cadastro reserva, respeitando-se o prazo de vigência do concurso — um ano prorrogável por igual período.

Os inscritos terão dois dias úteis para interpor recurso em relação às notas. Um formulário deverá ser entregue pessoalmente nas coordenações regionais de ensino, das 9 horas às 11h30 e das 14h30 às 17 horas.

Secretaria de Educação do DF SEDF: Processo Seletivo FUNAB-DF 2016, são 45 vagas
Secretaria de Educação do DF SEDF: Processo Seletivo FUNAB-DF 2016, são 45 vagas

A Escola
A expectativa é que a Escola Superior de Magistério entre em atividade em agosto. O primeiro curso é o de pedagogia, mas outras modalidades serão oferecidas com o tempo. De acordo com a Lei nº 5.141, de 2013, que cria a Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal, trata-se de uma instituição pública para a formação de licenciados.

O curso terá oito semestres. No primeiro ano, os alunos estudarão temas relacionados à identidade do docente; no segundo e no terceiro, conteúdos específicos; e no último, haverá residência pedagógica. As aulas ocorrerão em unidades da rede para que o aluno tenha contato com a prática desde o início.

A escola começará com 60 vagas para cada uma das três unidades em funcionamento. O mesmo número de pessoas será selecionado a cada semestre, totalizando, ao longo de quatro anos, quase 1,5 mil alunos. O ingresso na instituição será feito por meio do Enem, sendo que 40% das oportunidades ficarão destinadas a egressos de escolas públicas do Distrito Federal.

A escola será mantida pela Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal — mantenedora da educação superior pública de Brasília.

Documentos

  • Formulário de inscrição (disponível no edital);
  • Cópia de documento de identidade e do CPF;
  • Cópia de certificado de pós-graduação (Lato Sensu e/ou dos títulos mestre e/ou doutor, de cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação);
  • Classificação funcional atualizada (extraída do Sistema Único de Recursos Humanos);
  • Formulário de pontuação (disponível no edital), acompanhado da documentação comprobatória dos títulos e experiência profissional;

concurso professor sedf 2015 300x160 - Secretaria de Educação do DF SEDF: Processo Seletivo FUNAB-DF 2016, são 45 vagasAdaptado com modificações. Fonte: www.se.df.gov.br


Comentários


CONCURSOS 2020: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!
CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!
CONCURSOS DF 2020: principais concursos previstos para o DF em 2020!