Revisão de estudos: o pilar central para passar em concursos

Você tem o hábito de fazer revisão de estudos das matérias na sua preparação para um concurso público?

Rever conteúdos já estudados é prática mal vista por alguns concurseiros, que a consideram um gasto inútil de tempo. Especialmente por conta de que, após o edital ser divulgado, cada minuto de estudo conta para quem deseja passar num certame.

O que muitos estudantes não sabem, é que o hábito de revisar os estudos é fundamental para consolidar o aprendizado. E que este hábito deve ser cultivado junto ao uso de técnicas de estudos apropriadas para o concursando.

Neste artigo, você vai entender o que é a revisão de estudos, sua importância para o aprendizado e o que levar em conta na hora de revisar matérias.

O que é a revisão de estudos para concursos

Vamos começar esclarecendo o que de fato é a revisão de estudos.

Muitos estudantes em preparação para um concurso acreditam que revisar é apenas “dar uma lida rápida” em conteúdos já estudos. Ou seja, apenas passar os olhos em cima do assunto na tentativa de fixar ele na mente.

Estudantes que fazem suas “revisões” dessa forma, estão na verdade tentando fazer uma decoreba. Que como já demonstramos em um outro artigo do nosso site, não é uma forma realmente válida de memorizar estudos.

Mas então, o que seria então o conceito correto de revisão de estudos?

De modo geral, a revisão pode ser entendida como a prática de repassar todo um conteúdo, matéria ou tópico já estudado anteriormente. Com total atenção e foco ao conteúdo que está sendo repassado, visando a compreensão total do assunto e consolidam dele na memória de longo prazo.

Ou seja, revisar consiste em repassar ou estudar um conteúdo anterior novamente, com o máximo de atenção e concentração. De forma que as informações estudadas fiquem consolidadas na memória de longa duração.

Para que o objetivo principal da revisão de conteúdos estudados seja alcançada, é preciso prática contínua. Por isso, todo concursando deve dedicar diariamente um tempo para revisar conteúdos estudados em dias anteriores.

Infelizmente, boa parte dos concursandos negligencia essa recomendação. E a principal causa disso é porque eles não conhecem a importância da revisão de estudos.

Por que o hábito de revisar os estudos é tão importante para concurseiros

A revisão de estudos tem uma importância fundamental na preparação de um estudante para um concurso.

E essa importância está atrelada a um efeito natural do funcionamento do nosso cérebro que pode comprometer a aprendizagem. Estamos falando da temida e inevitável Curva de Esquecimento.

A curva de esquecimento é um processo natural do nosso cérebro. Ele realiza, todos os dias, uma varredura nas informações mais recentes que aprendemos. E as informações que o cérebro considerar inúteis, ele gradativamente vai apagando da memória.

No primeiro dia após estudar uma matéria, o cérebro pode eliminar 50% do que foi aprendido. E ao longo dos dias o esquecimento do que foi aprendido se aprofunda, até que o concursando esqueça quase tudo que aprendeu.

Felizmente, quando a informação aprendida é trabalhada e repassada de forma recorrente, o cérebro trabalha na direção oposta. E ao invés de agir para apagar as informações estudadas, ele trabalha para que fiquem retidas na memória.

E as revisões de estudos são a peça chave para provocar esse efeito positivo, e ajudar o cérebro a consolidar o que foi estudado.

Como as revisões de estudos são a principal arma contra a Curva de Esquecimento

A curva de esquecimento funciona muito bem para informações julgadas pelo cérebro como inúteis. Ou seja, aquelas que não são trabalhadas por ele com certa frequência, como as matérias para um concurso.

Quando um estudante faz revisões periódicas de seus estudos, ele está justamente minando o poder de ação da curva de esquecimento. Pois as revisões forçam o cérebro a rever as informações aprendidas anteriormente.

Mais que isso, em uma revisão adequada, o cérebro também trabalha sua compreensão do assunto. O que ajuda ainda mais a consolidar o que foi estudado na memória de longo prazo.

Não é a toa que as revisões de estudos são consideradas ótimas técnicas de memorização. Porém, é fundamental que as revisões sejam feitas da forma certa, e que os pontos principais de uma boa revisão sejam levados em conta.

O que levar em conta na hora de fazer a revisão de estudos

Você já entendeu que fazer boas revisões dos seus estudos para concursos é uma forma excelente de vencer a curva do esquecimento.

No entanto, não basta apenas fazer revisões das matérias que está estudando de qualquer jeito. É preciso levar em consideração alguns pontos fundamentais para garantir que as revisões terão qualidade.

E que vão gerar os resultados positivos para a sua memória e consolidação do aprendizado.

Alguns desses pontos são:

  • A primeira revisão de um conteúdo deve ser feita nas primeiras 24 horas ao seu estudo, para bloquear a ação da curva de esquecimento de eliminar 50% do que aprendeu de um dia pro outro;
  • As revisões do mesmo conteúdo devem ser mantidas por alguns dias, pelo menos, para ajudar na consolidação das informações na memória de longo prazo;
  • Não é preciso gastar horas do seu dia de estudos fazendo apenas revisões, mas é importante evitar a prática de apenas “ler por alto” resumos ou tópicos estudados.

Conheça os flashcards, a ferramenta perfeita para simplificar a revisão de estudos

Agora você sabe alguns dos pontos principais a levar em conta na hora de fazer uma revisão de estudos.

Além de observar esses pontos, é possível utilizar técnicas e ferramentas de estudos para facilitar suas revisões.

Uma delas são os Flashcards, extremamente práticos e úteis para fazer revisões. Com eles, o trabalho de repassar matérias, com concentração, e consolidar o que aprendeu na memória, fica mais fácil.

Quer saber mais sobre os Flashcards? Então clica no link abaixo e confira nosso artigo sobre o tema.

➥ Quero aprender sobre os Flashcards e seu uso nos estudos e revisões agora mesmo


Comentários


CONCURSOS 2020: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!
CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!
CONCURSOS DF 2020: principais concursos previstos para o DF em 2020!