Como usar Flashcards para estudar para concursos

Saber como usar Flashcards corretamente é de grande ajuda ao estudar para um concurso público.

Esta ferramenta de estudos consagrada em todo o mundo é extremamente eficiente. E é tida como uma das melhores ferramentas para revisão e memorização de conteúdos e matérias de estudos. Infelizmente, os Flashcards ainda são pouco difundidos aqui no Brasil.

Grande parte dos estudantes não utiliza essa ferramenta ainda. E uma parcela dos que a utilizam não sabe como extrair o melhor da ferramenta. Pensando nisso, neste conteúdo vamos explicar o que são e como usar Flashcards corretamente.

E assim, colher os melhores benefícios dessa excelente ferramenta de estudos para concursos.

Afinal, o que são os Flashcards

Os Flashcards podem ser definidos como uma ferramenta ou método de estudos que visa facilitar a memorização e revisão de conteúdos.

Essencialmente, essa ferramenta é muito simples e qualquer estudante pode utilizar ao se preparar para uma prova. Tudo o que ele precisa ter para fazer um Flashcard é um pedaço de papel e um lápis ou caneta.

De um lado, se escreve uma pergunta específica sobre um conteúdo estudado. Do outro lado do papel, se escreve a resposta certa para a pergunta em questão.

Infelizmente, por ser muito simples de colocar em prática, os flashcards não são tão populares e difundidos no Brasil. Pois grande parte dos concurseiros acredita que essa ferramenta não é tão efetiva.

O que não pode estar mais longe da verdade, pois o uso dos Flashcards trás vantagens ótimas para um estudante.

Vantagens de usar Flashcards

Conheça agora algumas das principais vantagens do uso de Flashcards para concurseiros em preparação para uma prova.

Facilidade de criação e trabalho com a ferramenta

A primeira e maior vantagem dos Flashcards como ferramentas de estudos para um concurseiro é a facilidade de criação. E tudo o que um estudante precisa para criar essa ferramenta é de papel ou cartolina, lápis ou caneta e uma tesoura para cortar os cartões.

Essa é uma ferramenta que simplesmente qualquer estudante pode utilizar em seus estudos.

Portabilidade e facilidade de estudar

Os cartões dos Flashcards geralmente são pequenos, e isso dá mais uma ótima vantagem para um concurseiro.

Que é facilidade de carregar eles para qualquer lugar que for. O que também facilita o estudo para ele, já que pode conferir os cards quando bem entender.

Controle das metas de estudo

Os Flashcards permitem que o estudante tenha um maior controle sobre suas metas de estudos. Um exemplo disso é que ele pode definir uma quantidade de cartões para revisar todos os dias, aprendendo assim um certo volume de conteúdo diariamente.

Estudo automático

Os flashcards são uma maneira de garantir um estudo automático.

Ao selecionar as perguntas para os cartões em meio aos conteúdos estudados, o concurseiro estuda automaticamente. E isso é uma vantagem grande para o estudante, pois o seu aprendizado é maior.

Além disso, sua capacidade de memorização, um dos maiores benefícios dos Flashcards, é potencializada.

E por falar em benefícios, conheça agora alguns deles que você vai garantir ao aprender como usar Flashcards corretamente.

Benefícios dos Flashcards

A melhora na capacidade de memorização é o maior dos benefícios do uso dos Flashcards. E ela é decorrente das revisões rápidas, fáceis de se fazer e eficientes, ajudam na sedimentação das informações na memória.

A ferramenta também ajuda a melhorar o foco do concurseiro nos estudos por meio da simplicidade dos Flashcards. Quando bem elaborados, eles dispensam o uso de muitos livros, cadernos de resumos, etc.

O que facilita a concentração e foco do estudante na síntese dos assuntos mais importantes. Que já estão presentes na ferramenta por meio dos cartões com perguntas.

Agora, aprenda o passo a passo de como usar os Flashcards corretamente.

Como usar Flashcards da maneira correta

Confira agora um passo a passo para criar e usar flashcards da forma certa na hora de estudar para um concurso.

Definir materiais e tipos de Flashcards que vai usar

Bom, a primeira coisa que um estudante deve fazer ao usar Flashcards para estudos é decidir os materiais e o tipo de cartões que vai fazer.

Em relação aos materiais não há mistérios, ou se usa papel/cartolina e lápis/caneta, ou se utiliza algum aplicativo. Ambas as opções são ótimas maneiras de como usar Flashcards corretamente.

Em relação aos tipos de flashcards, existem três:

  • Flashcards “Verdadeiro ou Falso”: O mais simples dos Flashcards, que consiste em escrever uma afirmativa, verdadeira ou falsa, na frente do cartão e escrever atrás a resposta certa;
  • Flashcards “Complete”: Escreva a questão de estudo e esconda a palavra principal da questão e a escreva no lado de trás do cartão;
  • Flashcards “Responda”: O mais tradicional dos Flashcards, onde se escreve uma pergunta do lado de trás do cartão e coloca a resposta do outro lado do cartão.

Usando os Flashcards na prática

O modo de como usar Flashcards do jeito certo consiste em separar os cartões por tema ou matéria. E então fazer revisões periódicas, onde você vai ler a questão no cartão e, antes de olhar o verso, vai responder a questão.

Quanto mais revisões forem feitas das questões nos Flashcards, melhor para o aprendizado e sedimentação dos estudos na memória.

Focar em criar cartões para perguntas com respostas que são temas centrais da matéria também é uma boa prática. Ainda mais se você costuma usar mapas mentais, pois é perfeitamente possível combinar esses dois recursos.

Especialmente quando o concurseiro assimilou bem um mapa mental. Pois através dos Flashcards voltados para ideias centrais ele pode recordar com mais facilidade todo um mapa.

E assim, ter mais resultados com o uso destes métodos de estudos.

Gostou deste artigo e quer aprender ainda mais sobre boas práticas e ferramentas para estudar para concursos públicos?

Então faça o seguinte, assine a nossa newsletter exclusiva. Com ela, você receberá cada conteúdo novo diretamente na sua caixa de entrada.