Professores da SEDF: Ibaneis promete negociar reajuste “sem quebrar orçamento”

Enviada especial a Lisboa (Portugal) – O governador Ibaneis Rocha (MDB) comentou nesta quinta-feira (14/3) sobre a cobrança dos professores de um reajuste salarial de 37% – mesmo percentual que deve ser oferecido aos policiais civis. Em viagem a Lisboa para assinar uma parceria com a TAP Air Portugal, o emedebista disse ter recebido ultimamente os docentes com todo respeito e responsabilidade de quem deve governar a cidade.

“Todos têm conhecimento do orçamento do DF e sabem das dificuldades, mas, no meu compromisso de campanha, eu disse que iria valorizar todos os servidores, começando pela saúde, segurança e educação. A reivindicação pode ou não ser justa, mas vou tratar a cidade com responsabilidade, sem quebrar o orçamento como outros governadores fizeram”, afirmou o governador.

Segundo Ibaneis, a negociação está aberta “de forma muito franca com as condições que o orçamento permite”. Ele afirmou que também deseja ser respeitado pelas categorias. “Reivindicações são normais, mas a realidade vai ser enfrentada como tem de ser.” O gestor lembrou ainda dos antecessores no Palácio do Buriti Agnelo Queiroz (PT) e Rodrigo Rollembeg (PSB).

Um deu reajuste que não podia dar e outro não teve a responsabilidade de pagar aquilo que foi concedido antes. Abri mesa de negociação com todas as categorias e vou fazer isso com muita responsabilidade” Ibaneis Rocha, governador do DF

Os professores discutiram, em assembleia nesta quinta-feira (14), a pauta de reivindicações da categoria que será apresentada ao GDF nos próximos dias. Entre elas, o reajuste de 37%, o mesmo percentual que deve ser oferecido aos policiais civis. No encontro, além de aprovar o calendário de mobilização permanente, os docentes se colocaram contrários à gestão compartilhada com militares nas escolas.

A assembleia, com paralisação em muitos colégios públicos, começou às 9h30, no estacionamento do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. O Sindicato dos Professores (Sinpro) calcula que 5 mil pessoas estiveram presentes. A Polícia Militar fala em 1,5 mil.

Além do reajuste, os professores querem cobrar o pagamento da terceira parcela do aumento do funcionalismo, que deveria ter saído em 2015; o cumprimento das 21 metas do Plano Distrital de Educação (PDE); a regularidade nos repasses do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf); e a construção/reforma de escolas e creches públicas.

Também estão entre os pedidos da categoria: reajuste do auxílio-alimentação; plano de saúde; pagamento da pecúnias, entre outros. “Com essa assembleia, damos início à nossa mobilização para discutir com o governo a nossa pauta aprovada no ano passado. Já temos uma conquista, que foi a criação do grupo de trabalho nessa quarta [13]”, disse Rosilene Correa, diretora do Sinpro-DF.

Sobre possível paralisação, ela diz que o sindicato avalia que, neste momento, é hora de organizar o calendário de mobilização. “Uma greve depende muito mais da posição do governo, se vai realmente levar a sério o processo de negociação com a categoria ou não”, ressaltou.

Conforme o Metrópoles antecipou, após o Carnaval, os servidores estão intensificando a cobrança por reajuste. Policiais militares, civis, bombeiros e 32 categorias terão agendas com representantes do Palácio do Buriti para obter respostas sobre as promessas de campanha feitas por Ibaneis Rocha (MDB).

Negociações

Os professores tiveram encontro nessa quarta (13) com o chefe da Casa Civil, Eumar Novacki, no Palácio do Buriti. Na terça (12), foi a vez de PMs e bombeiros apresentaram suas propostas de reajuste.

No começo da assembleia, os docentes pediram um minuto de silêncio em respeito às vítimas do massacre ocorrido na Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano (SP), nessa quarta-feira (13). “Sim para o porte de livros e não para a posse de armas”, gritaram os presentes. Eles também fizeram homenagem a Marielle Franco e Anderson Gomes, assassinados há um ano no Rio de Janeiro.

No âmbito nacional, os professores se colocam contrários à reforma da Previdência. Até a última atualização desta reportagem, a Secretaria de Educação não havia divulgado o balanço da paralisação nas escolas nesta quinta (14).

A pasta informou, em nota no começo da semana, que os professores que marcassem presença na assembleia teriam a falta registrada e deveriam repor as aulas, “a critério da chefia imediata”.

Viagem

Brasília entrará no roteiro das cidades stopover espalhadas pelo mundo. No prazo de um mês, os primeiros voos começam a sair de Lisboa, em Portugal, com a possibilidade de o turista ficar até cinco dias no Distrito Federal, sem custo extra na passagem. A iniciativa faz parte de um protocolo de intenções firmado entre Ibaneis e o presidente da TAP Air Portugal, Antonoaldo Neves. Eles assinaram o documento nesta quinta-feira (14), na capital portuguesa.

A expectativa do titular do Palácio do Buriti é que o stopover atraia, em um primeiro momento, cerca de 20 mil turistas para a capital federal.

A ideia é promover a economia e o turismo do DF, além de gerar empregos. Para isso, também foi iniciado um trabalho de divulgação dos monumentos de Brasília, de sua arquitetura, do turismo ecológico e da beleza de cidades próximas, como Pirenópolis (GO).

A repórter viajou a convite da TAP

Fonte: metropoles.com