Processo Seletivo Público HFA: Inscrições Abertas

São 32 vagas para Médicos Residentes

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Público para o provimento de até 32 vagas para Admissão de Médicos Residentes Programas de Residência Médica (PRMs) do Hospital das Forças Armadas (HFA), para o ano de 2020.

Os treinamentos de Residência Médica serão realizados, prioritariamente, nas Clínicas e Serviços do Hospital das Forças Armadas, podendo incluir rodízios externos ao HFA, com início em 02 de março de 2020, duração de 2 (dois) a 3 (três) anos, conforme o caso, e cumpridos em regime de dedicação integral de 60 (sessenta) horas semanais de treinamento teórico-prático supervisionado, num total de 2.880 horas anuais.

Ao longo de todo o período dos cursos, os médicos residentes terão direito à bolsa de estudos mensal.

O Processo Seletivo Público, executado pelo Instituto Quadrix, será realizado no Distrito Federal, em uma única fase, mediante aplicação de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.

As 32 vagas (26 efetivas e 6 cadastro reserva) dos PRMs serão distribuídas nas seguintes modalidades: Anestesiologia, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia e Traumatologia, Psiquiatria, Radiologia, Programa da Área Cirúrgica Básica, Cardiologia, Cirurgia Plástica, Coloproctologia e Gastroenterelogia.

vagas processo seletivo publico hfa - Processo Seletivo Público HFA: Inscrições Abertas

(*) 02 (duas) vagas reservadas para candidatos com vaga trancada, em 2019, para prestação do Serviço Militar.
(**) 01 (uma) vaga reservada para candidato com vaga trancada, em 2019, para prestação do Serviço Militar.
(***) 01 (uma) vaga reservada para candidato com vaga trancada, em 2019, para prestação do Serviço Militar.
(****) (duas) vagas reservadas para candidatos com vaga trancada, em 2019, para prestação do Serviço Militar.

A inscrição, no valor de R$ 109 reais, deverá ser feita exclusivamente via internet, no endereço eletrônico http://www.quadrix.org.br, até o dia 16 de dezembro de 2019.

O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 20 de dezembro de 2019.

O Instituto QUADRIX disponibilizará o comprovante definitivo de inscrição, com as informações de dia, horário, local e sala de prova, na data provável de 14 de janeiro de 2020.

A prova objetiva, com 100 (cem) itens para julgamento de C (certo) ou E (errado), terá a duração de 3 (três) horas e será aplicada na data provável de 19 de janeiro de 2020, no turno vespertino.

Para os candidatos aos programas de residência médica de Acesso Direto, em que não é exigido pré-requisito, será aplicada uma prova objetiva composta de 100 itens abordando  temas compatíveis com as exigências da terminalidade do curso de graduação em Medicina, conforme estabelecido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (MEC 2014) acerca de Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Obstetrícia e Ginecologia e Medicina Preventiva e Social, sendo 20 itens de cada área de conhecimento, conforme o quadro a seguir:

provas1 processo seletivo publico hfa - Processo Seletivo Público HFA: Inscrições Abertas

Para os candidatos aos programas em que é exigido pré-requisito, será aplicada uma prova objetiva composta de 100 itens abordando temas compatíveis com as exigências da terminalidade dos referidos programas de residência médica na área específica do pré-requisito exigido, conforme o quadro a seguir:

provas2 processo seletivo publico hfa - Processo Seletivo Público HFA: Inscrições Abertas

A prova objetiva valerá 100,00 pontos e será constituída de itens para julgamento, agrupados por comandos que deverão ser respeitados.

O julgamento de cada item será CERTO ou ERRADO, de acordo com o(s) comando(s) a que se refere o item.

Haverá, na  folha de respostas, para cada item, dois campos de marcação: o campo designado com o código C, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item CERTO, e o campo designado com o código E, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item ERRADO.

A nota em cada item da prova objetiva, feita com base nas marcações da folha de respostas, será igual a:

  • 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo da prova;
  • 0,50 ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo da prova;
  • 0,00, caso não haja marcação ou haja marcação dupla (C e E).

Serão aprovados os candidatos que, na prova objetiva, obtiverem, no mínimo, 50 acertos.

O gabarito oficial preliminar da prova objetiva e o caderno padrão de prova serão divulgados na data provável de 20 de janeiro de 2020.

O gabarito definitivo da prova objetiva, já considerado o julgamento dos recursos, será divulgado na data provável de 03 de fevereiro de 2020.

O resultado provisório do Processo Seletivo Público, com base na lista decrescente do número de acertos, já considerados os critérios de desempate e a pontuação adicional, se for o caso, identificando os candidatos apenas pelo número de inscrição, será divulgado será divulgado no endereço eletrônico na data provável de 03 de fevereiro de 2020.

O resultado final do Processo Seletivo Público, será divulgado no endereço eletrônico http://www.quadrix.org.br e no http://www.hfa.mil.br, pertencente ao HFA, na data provável de 07 de fevereiro de 2020.

Após a publicação do resultado final, o candidato aprovado e classificado dentro do número de vagas, ou o seu procurador legalmente instituído (em cartório), deverá comparecer para cadastramento e matrícula, no período de 10 a 14 de fevereiro de 2020, pela manhã, das 8 horas às 11 horas e 30 minutos, ou à tarde, das 14 horas às 15 horas, na Comissão de Residência Médica (COREME) do Hospital das Forças Armadas, situada na Direção Técnica de Ensino e Pesquisa – HFA – Setor HFA – Sudoeste (DF).

No ato da matrícula deverão ser apresentados 1 (uma) cópia (que será retida) e o original dos seguintes documentos: Diploma de Graduação em Medicina reconhecido pelo Ministério da Educação ou Declaração de Graduação em Medicina, concluída em 2019, emitida por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação; Certificado de Conclusão ou Declaração atualizada de Pré-Requisito em Residência Médica reconhecida pelo Ministério da Educação, quando a especialidade exigir; Documento de Identidade; Registro no Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (protocolo de registro ou a carteira definitiva); 2 (duas) fotografias 3×4 coloridas, recentes e iguais; Cópia de contrato de seguro contra acidentes pelo período do PRM; Cópia de contrato de seguro saúde ou plano de saúde pelo período do PRM; e, no caso dos participantes do PROVAB que tenham requerido a pontuação respectiva no ato da inscrição, a cópia da página do Diário Oficial da União em que conste o seu nome, conforme previsto no §6º do artigo 9º da Resolução CNRM nº 02, de 27 de agosto de 2015.

Será excluído do Processo Seletivo Público o candidato advindo do PROVAB que tiver solicitado a utilização da pontuação adicional e não tiver o nome publicado no Diário Oficial da União até 31 de janeiro de 2020, como tendo avaliação final satisfatória no PROVAB, conforme previsto no §7º do artigo 9º da Resolução CNRM nº 02, de 27 de agosto de 2015.

O candidato graduado em curso de Medicina no exterior deverá apresentar diploma revalidado e reconhecido pelo Ministério da Educação, sob pena de ter sua matrícula no Programa de Residência Médica indeferida.

A convocação dos aprovados em substituição aos desistentes ou eliminados será realizada por e-mail (ou contato telefônico se houver retorno do e-mail enviado informando falha), e os convocados terão o prazo de 2 (dois) dias úteis, contados a partir da data do envio do e-mail, para apresentarem a documentação e efetuarem a matrícula; caso contrário, serão também considerados desistentes.

As comunicações das reclassificações poderão ocorrer até 31 de março de 2020 (exceto se houver prorrogação de prazo para registro no SisCNRM autorizada pela Comissão Nacional de Residência Médica) de modo a garantir ao candidato período de até 2 (dois) dias úteis para realizar a matrícula.

A convocação será feita por meio do e-mail do candidato informado no formulário de inscrição, e será disponibilizada no sítio eletrônico do HFA, endereço http://www.hfa.mil.br, para acompanhamento.

A desistência de vaga por médicos residentes matriculados nos Programas de Residência Médica ocorrida após o dia 31 de março de 2020 não será passível de preenchimento por classificado subsequente, salvo prorrogação de prazo determinada pela Comissão Nacional de Residência Médica.

Edital Abertura – Processo Seletivo Público HFA