Processo Seletivo HFA 2016: Saiu o edital para Residência Médica, são 36 vagas

O Hospital das Forças Armadas (HFA), por requisição da Comissão de Residência Médica (COREME/HFA), divulgou o edital de abertura do processo seletivo para preenchimento de até 36 (trinta e seis) vagas de Residência Médica HFA 2017, confira abaixo:

O processo seletivo público para Residência Médica HFA 2017 será realizado no Distrito Federal, em uma única fase, mediante aplicação de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.

Todas as vagas oferecidas para os Programas de Residência Médica do HFA estão regularmente credenciadas pela CNRM, assegurada bolsa de estudo, conforme estabelece o artigo 4º da Lei nº 6.931, de 7 de julho de 1981.

EDITAIS

VAGAS

Área/EspecialidadePré-requisito de Residência Médica em (se houver):Duração do ProgramaVagas ConfirmadasVagas em Cadastro Reserva (*)
Anestesiologia3 anos01 (**)
CardiologiaClínica Médica2 anos2
Cirurgia Geral2 anos2
Cirurgia PlásticaClínica Geral3 anos2
Cirurgia VascularClínica Geral2 anos01(***)
Clínica Médica2 anos73 (****)
ColoproctologiaClínica Geral2 anos1
Medicina IntensivaAnestesiologia ou Cirurgia Geral ou Clínica Médica2 anos03 (*****)
Obstetrícia e Ginecologia3 anos2
Oftalmologia3 anos2
Ortopedia e Traumatologia3 anos3
Otorrinolaringologia3 anos2
Psiquiatria3 anos2
Radiologia e Diagnóstico por Imagem3 anos2
UrologiaCirurgia Geral3 anos1
Total Parcial288
Total de Vagas36

(*) Para o ano de 2017, 4 (quatro) vagas encontram-se trancadas, sendo 1 (uma) no Programa de Anestesiologia e 3 (três) no Programa de Clínica Médica, todas em decorrência da Prestação do Serviço Militar por candidatos aprovados no Processo Seletivo Público do ano anterior, conforme dispõe a Resolução no 04, de 30 de setembro de 2011, da CNRM.
(**) Com vistas a se evitar a ocorrência de vaga ociosa no Programa de Anestesiologia no caso da desistência da matrícula pelo candidato(a) com vaga trancada do Processo Seletivo do ano anterior (2016), é que se incluiu, neste Edital, a oferta de 1 (uma) vaga na modalidade de cadastro reserva, ou seja, o(a) candidato(a) que seja habilitado(a) nesta vaga, somente será convidado(a) a realizar a sua matrícula no Programa de Residência Médica respectivo no caso do(a) candidato(a) com vaga trancada desistir da mesma.
(***) O Programa de Residência Médica em Cirurgia Vascular do HFA encontra-se em fase de recredenciamento junto à CNRM. No intuito de possibilitar o funcionamento desse Programa no HFA em 2017, o que somente seria possível com a inclusão das vagas no Edital, é que foi incluída 1 (uma) vaga que o HFA pleiteia para o credenciamento junto à CNRM, na modalidade de cadastro reserva. Do exposto, o(a) candidato(a) aprovado(a) nesta vaga potencial somente será convidado(a) a realizar a sua matrícula no Programa de Residência Médica em Cirurgia Vascular se, até a data limite para o registro dos novos residentes no SisCNRM, houver confirmação do necessário credenciamento das vagas pela CNRM.
(****) Com vistas a se evitar a ocorrência de vagas ociosas no Programa de Clínica Médica no caso da desistência da matrícula pelos(as) candidatos(as) com vagas trancadas do Processo Seletivo do ano anterior (2016), é que se incluiu, neste Edital, a oferta de 3 (três) vagas na modalidade de cadastro reserva, ou seja, os(as) candidatos(as) que sejam habilitados(as) nestas vagas somente serão convidados(as) a realizarem a sua matrícula no Programa de Residência Médica respectivo no caso do(a) candidato(a) com vaga trancada desistir da mesma.
(*****) O Programa de Residência Médica em Medicina Intensiva do HFA encontra-se em fase de recredenciamento junto à CNRM. No intuito de possibilitar o funcionamento desse Programa no HFA em 2017, o que somente seria possível com a inclusão das vagas no Edital, é que foram incluídas as 03 (três) vagas que o HFA pleiteia para o credenciamento junto à CNRM, na modalidade de cadastro reserva. Do exposto, o(a) candidato(a) aprovado(a) nestas vagas potenciais somente será convidado(a) a realizar a sua matrícula no Programa de Residência Médica em Medicina Intensiva se, até a data limite para o registro dos novos residentes no SisCNRM, houver confirmação do necessário credenciamento das vagas pela CNRM.

As vagas reservadas em decorrência do trancamento de matrícula para Prestação do Serviço Militar, em caso de desistência, serão preenchidas por candidatos aprovados no atual Processo Seletivo, respeitada rigorosamente a ordem de classificação.

INSCRIÇÃO

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

A inscrição será efetuada exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico <http://www.iades.com.br>, no período entre 8 (oito) horas do dia 17 de novembro de 2016 e 22 (vinte e duas) horas do dia 27 de novembro de 2016, observado o horário oficial de Brasília (DF).

TAXA DE INSCRIÇÃO

O valor da taxa de inscrição será de R$ 110,00 (cento e dez reais).

O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado dentro do período de inscrições. Pagamentos e inscrições realizados fora do prazo não serão considerados.

PROVA

PROVA OBJETIVA

COMPOSIÇÃO DA PROVA OBJETIVA

Será realizada prova objetiva com 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha, contendo 5 (cinco) alternativas em cada questão para escolha de 1 (uma) única resposta correta, e pontuação total da prova variando entre o mínimo de 0,00 (zero) ponto e o máximo de 50,00 (cinquenta) pontos.

Cada questão valerá 1,00 (um) ponto.

Será aplicado exame de habilidades e de conhecimentos, mediante realização de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, que abrangerá as áreas de conhecimento indicadas a seguir:

Para os programas de acesso direto, em que não é exigido pré-requisito, as provas serão aplicadas conforme o quadro a seguir:

Residência Médica

Área/EspecialidadeTipo de ProvaConteúdo
Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Psiquiatria e Radiologia  e  Diagnóstico por Imagem.Objetiva

Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Obstetrícia e Ginecologia e Medicina Preventiva e Social.

Para os programas em que é exigido pré-requisito, as provas serão aplicadas conforme os quadros a seguir:

Residência Médica
Área/EspecialidadeTipo de ProvaConteúdo
Cardiologia.ObjetivaClínica Médica.
Residência Médica
Área/EspecialidadeTipo de ProvaConteúdo
Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Coloproctologia e
Urologia.
 

Objetiva

 

Cirurgia Geral.

Residência Médica
Área/EspecialidadeTipo de ProvaConteúdo
Medicina Intensiva(*)ObjetivaClínica Médica, Cirurgia Geral e
Anestesiologia.

(*) A prova será a mesma para todos os candidatos desta Área/Especialidade, independentemente da residência médica apresentada pelo candidato como pré-requisito (Anestesiologia ou Cirurgia Geral ou Clínica Médica).

Será reprovado na prova objetiva e eliminado do processo seletivo público o candidato que acertar menos de 25 (vinte e cinco) questões.

APLICAÇÃO DA PROVA OBJETIVA

A prova objetiva terá a duração de 3 (três) horas e será aplicada na data provável de 11 de dezembro de 2016, no turno matutino.

Os locais e o horário de aplicação da prova objetiva serão divulgados no endereço eletrônico <http://www.iades.com.br>, na data provável de 7 de dezembro de 2016, e constarão do comprovante de inscrição de cada candidato (disponível a partir de 5 de dezembro de 2016). O candidato não poderá alegar desconhecimento acerca da data, do local e do horário de realização da prova, para fins de justificativa de sua ausência.

processo seletivo hfa residencia medica 2017 300x160 - Processo Seletivo HFA 2016: Saiu o edital para Residência Médica, são 36 vagasO resultado final do processo seletivo público para Residência Médica HFA 2017 será divulgado, de modo análogo ao previsto, já incluídas eventuais mudanças na classificação dos candidatos em decorrência do previsto, na data provável de 10 de fevereiro de 2017, no endereço eletrônico <http://www.iades.com.br>, e no endereço eletrônico <http://www.hfa.mil.br>, pertencente ao HFA.

Para mais informação acesse: HOSPITAL DAS FORÇAS ARMADAS