Principais armadilhas para concurseiros iniciantes

Se uma das suas metas é passar em um concurso público para nunca mais ter que procurar emprego ou por qualquer outro motivo, continue a leitura desse post e conheça as principais armadilhas para concurseiros iniciantes. Preparado? Então vamos lá! 

Amanhã eu começo

Sabe aquela típica enrolação para começar a estudar que boa parte dos concurseiros iniciantes tem? Pois é. Tal situação deve ser evitada ao máximo. O melhor dia para começar a estudar é hoje! Ficar procrastinando o tempo todo não dá certo.

Pare de ficar inventando desculpas esfarrapadas e postergando o início dos estudos, pois você será o maior prejudicado. 

Concurseiros iniciantes: estudar sem fazer um planejamento

O famoso cronograma de estudos é fundamental, principalmente para concurseiros iniciantes. Mais isso requer organização e disciplina da sua parte.

Quando você se baseia em um cronograma, o seu aprendizado fica muito mais eficiente, bem como a administração do seu tempo. Afinal, para aprender é preciso, antes de mais nada, se planejar com antecedência. 

Não conhecer o nível de exigência do concurso 

Esse é outra armadilha para concurseiros iniciantes. Levados pela empolgação do momento, muitos deles se esquecem de conhecer o nível de conhecimento exigido do concurso prestado e acabam sendo surpreendidos na hora das provas.

Antes de mais nada, procure conhecer o nível intelectual do concurso que você está prestando e evite frustrações posteriores. 

Não consigo aprender determinada disciplina

Essa desculpa clássica é bastante comum entre os concurseiros iniciantes. Tenha em mente uma coisa: você não é pior do que ninguém e tem toda a capacidade de aprender qualquer matéria exigida em um concurso.

Parar com esse tipo de pensamento negativo que tanto atrapalha é fundamental e pode deixar sua aprovação mais próxima do que você imagina. 

Não usar a inteligência emocional

Os dois grandes inimigos dos concurseiros iniciantes são a ansiedade e o medo de fracassar. Se você se render a eles, certamente não será bem sucedido em qualquer concurso prestado.

Saber gerenciar suas emoções com inteligência e de forma estratégica é um dos segredos para a aprovação. Faça bom uso da inteligência emocional e alcance o equilíbrio necessário nesse delicado período. 

Sabemos que existe toda aquela ansiedade natural quando se vai prestar um concurso público.

Mas se você evitar as armadilhas para concurseiros iniciantes citadas aqui, seguramente as suas chances reais de aprovação aumentam bastante. Mãos à obra, foco e boa sorte!

Curso Gratuito para Concursos: Combo Essencial 3 em 1

Devido ao Coronavírus, o Gran Cursos Online liberou um Curso Completo Para Concursos Públicos grátis por 100 dias que vai beneficiar 1 milhão de concurseiros que estão com aulas paralisadas em cursos presenciais pelo Brasil.

QUERO ME INSCREVER