Novo secretário de Educação pede nomeação de 1.331 concursados

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) pediu a nomeação de 1.331 concursados entre monitores, orientadores, professores, apoio administrativo e secretários aprovados em certames realizados em anos anteriores. No caso dos docentes, a maioria vai suprir carência em escolas técnicas do DF. A solicitação já foi encaminhada para a Secretaria de Fazenda e Planejamento. A palavra final sobre as nomeações será dada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).

Segundo o chefe da pasta, Rafael Parente, as nomeações devem ocorrer até a próxima semana. “Queremos deixar as escolas mais preparadas para que os professores e diretores consigam fazer um trabalho melhor”, disse ao Metrópoles.

A demora na convocação de concursados em diversas áreas do GDF foi uma das principais reclamações na gestão de Rodrigo Rollemberg (PSB) à frente do Palácio do Buriti.

Ainda de acordo com Parente, o objetivo é começar o ano com foco na aprendizagem dos alunos durante o ano letivo. “Vamos levar mais orientadores para que eles possam fazer um bom trabalho com as famílias, com os alunos e resolver de forma mais efetiva os casos de indisciplina. Os agentes administrativos também darão apoio com toda burocracia e relatórios financeiros”, explicou.

O secretário disse que sempre há uma expectativa de quantos serão chamados. “O concurso tem uma validade. O dos orientadores educacionais, por exemplo, está vencendo em maio. Eles estavam desesperados. Se não chamássemos todos agora, não poderíamos mais fazer isso porque o certame teria vencido”, justificou.

Confira as vagas:

Monitores: 310

Orientadores: 468

Professores: 54 – biomedicina (5), eletrônica (2), eletrotécnica (4), enfermagem (12), informática (1), língua estrangeira moderna/japonês (1), matemática (27) e odontologia (2)

Apoio administrativo: 429

Secretários: 70

Fonte: metropoles.com