Se existe algo que está se tornando cada vez mais intrínseco no nosso dia a dia é, com certeza, a Inteligência Artificial (IA).
Apelidada de IA, esta tecnologia auxilia o ser humano em quase todas as tarefas do dia a dia ao simular ações parecidas com as de uma pessoa, tais como: criar textos, imagens e vídeos do zero, recomendar dicas, ser uma assistente virtual eficiente além de, claro, auxiliar em diversas áreas da vida de um estudante — em especial a de um concurseiro.
Sendo talvez a tecnologia mais evoluída e inteligente da atualidade, a IA funciona a partir do que ela consegue aprender para imitar a inteligência humana, analisando e processando dados com o intuito de identificar padrões e melhorar o próprio aprendizado, sendo assim capaz de tomar decisões baseadas no que o usuário pede. Pode parecer algo novo ou até de outro mundo, mas já lidamos com a IA desde muito tempo, afinal quem nunca falou “Ei Google!” ou chamou pela “Alexa” para perguntar sobre o tempo ou que dia é hoje?
A IA tornou-se uma parte fundamental da vida humana atual, e não usá-la para melhorar os estudos se assemelha a dar três passos para trás quando você acabou de avançar duas casas no tabuleiro rumo à aprovação!
Por isso, nós do DODF preparamos um super artigo para mostrar a você as melhores (e mais conscientes também) formas de como você pode utilizar este facilitador para alcançar a tão sonhada posse em um cargo público!
Vamos começar?
1 – Organize seus estudos com a IA
Se tem algo que um concurseiro sempre tem problema durante os estudos, é com o gerenciamento do próprio tempo.
Muitos trabalham, outros fazem faculdade e grande parte faz esses dois ao mesmo tempo, além de precisar lidar com afazeres de casa e cuidar da própria família, então conseguir organizar o tempo e gerenciar quais matérias serão estudadas ou não em cada dia da semana, de fato, se torna uma tarefa bastante difícil caso seja feita sem a IA.
Seja pelo ChatGPT ou pelo Copilot da Microsoft, é possível utilizar diversos comandos (chamados de “prompts”) a fim de que a Inteligência Artificial te ajude a decidir o que é melhor ou não fazer durante sua caminhada nos estudos, tendo como exemplos dividir as matérias por ordem de prioridade de acordo com suas necessidades, tempo para estudar cada uma e momentos estratégicos em que você responderá questões e simulados a fim de testar seus conhecimentos.
Além disso, ela pode criar lembretes e agendar seus principais compromissos, como não esquecer de enviar a papelada necessária para sua inscrição ou o horário exato de sua prova.
Existem versões pagas e gratuitas de cada tipo de Inteligência Artificial, logo é possível utilizar cada uma conforme as demandas de sua jornada.
Um bom exemplo de comando é “monte uma rotina de estudos para uma pessoa que trabalha oito horas por dia e/ou estuda no período [matutino/vespertino/noturno] para a prova objetiva do concurso [inserir nome do concurso], dando importância para as matérias de mais pontuação no certame”, caso seja se seu interesse montar uma rotina de estudos e não saiba gerir o próprio tempo.
2 – IA como um tutor virtual no seu aprendizado
Além de assistente, a IA também pode te ensinar a matéria (desde que seja de forma consciente).
Sabe quando nem mesmo vendo a vídeo-aula três vezes seguidas nós conseguimos entender determinado assunto? Muitos sentem um sentimento de impotência quando isso ocorre, e uma das melhores alternativas para sair desta saia justa é com a IA.
Assim como foi dito no primeiro tópico, basta você dar um comando em específico para ela que, em instantes, você conseguirá entender o que foi passado em aula, da mesma forma como fazemos com várias outras tarefas quando pedimos ajuda a ela.
Um bom exemplo de comando a ser utilizado nesta fase é “explique-me sobre [assunto de seu interesse] de forma objetiva e sucinta, dando ênfase nos principais pontos como se estivesse explicando para um amigo”.
Acredite ou não, você terá a resposta em segundos.
Esta técnica pode ser usada tanto para material teórico quanto para momentos de dúvidas em determinadas questões, as quais podem ter sido escritas em uma linguagem um tanto complicada que, realmente, é necessário pedir auxílio de alguma forma para entendê-la.
Porém, lembre-se: não dependa apenas da IA para aprender. Se necessário, a utilize em momentos estratégicos, não apenas ela, tudo bem?
3 – Correções automáticas em segundos
Muitas vezes não conseguimos corrigir ou até mesmo entender o motivo de uma questão estar certa e a outra errada, por isso recorrer à IA pode ser uma boa alternativa.
Por ela se basear em resultados encontrados na vasta terra que chamamos de Internet, é possível enviar suas respostas de determinada questão e receber feedbacks personalizados e um novo rumo sobre onde você deve melhorar a fim de alcançar seus objetivos.
A grande maioria das IAs possuem o sistema de pesquisa por foto, logo você pode tirar uma foto de sua questão ou até mesmo optar por enviar a questão e a resposta escritas no chat que, em segundos, você terá sua correção.
Claro, sempre é bom tentar corrigir por conta própria, afinal a Inteligência Artificial não estará no dia de sua prova ou na correção dela, quando for a hora decisiva de saber se você foi aprovado ou não. No entanto, utilizá-la com moderação é uma boa forma de avançar nos estudos, também.
4 – Corrija a ortografia de seus textos
Gramática e todas as suas regras podem ser complicadas até mesmo para quem já estudou ela a fundo e sabe tudo sobre, então não é nada mal utilizar uma tecnologia para verificar se suas respostas ou redações estão de acordo com as normas ortográficas atuais, não acha?
Existem IAs específicas para esta tarefa, como o QuillBot, Gominig, Clarice.ai e vários outros. No entanto, caso você não consiga utilizá-los, é possível pedir para que o ChatGPT, o queridinho de todos, corrija seus textos ao invés destas.
Não é preciso elaborar um comando super complicado para conseguir tal correção, então basta digitar “corrija a ortografia do seguinte texto e indique pontos que precisam ser melhorados”, e logo em seguida ao enviar o texto você receberá uma correção detalhada do que procura.
Aos poucos, conforme você avança em seus estudos, é possível aprender a corrigir os seus próprios textos sem precisar depender da Inteligência Artificial o tempo todo, habilidade esta que, com certeza, te ajudará a encontrar possíveis erros que não podem ir para a versão final de sua resposta discursiva ou redação no dia oficial do certame.
5 – Principais IAs para testar nos seus estudos
Para quem pouco sabe ou não conhece nada sobre o mundo das Inteligências Artificiais, segue abaixo as melhores IAs para turbinar seus estudos e conseguir alcançar a tão sonhada aprovação como sempre sonhou:
- Grammarly: destinado para correção de redação, o Grammarly te ajuda a identificar inconsistências em seus textos com relação à gramática, analisando desde erros ortográficos até a coesão e coerência de seus períodos.
- ChatGPT: mais conhecido como o queridinho dos estudantes, o ChatGPT funciona tal qual um ser humano, o qual você pode conversar, fazer perguntas e pedir explicações acerca de qualquer assunto que você deseja aprender.
- Copyscape: no mundo estudantil, é necessário ficar atento com possíveis plágios de qualquer fonte que utilizamos, por isso o Copyscape é perfeito para você conseguir identificar se alguma fonte que você for utilizar em suas respostas e redações é ou não fruto de um plágio de terceiros.
- Tutor.ai: por meio do Tutor.ai, é possível agendar sessões virtuais e aprender de forma personalizada o que desejar, por meio de uma IA criada especificamente para isso.
- Otter.ai: sabe quando não temos tempo de ver um longo vídeo e uma transcrição fiel deste salvaria nossas vidas? Pois é, com a Otter.ai basta você subir o arquivo de áudio e/ou vídeo na plataforma e acessar a conversão para texto, facilitando em níveis consideráveis seu rendimento nos estudos.
6 – Como não usar a IA nos estudos
Infelizmente, nem tudo são flores, e depender totalmente da IA para conseguir evoluir nos estudos não é uma decisão muito correta a se tomar.
Ela pode ser uma facilitadora para otimizar e te auxiliar em algumas questões difíceis, como buscar o significado de uma lei ou explicar uma questão complicada da banca de seu concurso. Porém, pedir para que a IA responda simulados, resuma todos os materiais que você usa e até mesmo crie redações e respostas dissertativas para que você se esforce o mínimo possível… Talvez seja uma péssima ideia.
Depender de uma tecnologia que pode ser falha (assim como qualquer outra existente), é jogar seu sonho de tomar posse em um cargo público para o alto e perdê-lo de vez. Quando chegar o dia da prova, não será possível pedir para o ChatGPT explicar uma questão difícil ou escrever a resposta discursiva da segunda fase por você. Tais habilidades você precisa adquirir, e não colocar nas mãos de algo que pode acabar um dia.
Utilizar a tecnologia ao nosso favor é sensacional, sendo talvez um dos melhores fatores de viver na era atual com relação há quarenta ou cinquenta anos atrás. Entretanto, não podemos deixar que uma máquina substitua a inteligência humana e nos deixe incapazes de interpretar uma questão, ou até mesmo elaborar uma resposta/redação discursiva com base no tema proposto pela banca organizadora.
Desta forma, aqui vão algumas dicas sobre o que você NÃO deve fazer durante seus estudos para concurso:
- Deixar de desenvolver o raciocínio lógico para responder questões a fim de absorver aprendizado e depender da IA para tal;
- Copiar textos gerados por ela para colocar em redações e respostas discursivas, uma vez que ela se baseia em textos disponíveis da internet e não dá os devidos créditos, essa ação pode configurar plágio;
- Ter apenas ela como sua principal fonte de pesquisa e não consultar outros lugares, como o Google Acadêmico ou materiais feitos por professores da área.
A Inteligência artificial pode e deve ser sua aliada nesta caminhada, mas se não for usada com moderação e sabedoria, poderia destruir seu rendimento e te impedir de evoluir até que possa alcançar a sua tão sonhada aprovação.
Nós do DODF te desejamos bons estudos e até a próxima!
