Gestão de tempo para concursos: porque você precisa dela hoje mesmo

Você é daqueles estudantes que já conseguem fazer uma boa gestão de tempo para concursos? Ou daqueles que simplesmente ainda nem sabem como organizar e distribuir o tempo que tem para estudar as matérias do edital?

Saber como gerenciar o tempo para estudar as matérias é essencial para melhorar a preparação para concursos. E sem ela, o uso de técnicas de estudos e mesmo um plano de estudos matéria por matéria, costumam perder eficiência.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para mostrar o que é a gestão de tempo para concursos públicos. E mais, porque você precisa começar a fazer essa gestão para se preparar de forma melhor para os seus concursos.

O que é gestão de tempo

Para entender a importância da gestão de tempo para concursos é preciso primeiro entender o conceito desta ferramenta.

A gestão de tempo pode ser entendida como a prática de gerir tarefas de forma a tornar os esforços de uma pessoa para realizá-las mais eficazes. Com a ideia central de conseguir realizar o melhor trabalho nessas tarefas no menor tempo possível.

Ela serve para que o tempo seja melhor distribuído entre as tarefas que precisam ser feitas em um dado intervalo. Sendo que esta distribuição deve garantir mais eficiência na realização de tarefas, sejam elas simples ou complexas.

O gerenciamento de tempo envolve ainda fatores como o planejamento e distribuição de tempo por tarefa. Onde geralmente se destina mais tempo para as tarefas mais difíceis e complexas.

O uso prático dessa ferramenta envolve ainda a definição da ordem de tarefas a serem feitas. Ou seja, a definição das tarefas a serem feitas primeiro, as prioritárias. E em seguida, as que serão distribuídas para serem executadas no restante do tempo.

Qual a importância da gestão de tempo

O gerenciamento de tempo é de extrema importância na vida profissional ou estudantil de uma pessoa.

Para ter uma ideia de seu peso, Peter Drucker, conhecido como o pai da administração moderna, tem uma frase que retrata bem sua importância:

O tempo é o recurso mais escasso e, a menos que seja gerenciado, nada mais pode ser gerenciado.

Essa frase de Peter mostra que o gerenciamento de tempo é o item inicial e mais fundamental de qualquer processo de organização de tarefas. E que sem ele, não é possível realmente organizar e distribuir tarefas de forma eficiente.

Sem a prática da gestão de tempo, não há como alocar as tarefas corretamente em um período escasso de tempo.

Entenda como a gestão de tempo para concursos é aplicada

Agora que você entende o que é e a importância da gestão de tempo, vamos ver como ela se aplica no estudo para concursos.

De modo simples, a gestão de tempo para concursos consiste no uso de métodos de gerenciamento de tempo voltados para o estudo de conteúdos. Ou seja, é a aplicação das técnicas e conceitos da gestão de tempo aos estudos para um concurso público.

A partir da gestão de tempo, o concursando de concursos deve organizar seus estudos. Distribuindo o tempo e as matérias que vai estudar por dia ou semana conforme o tempo disponível para isso.

A gestão de tempo é o conceito base para a criação de um cronograma de estudos. Tanto que não é possível montar essa ferramenta de forma eficiente sem levar o gerenciamento de tempo em conta.

Na gestão de tempo para concursos, as matérias devem ser distribuídas conforme o tempo disponível para estudar. Valendo ressaltar que a ordem em que elas serão estudadas deve ser feita com base na complexidade do assunto, e no quanto é prioritário.

Esses fatores também influenciam o tempo que deve ser gasto com cada uma das matérias.

Por exemplo, matérias que possuem um peso maior no concurso devem ser estudadas primeiro pelo concursando. E conteúdos mais complexos, difíceis para o estudante, costumam precisar de um maior tempo alocado para estudar.

Gestão de tempo na preparação e durante a prova: saiba agora porque fazer

Ao fazer a inscrição para um concurso público, o concursando deve ter algo muito claro em sua mente. Que é a necessidade de fazer o gerenciamento em todas as etapas da jornada do concurso em questão.

Isso significa que a gestão de tempo deve estar presente desde o planejamento dos estudos até a hora de fazer a prova.

Pois é, muitos concursandos até observam e praticam a gestão de tempo durante a preparação. Eles montam um cronograma elaborado e que distribui bem o tempo de estudo por matérias. Dedicando mais tempo as que possuem mais peso na nota geral, ou as matérias com que têm mais dificuldades para aprender.

Porém, são poucos os que lembram de levar o gerenciamento de tempo enquanto fazem a prova. O que leva, em muitos casos, ao cenário onde o estudante gasta tempo demais com uma questão. E depois fica com o tempo apertado para analisar e responder outra.

Lembrando ainda que tempo para responder o caderno de questões também é algo que deve ser pensado.

Por isso, é importante que o concursando leve a gestão de tempo para concursos em conta não apenas durante os estudos. Mas também quando chegar o momento de ler as questões, respondê-las e marcar o caderno de respostas.

Ferramenta e técnica Pomodoro: o melhor auxiliar no controle da gestão de tempo

A gestão de tempo pode ser feita de diversas formas, e com o auxílio de diferentes ferramentas e técnicas.

Uma delas é a famosa Técnica Pomodoro, criada justamente para otimizar o tempo de estudo de um universitário. Mas que é perfeita para estudantes de concurso gerirem melhor o seu tempo de estudo.

E ainda melhorar certas capacidades para fazer uma prova com mais eficiência e em menos tempo.

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