Plano de Estudos para concursos: a ferramenta essencial para sua aprovação

Na hora de buscar a aprovação em um concurso público vale praticamente tudo. Afinal, vantagens como estabilidade no emprego, salários e benefícios, muitas vezes acima da média do setor privado, são bem atraentes.

E você que está batalhando pela sua vaga no setor público sabe bem como isso é verdade.

Esticar algumas horas a mais de estudos por noite, praticar técnicas que reforçam a memória e o raciocínio lógico, etc… Tudo isso vale na hora de estudar para concursos públicos. No entanto, nada disso é efetivo sem uma organização de estudos eficiente.

Por isso, neste conteúdo vamos ensinar a você tudo sobre o plano de estudos para concursos. Acredite, conhecer essa ferramenta vai te deixar alguns passos à frente de grande parte da concorrência.

O que é um Plano de estudos para concursos

Também chamado de Rotina [Cronograma] de Estudos, um plano de estudos para concursos é uma ferramenta de organização. E uma das mais recomendadas por instituições de ensino que preparam alunos para concursos públicos em geral.

Quando ela é entendida corretamente e bem aplicada, possibilita aos usuários estudarem de modo mais organizado e eficaz. Com isso, poupa-se trabalho com revisões de estudos adicionais — mas necessárias — e simultaneamente aumenta o aprendizado dos conteúdos a serem estudados.

O plano de estudos para concursos consiste em um calendário ou agenda programada de estudos. Nela, os candidatos a vagas de concursos inserem as matérias que precisam estudar numa sequência lógica e precisa.

Essa sequência pode ser feita da forma como o estudante achar melhor. No entanto, ela deve obedecer a alguns pontos fundamentais:

  • Possibilitar que o concurseiro estude os temas e assuntos mais pertinentes para a prova de modo eficiente;
  • Possa ser absorvido sem problemas na rotina diária do estudante;
  • Seja bem distribuído para que o estudante consiga dedicar o tempo necessário a cada matéria de estudo para o concurso;
  • Tenha um método ou conjunto de técnicas de aprendizagem coerente as necessidades do estudante e seu tempo disponível para estudos.

Agora que você sabe o que é e para que serve um plano de estudos para concursos continue lendo para dar um passo à frente entender a real importância de ter essa rotina ou cronograma de estudos para a sua aprovação e conquista da tão sonhada vaga.

Qual a importância de um cronograma de estudos

A ferramenta do plano de estudos é muito importante para candidatos de concursos públicos pois permite uma segmentação melhor dos estudos.

Imagine o seguinte cenário agora mesmo:

Você acaba de fazer sua inscrição para um certo concurso e sabe quais os temas que vai precisar estudar. No entanto, você não faz a mínima ideia de como organizar seu tempo para estudar todas as matérias o suficiente.

Você tem, por exemplo, 8 áreas para estudar para o concurso, mas não sabe por onde começar a estudar. Você não sabe como priorizar o conteúdo mais importante, nem o tempo para distribuir entre os estudos de cada uma delas.

E o que é pior, você tem um prazo bem definido para estudar o máximo possível. Que é o dia da prova do concurso, onde todo o conhecimento que puder acumular será válido.

E é justamente essa a importância de ter um plano de estudos para concursos. Ele é a ferramenta que permite o concurseiro saber o que vai estudar, quando e por quanto tempo para ter o melhor desempenho possível na prova.

Como e onde um plano de estudos para concursos é estruturado

Não é preciso de muita coisa para montar o seu plano de estudos.

A ferramenta pode ser estruturada de diversas formas. Você pode tanto utilizar um caderno para escrever o seu plano ou cronograma de estudos quanto utilizar um software de computador ou algum aplicativo do seu celular.

É possível estruturar o plano de estudos por meio de uma tabela segmentada com os temas e conteúdos que serão estudados. Também é possível fazer marcações de assuntos conforme datas programadas, exatamente igual a um calendário.

Ou ainda, é possível estruturar o seu plano de estudos para concursos como registros de marcações por dias e horas da semana. Enfim, um cronograma de estudos pode ser feito de diversas formas.

Basta que o concurseiro encontre aquele que é mais eficiente para si e seus objetivos.

6 vantagens do plano de estudos

Se você chegou até aqui já deve ter notado algumas das diversas vantagens e benefícios de se ter um plano de estudos.

Mesmo assim, é importante que eles fiquem bem nítidos na sua busca pela tão sonhada aprovação. Pois assim ficará evidente que essa ferramenta não pode ser deixada de lado por quem busca sua entrada no setor público de trabalho.

Abaixo, separamos 6 das principais vantagens de montar um plano de estudos para concursos:

  1. Cria uma rotina saudável e eficiente para os estudos;
  2. Aumenta o foco dos estudos em cada um dos conteúdos;
  3. Planejar as matérias a serem estudadas de forma melhor;
  4. Otimizar o tempo de estudos para o concurso;
  5. Permitir estudar de forma mais organizada, tendo um aprendizado mais eficiente;
  6. Conseguir o tempo necessário para descanso e atividades de lazer – fundamentais para um bom funcionamento da mente e fixação da aprendizagem.

Aprenda como montar passo a passo o seu cronograma de estudos para concurso

Agora você sabe o que é um plano de estudos para concursos públicos.

Também aprendeu para quê ele serve, como pode ser estruturado, sua importância para a aprovação e algumas das principais vantagens dessa ferramenta.

Só é preciso que você aprenda mais uma coisa para começar a usar essa ferramenta poderosa para estudantes de concursos.

Que é um passo a passo de como criar um cronograma de estudos para concursos.

Fizemos um artigo bem completo sobre a criação dessa ferramenta de forma prática, fácil e rápida.

Para conferir o conteúdo, basta clicar no link abaixo.


Comentários


CONCURSOS 2020: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!
CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!
CONCURSOS DF 2020: principais concursos previstos para o DF em 2020!