GDF autoriza, com urgência, seleção de 6,5 mil professores temporários para a SEDF

Foi publicada no Diário Oficial do DF, autorização para o preenchimento de 6,5 mil vagas temporárias para a Secretaria de Educação do DF(SEDF).

De acordo com a publicação, as oportunidades serão para o cargo de professor substituto. Os aprovados nessa seleção receberão salário de acordo com o número de horas/aula ministradas, com carga máxima de 260 mil horas durante todo o ano letivo de 2014, quando começarão a trabalhar.

Em novembro de 2012, a SEDF abriu outra seleção com a mesma quantidade de vagas. Na época, o Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) foi a banca organizadora, que contou com 35.564 candidatos. Essa seleção teve o resultado final e sua homologação divulgados em janeiro deste ano.

A Secretaria de Educação do DF já conta com um concurso em andamento para o cargo de professor da Educação Básica, são mais de 800 vagas. A banca responsável pela organização do certame é o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). As inscrições para esse certame iniciam na próxima quarta-feira, 25 de setembro.

Concurso realizado em 2010, pela Fundação Universa.

Prevista para as 17h, desta segunda-feira, 23 de setembro, uma reunião entre o secretário de Educação, Marcelo Aguiar, representantes do Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro/DF) e a comissão de aprovados para tratar da nomeação dos candidatos aprovados no concurso para professores efetivos da Secretaria de Educação do DF (SEDF) realizado em 2010.

Há uma expectativa que o secretário se comprometa em convocar os aprovados e, inclusive, já estabeleça um prazo para que as nomeações sejam feitas, segundo o diretor do Sinpro/DF, Samuel Fernandes, são aproximadamente 1.127 professores aprovados que aguardam a convocação, atualmente. Ele ainda alerta que o certame de 2010 ainda está sob validade e somente vencerá em dezembro de 2014. Logo, aprovados em novos certames – como o recentemente aberto para provimento pela SEDF – não poderão assumir até que o cadastro reserva seja esgotado ou que o prazo vença.

Uma questionamento de um membro da comissão dos aprovados, a estudante Luana Gomesn, reflete bem o sentimento desses professores que estão aguardando a nomeação: “Para que um novo concurso quando já se tem tantos outros aprovados em 2010 esperando pela convocação?”.