Estudar para concurso do Banco do Brasil: o que cai na prova e o que priorizar

Você sabe exatamente o que precisa estudar para concurso do Banco do Brasil?

O BB, como carinhosamente é conhecido, é um dos mais tradicionais e importantes bancos públicos. E também é uma das melhores portas de entrada no setor de concursos públicos.

Fazendo parte da área bancária de concursos, o Banco do Brasil tem grande concorrência sempre que lança novos editais. São literalmente centenas de candidatos por cada vaga, e por isso a preparação adequada para a prova é essencial.

Neste artigo, vamos mostrar o que você deve estudar para concursos do Banco do Brasil de forma estratégica. E desse modo, permitir a você facilitar seu planejamento de estudos e aumentar suas chances de aprovação no concurso.

Sem mais delongas, vamos começar.

Como as provas do concurso do Banco do Brasil são organizadas

Vamos começar com o primeiro passo essencial para entender e definir o que estudar para um concurso do Banco do Brasil. Que nada mais é do que a forma como concurso e provas são organizadas e estruturadas.

Sem isso, é impossível que você consiga fazer um plano de estudos efetivo para o concurso. Sem um bom planejamento, será difícil ter bom rendimento nos estudos e uma aprendizagem eficiente que garanta bom desempenho na prova.

Por isso é tão importante conhecer a estrutura e organização de provas de um concurso do Banco do Brasil.

De modo geral, o certame é distribuído em três provas de caráter classificatório e eliminatório. Sendo elas:

  • Prova de Conhecimentos Básicos;
  • Prova de Conhecimentos Específicos;
  • Redação Dissertativo-Argumentativa.

Cada uma dessas provas conta com temas variados e pesos diferentes para a nota final do estudante. Por isso, é fundamental conhecer os assuntos e matérias de cada prova, para assim fazer uma preparação por etapas.

E claro, melhorar o resultado de estratégias vencedoras, como a de estudar antes do edital ser lançado.

Leia também: Estudar com música para concursos é bom ou ruim? Saiba a…

Prova de Conhecimentos Básicos

Vamos começar pela Prova de Conhecimentos Básicos do concurso de escriturário do Banco do Brasil. Esta prova possui peso relativamente menor a de conhecimentos específicos, e conta com questões de disciplinas consideradas básicas para a prova.

Abaixo, você pode conferir quais são essas disciplinas, bem como o número de questões na prova e o peso de cada questão.

  • Língua Portuguesa: 5 Questões com Peso 1 por questão;
  • Língua Inglesa: 5 Questões com Peso 1 por questão;
  • Matemática e Raciocínio Lógico: 5 Questões com Peso 2 por questão;
  • Atualidades do Mercado Financeiro: 5 Questões com Peso 1 por questão.

Prova de Conhecimentos Específicos

A Prova de Conhecimentos Específicos está presente no mesmo caderno de provas do exame de conhecimentos básicos. Geralmente, essa prova conta com 50 questões de múltipla escolha, que por sua vez tem maior peso para a nota final.

A prova de conhecimentos específicos possui questões sobre matérias e disciplinas mais complexas. E que são relacionadas, mais diretamente, com informações e conhecimentos aprofundados essenciais para o trabalho no Banco do Brasil.

Claro, no caso de aprovação na prova e tomada de posse da vaga.

As disciplinas, número de questões e peso das questões por matérias são:

  • Probabilidade e Estatística: 20 Questões com Peso 1,5 por questão;
  • Conhecimentos de Informática: 25 Questões com Peso 1,5 por questão;
  • Conhecimentos Bancários: 5 Questões com Peso 1,5 por questão.

É importante ressaltar que essas são as disciplinas gerais que compõem as provas dos concursos do Banco do Brasil. No entanto, a cada edital é publicado todo o conteúdo programático para a prova.

Ou seja, os temas pertinentes que se enquadram nestas disciplinas, a partir dos quais serão elaboradas todas as questões da prova.

Atenção: dependendo da banca, temas como Técnicas de Vendas, Cultura Organizacional e Atendimento podem entrar na prova de conhecimentos específicos.

Prova Discursiva: Redação Dissertativo-Argumentativa

Por fim, a terceira das provas que você vai precisar estudar para concursos do Banco do Brasil é a Prova Discursiva.

Essa prova, da mesma forma que em exames como o ENEM, consiste na produção de uma redação dissertativo-argumentativa. O candidato recebe temas de apoio e opções para escolher um assunto e escrever a redação.

A nota da redação é dada pelo atendimento de quatro fatores que tem pontuação mínima 0 e máxima 2,5, são eles:

  • Coesão e Coerência: até 2,5;
  • Argumentação: até 2,5;
  • Elaboração Crítica: até 2,5;
  • Texto/Tema: até 2,5.

Ao todo, a prova discursiva soma até 10, nota perfeita na redação. Que é então somada a nota total das provas objetivas (conhecimentos básicos e específicos), para gerar a nota final do candidato nas provas do concurso.

Saiba mais: Cronograma de estudos para concursos: crie o seu passo a passo

No que dar mais foco ao estudar para concurso do Banco do Brasil

Agora que você está por dentro da organização das provas, e seus pesos, é hora de avançar. E saber exatamente o que estudar para concursos do Banco do Brasil com maior ou menor prioridade.

Em termos de peso e quantidade de questões, priorizar a prova de conhecimentos específicos é indicado. Pois afinal, as 50 questões somam 75 pontos de 100 possíveis nas provas objetivas.

Sendo que nestas, somente as questões da prova de informática somam 37,5 pontos da nota total. No entanto, é importante que você não olhe apenas para a prova de conhecimentos específicos, ou só para a disciplina de informática.

Afinal, cada prova tem uma nota mínima que precisa ser atingida pelo critério de eliminação. Sem falar que a aprovação se dará pelo maior número de pontos feitos nas provas em geral.

Assim, é importante que você foque em todas as disciplinas de todas as provas. Mas que dê uma atenção um pouco maior aos assuntos e disciplinas que pesam mais na nota ao estudar para concursos do Banco do Brasil.

Gostou deste conteúdo exclusivo e quer aprender mais sobre como e o que estudar para concursos do Banco do Brasil, ou de outras áreas de concursos?

Então assine nossa lista VIP e receba conteúdos inéditos na sua caixa de entrada.


Comentários


CONCURSOS 2021: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!
CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!
CONCURSOS DF 2021: principais concursos previstos para o DF em 2021!