7 áreas de concurso público para escolher e se preparar

Você conhece as principais áreas de concurso público no Brasil?

O setor público oferece milhares de oportunidades de cargos em concursos todos os anos. E existem diversas áreas onde é possível ingressar através de um certame. São áreas que oferecem vagas com boa remuneração, plano de carreira e a tão sonhada estabilidade.

Ser aprovado em um concurso numa boa área é, muitas vezes, uma transformação positiva na vida pessoal de um concursando. Claro, desde que ele ou ela escolham a área certa para prestar o concurso.

Neste artigo, você vai entender porque é importante escolher uma área de concurso público para concorrer. E mais, vai conhecer rapidamente 7 das mais promissoras áreas para fazer concursos.

Áreas de concurso público: porque escolher só uma

Todo concurseiro deve, preferencialmente, escolher apenas uma área de concurso público para fazer. E a razão de que é preferível que escolha apenas uma área é muito simples.

Toda e qualquer área de concursos cobra diversos temas e assuntos em seus editais. Para aumentar as chances de aprovação nos certames, é fundamental que o estudante aprenda o máximo sobre uma área.

Ou seja, que ele adquira o máximo de conhecimento dos conteúdos exigidos nos editais de um concurso. Isso exige muita dedicação por parte do estudante, que ficará com muita dificuldade de aprender bem sobre uma área se não focar apenas nela.

Entendido porque um concurseiro deve escolher apenas uma área de concurso para estudar, vamos agora a nossa lista de hoje.

1 – Área Administrativa

A área de concurso público administrativa é formada por aqueles concursos que geram vagas para executar ações administrativas em um certo órgão.

Essa área é uma das que mais geram oportunidades de concursos em todos os níveis de graduação acadêmica. Provavelmente, ela só possui menos oportunidades de cargos para a área jurídica ou judiciária.

Por conta disso, a área administrativa é vista como uma das mais interessantes para concurseiros de todo o país. Pois ela tem oportunidades para concurseiros de formação geral, desde nível médio a ensino superior.

Órgãos de todos os poderes tem concursos que englobam essa área, com boa remuneração e possibilidade de carreira.

2 – Área Bancária

A área bancária também é uma das mais interessantes para concurseiros de todo o Brasil.

Os bancos públicos possuem diversas vagas e cargos para os quais lançam editais todos os anos. Há oportunidades para formação geral também, onde é possível ingressar com formação no ensino médio.

Os cargos obtidos por concurso em bancos públicos têm, em geral, boas condições de trabalho e remunerações satisfatórias.

Um exemplo é o Banco do Brasil, que possui uma ótima remuneração para o cargo inicial, escriturário, mais auxílios que ampliam a renda. Além disso, o BB também possuem vantagens e bônus como o ganho de ações da empresa para funcionários que cumprem metas.

3 – Área Jurídica

Essa é a área de concurso público que facilmente tem as melhores oportunidades de trabalho. Suas remunerações salariais, mesmo iniciais, costumam ser elevadas e os cargos ainda conferem diversos benefícios.

Por conta disso, a área jurídica é uma das mais disputadas por quem deseja fazer carreira no setor público.

A área jurídica envolve cargos específicos para pessoas graduadas em Direito. Entre esses cargos estão, por exemplo, Delegado, Defensor Público, Procurador do Estado ou Município, Procurador do Ministério da República e Juiz.

 Leia também nossas 6 dicas matadoras para estudar fazendo questões

4 – Área de Controle

Os concursos públicos para a área de controle possuem uma necessidade de preparação a parte. Em geral, elas envolvem matérias de controle externo e auditoria governamental.

Além disso, a preparação para concursos dessa área também necessita de um estudo aprofundado de administração e AFO (Administração Financeira e Orçamentária).

Servidores da área de controle costumam trabalhar, a grosso modo, com a verificação de receitas e despesas públicas. Além dessas funções, também verificam a adequada gestão orçamentária, patrimonial e financeira de determinados órgãos e entidades públicas.

5 – Área Fiscal

Uma outra área de concurso público bastante interessante e atrativa para concurseiros é a área fiscal.

Ela oferece, anualmente, centenas de oportunidades de cargos pelo Brasil através de certames. As oportunidades estão presentes nas esferas federal (Auditor Fiscal do Trabalho e Receita Federal), estadual (ICMS) e municipal (ISS).

Entre as funções que são atribuídas a essa área de concurso estão:

  • Examinar a contabilidade de empresas;
  • Verificar se as empresas estão agindo em adequação com as leis vigentes;
  • Atuar em processos administrativos-fiscais;
  • Orientar o contribuinte em relação a dúvidas quanto à legislação tributária e aos procedimentos realizados relacionados a sua atividade.

A área fiscal também possui diversas oportunidades muito vantajosas em termos de remuneração salarial e carreira.

➥  Aprenda hoje mesmo como escolher técnicas de estudos para seus concursos

6 – Tribunais

Os tribunais também são uma área muito atrativa para concurseiros de todo o país.

Eles não são uma área de concurso público propriamente dita. No entanto, como estão presentes em praticamente todas as outras áreas, eles ganham esse status.

O setor de tribunais possui uma boa quantidade de oportunidades e concursos todos os anos. Como tribunais são órgãos, é possível encontrar oportunidades para diversas áreas como a policial, judiciária, administrativa, entre outras.

Os principais tribunais para concorrer a vagas por concursos são:

  • Tribunais de Justiça dos Estados;
  • Tribunais Regionais Eleitorais;
  • Tribunais Regionais Federais;
  • Tribunais da Justiça do Trabalho.

Os concursos geralmente exigem formação no ensino médio ou superior. Já as atribuições dos cargos costumam consistir na movimentação e guarda de processos. Além disso, também consiste na prestação de apoio técnico e administrativo às atribuições da unidade.

E em algumas situações específicas, o atendimento ao público.

7 – Área Policial

Para finalizar, a sétima e última área de concurso público de hoje é a área policial.

Essa área possui cargos em diversos segmentos de atuação, sendo uma das mais amplas para concurseiros escolherem. É possível ingressar por concurso em cargos na Polícia Federal, Polícias civis e militares dos Estados e DF, Polícia Rodoviária, Guardas Municipais, etc.

Os salários e benefícios do cargo nesta área geralmente são proporcionais ao nível de exigência de cada cargo.

Um ponto interessante dessa área é que é típico os candidatos aprovados em concursos passem por cursos de formação antes de começarem a trabalhar.

Entenda a existência “ou não” de um melhor concurso público

Você agora acaba de conhecer 7 áreas de concursos públicos interessantes para concurseiros.

Mas, se ainda se pergunta se há ou qual o melhor concurso público definitivo para concurseiros. Então confira nosso post completo sobre o assunto, onde mostramos a real sobre a ideia de um melhor concurso público.

Para conferir o post, basta clicar no link abaixo.

➥  Quero saber agora mesmo se há um melhor concurso público


Comentários


CONCURSOS 2020: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!
CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!
CONCURSOS DF 2020: principais concursos previstos para o DF em 2020!