Estudar em grupo para concursos: 5 vantagens que você precisa conhecer

Estudar em grupo para concursos é uma ideia para melhorar o rendimento e aprendizado? Ou apenas um modo de afastar a solidão, com forte potencial de gerar distração e perda de qualidade e eficiência dos estudos?

Para grande parte dos concurseiros, o estudo em grupo é uma questão de 8 ou 80. Ou funciona muito bem e realmente ajuda na preparação para concursos públicos. Ou simplesmente é um meio que gera muita distração e pouco resultado.

Neste artigo, vamos mostrar que a prática pode ser muito positiva, se bem feita pelo grupo de estudantes. E mais, vamos mostrar para você 5 das principais vantagens de estudar em grupo para concursos.

Portanto, preste muita atenção até o final do conteúdo.

Como estudar em grupo para concursos corretamente: premissas gerais

Em primeiro lugar, precisamos esclarecer se estudar para concursos em grupo é algo positivo ou ruim para o concurseiro. Já que grande parte dos estudantes que prestam concursos, especialmente iniciantes, tem dúvidas a esse respeito.

De modo geral, sim, estudar em grupo pode ser extremamente vantajoso para concurseiros. Se bem feito, o estudo em equipe pode melhorar o rendimento de cada estudante da equipe, do grupo.

No entanto, é preciso que algumas premissas gerais sejam cumpridas para que o estudo em grupo gere resultados. Entre essas premissas gerais estão:

  • Comprometimento geral da equipe com os estudos e resultados
  • Organização e planejamento dos estudos
  • Nivelamento de conhecimento dos membros do grupo
  • Garantir um ambiente, ou ambientes, que eliminem distrações enquanto o grupo estuda
  • Colaboração entre os estudantes do grupo

Essas podem ser consideradas como regras ou premissas que ajudam a garantir o sucesso de todos que estudam em grupo para concursos.

Agora, confira 5 das maiores vantagens de estudar e se preparar para o seu concurso junto a um grupo de estudos.

1 – Motivação maior para estudar

Vamos começar com uma das mais notáveis vantagens de estudar em grupo para concursos públicos. Que é justamente o ganho de motivação que todos os membros do grupo costumam perceber ao se reunirem para estudar.

Existem razões diferentes para o aumento da motivação, uma das principais é a competição saudável entre colegas do grupo. Cada um, ao ver a evolução dos demais, torna-se mais comprometido em cumprir suas métricas de estudo.

Primeiro, porque o estudante não vai querer ficar para trás dos demais colegas. Tanto para não atrapalhar o grupo, quanto para não deixar os colegas abrirem vantagem na disputa pelas vagas do concurso.

Ou seja, o grupo força você a ficar mais comprometido com seu plano de estudos e sua evolução na preparação para o concurso.

2 – Melhor organização dos estudos

O estudo em grupo tem uma vantagem fundamental para quem se prepara e estuda para concursos. Que é o fato de que o estudo em grupo força uma organização de estudos melhor.

Logo no primeiro encontro do grupo, seja presencial ou on-line, existem tarefas essenciais a serem realizadas. E uma das mais cruciais para o sucesso do grupo, é a organização de estudos.

Ou seja, a definição da ordem de estudo das disciplinas presentes no edital, dos tópicos principais, dias e horários da semana, etc. Tudo isso é decidido para que o grupo estude de forma organizada e eficiente.

É extremamente comum, e recomendado, que o grupo crie um cronograma de estudos para ser usado por todos os membros. De forma que todo o grupo estude os mesmos conteúdos simultaneamente, sem haver desencontros de temas.

A melhor organização dos estudos é uma vantagem pois trata-se de um elemento essencial para o sucesso na preparação para concursos.

3 – Maior compartilhamento de dúvidas e rapidez nas soluções

Uma grande vantagem de estudar em grupo é a maior facilidade de esclarecer dúvidas enquanto estuda. Isso porque é muito comum, em grupos de estudos, que colegas tenham dúvidas semelhantes ou iguais sobre uma disciplina ou matéria.

Em equipe, é muito mais fácil, prático e rápido encontrar as respostas para tais dúvidas do que quando se estuda sozinho. E isso acelera muito o estudo dos conteúdos previstos no edital do concurso.

O que aumenta o volume de assuntos e temas que você vai conseguir cobrir e aprender até a prova do concurso.

4 – Aprendizado mais rápido, eficiente e sem entrave

Estudar em grupo tem a vantagem de acelerar e tornar o aprendizado dos estudantes mais eficiente e fácil.

Isso porque o estudo em grupo ajuda a prevenir e eliminar as famosas “travadas” dos concurseiros em seus estudos. Afinal, cada pessoa tem uma disciplina preferida, em que é melhor que em outras.

Por exemplo, um concurseiro tem facilidade em matemática, mas possui problemas com língua portuguesa.

Nos estudos em grupos, esses estudantes podem se ajudar para aprenderem mais facilmente. Onde cada um ajuda nos conteúdos e disciplinas que têm mais facilidade. Enquanto é ajudado nos assuntos em que possui maior complicação para aprender.

Leia também: Revisão de estudos: o pilar central para passar em concursos

5 – Aprender enquanto ensina

Para finalizar, a quinta e última vantagem de estudar em grupo para concursos é que ela permite que você aprenda enquanto ensina.

É comprovado que quanto mais se usa uma informação, ou conjuntos de informações, na prática, melhor seu aprendizado e memorização. Assim, ao explicar uma disciplina ou assunto no seu grupo de estudos, seu cérebro trabalha intensamente com a informação explicada.

E esse uso mais intenso da informação faz com que você aprenda melhor aquilo que está explicando.

Para você ter uma ideia, ensinar algo para outra pessoa torna seu aprendizado mais rápido e fácil que muitas outras técnicas poderosas. Por exemplo, é mais eficiente do que revisões com flashcards para muitos estudantes.

Fique atualizado sobre tudo no mundo dos concursos

Gostou de conhecer 5 das maiores vantagens de estudar em grupo para concursos?

Então confira se você já está na nossa Lista Vip, onde atualizamos você com exclusividade sobre novos concursos e dicas de estudos.

Enfim, é por lá que conseguimos ajudar você a passar no concurso que deseja de forma mais fácil e rápida.

Bons estudos e sucesso no seu próximo concurso.


Comentários


CONCURSOS 2021: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!
CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!
CONCURSOS DF 2021: principais concursos previstos para o DF em 2021!