ENEM 2018: Confira os locais de provas. Provas 4 e 11 de Novembro

Os locais de provas do ENEM 2018 já podem ser consultados no site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

O Cartão de Confirmação de Inscrição devem acessar a página do participante a partir desta segunda-feira (22/10).

As provas estão marcadas para os dias 4 e 11 de novembro, com início às 13h30.

Os dados constarão no cartão de confirmação de inscrição, que também informará o número do inscrito, data e horário da aplicação do exame, se há solicitação de atendimento especializado e a opção da língua estrangeira escolhida pelo participante.

Os participantes devem levar, obrigatoriamente, um documento de identidade legível e em bom estado de conservação e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

No ato da inscrição, os candidatos escolheram o município do local de prova, além da opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol) para as cinco questões que estarão dentro do bloco de Linguagens, cuja aplicação está marcada para 4 de novembro de 2018.

No mesmo dia, serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e a Redação. Já no dia 11 do mesmo mês, os estudantes serão submetidos aos blocos de Matemática e Ciências da Natureza.

A expectativa é que cerca de 5,5 milhões de estudantes participem das provas do Enem 2018, em 1.725 municípios brasileiros.

COMO VER O LOCAL DA PROVA DO ENEM 2018

Para fazer a consulta do cartão de inscrição, o estudante deve acessar a Página do Participante, no portal do Inep, ou o aplicativo do Enem 2018 e inserir o número do CPF e a senha.

CRONOGRAMA: CONFIRA AS PRINCIPAIS DATAS DO ENEM 2018

CRONOGRAMA ENEM 2018 - ENEM 2018: Confira os locais de provas. Provas 4 e 11 de Novembro

HORÁRIO DE VERÃO 2018-2019

A partir da meia-noite do dia 04 de novembro, os relógios brasileiros serão ADIANTADOS em 1 hora nos estados em que o Horário de Verão é válido.

Este ano o Horário de Verão começa mais tarde por conta das Eleições 2018. Embora tenha sido cogitado um segundo adiamento do início do horário de verão para o dia 18 de novembro (com o objetivo de não interferir com o Exame Nacional do Ensino Médio), este não se concretizou.

O Horário de Verão consiste no adiantamento do relógio durante as estações do verão e primavera, onde os dias são mais longos. O objetivo é ajudar no racionamento de energia elétrica, fazendo as pessoas aproveitarem mais a iluminação natural do Sol.

Quando o Horário de Verão chegar ao fim, os relógios devem ser ATRASADOS, ou seja, quando for 00h (meia-noite), a hora deve voltar para às 23h (11 horas da noite).

O Inep recomenda aos participantes chegar com antecedência ao local da prova. Os portões serão fechados 30 minutos antes do início das provas, ou seja, às 13h.

Como o início do horário de verão está marcado para o primeiro dia de provas, os participantes devem redobrar o cuidado para não chegarem atrasados. Considerando que o horário que rege a aplicação das provas é o de Brasília, o fechamento dos portões será feito nos seguintes horários:

  • 13h: estados do Sul, Sudeste e Goiás e Distrito Federal
  • 12h: estados do Nordeste e Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Tocantins e Amapá
  • 11h: Amazonas, Rondônia e Roraima
  • 10h: Acre

Veja como a prova do Enem está organizada para os dois dias de aplicação:

04/11, das 13h30 às 19h

– 45 questões de Ciências Humanas
– 45 questões de Linguagens e Códigos
– Uma Redação

11/11, das 13h30 às 18h30

– 45 questões de Ciências Humanas
– 45 questões de Matemática

ORIENTAÇÃO PARA RECUPERAR A SENHA

Esqueci a senha

  • 1º Acesse Página do Participante.
  • 2º Informe seu CPF, responda ao desafio e clique em “Esqueci minha senha”
  • 3º Na tela seguinte, confira se o e-mail está certo, responda ao desafio e clique em “Enviar nova senha por e-mail”.

Esqueci a senha e não tenho acesso ao e-mail cadastrado

  • 1º Acesse Página do Participante.
  • 2º Informe seu CPF, responda ao desafio e clique em “Esqueci minha senha”.
  • 3º Na tela seguinte, confira se o e-mail está certo.
  • 4º Se você não se lembra ou não tem acesso ao e-mail apresentado, responda ao desafio e clique em “Não tenho acesso a este e-mail”.
  • 5º Na tela seguinte, confira se o número do celular está certo.
  • 6º Responda ao desafio e clique em “Enviar nova senha por SMS”.

Esqueci a senha e não tenho acesso ao e-mail e ao celular cadastrado

  • 1º Acesse Página do Participante.
  • 2º Informe seu CPF, responda ao desafio e clique em “Esqueci minha senha”.
  • 3º Na tela seguinte, confira se o e-mail está certo.
  • 4º Se você não tem acesso ao e-mail apresentado, responda ao desafio e clique em “Não tenho acesso a este e-mail”.
  • 5º Na tela seguinte, confira se o número do celular está certo.
  • 6º Se você não tem acesso ao telefone apresentado, responda ao desafio e clique em “Não tenho acesso a este telefone celular”.
  • 7º Na tela seguinte, altere seus dados de contato. Preencha os campos solicitados, responda ao desafio e clique em “Salvar novos dados de contato e enviar nova senha”.
  • 8º A mensagem “Dados confirmados com sucesso” será exibida. Uma notificação será enviada para o e-mail cadastrado na inscrição informando que foi feita uma alteração. Uma nova senha será enviada para o novo e-mail cadastrado.