Enem 2016: Inscrições estão abertas até o dia 20 de maio

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 já estão abertas. A inscrição pode ser feita até às 23h59 do dia 20 de maio de 2016.

Para participar, os candidatos devem preencher seus dados, tendo em mãos o RG e o CPF – menores de idade que ainda não tiverem os documentos precisarão providenciá-los. Também será obrigatório informar um endereço de e-mail e um celular, o município onde farão a prova e a língua estrangeira do teste de Linguagens (inglês ou espanhol).

EDITAL

INSCRIÇÃO

Você pode se inscrever no Enem 2016, exclusivamente pela internet, entre as 10h do dia 9 de maio de 2016 às 23h59 do dia 20 de maio de 2016.

Leia o Edital com atenção e preencha todos os campos solicitados de forma precisa. Lembre-se que a responsabilidade pelas informações é dos participantes.

Mantenha seus dados de contato (e-mail e telefone) atualizados. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) poderá enviar informações importantes sobre o exame e as comunicações são feitas pelos contatos informados na inscrição.

Qualquer alteração nos dados cadastrais, opção de cidade de provas ou de língua estrangeira serão permitidas apenas durante o período de inscrição.

PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO

Na Página do Participante, é possível gerar um boleto (GRU) para que você efetue o pagamento da taxa de inscrição do Enem 2016 (R$ 68).

A taxa deve ser paga até as 21h59 (horário oficial de Brasília) do dia 25 de maio de 2016. As inscrições cujos pagamentos forem feitos fora do prazo ou em valor menor que o estabelecido não serão confirmadas.

A declaração de carência é destinada a pessoas que não têm condições financeiras de fazer o pagamento da taxa de inscrição. Se for o caso, selecione “solicitar isenção de taxa”. O INEP pode solicitar, a qualquer tempo, os documentos comprobatórios da situação de carência declarada.

Caso você deseje cancelar a declaração de carência e pagar a taxa de inscrição, clique em “Cancelar Carência”. Em seguida, clique em “Gerar GRU” e efetue o pagamento da taxa de inscrição do Enem 2016 (R$ 68).

CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO

O cartão de confirmação de inscrição estará disponível para impressão na Página do Participante, com as seguintes informações:

  • número de inscrição;
  • data, hora e local de realização das provas;
  • indicação do(s) atendimento(s) especializado(s) e/ou do(s) atendimento(s) específico(s), devidamente solicitado(s) no ato da inscrição, quando for o caso;
  • opção de língua estrangeira; e
  • solicitação de certificação, quando for o caso.

Para obter o cartão, o participante deve acessar o endereço eletrônico enem.inep.gov.br/participante. É preciso informar CPF e senha.

PROVAS

O Enem 2016 é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação.

Confira os dias das provas:

5 de novembro de 2016 (sábado)

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia).

Tempo para as provas: 4 horas e 30 minutos.

6 de novembro de 2016 (domingo)

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação);
  • Redação e;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Tempo para as provas: 5 horas e 30 minutos.

No dia da prova os portões de acesso são abertos às 12h e fecham às 13h, horário de Brasília. Recomenda-se que todos os participantes cheguem ao local de prova até as 12h (horário de Brasília), já que é proibida a entrada após o fechamento dos portões.

Depois que os portões fecharem, às 13h, uma série de procedimentos de segurança é realizada. As provas têm início às 13h30.

IMPORTANTE!

  • Verifique com antecedência, na Página do Participante, a validação da inscrição e o local de realização das provas.
  • Faça o trajeto até o local com antecedência e evite atrasos no dia da aplicação.

PARA QUE SERVE O ENEM?

Vagas no Sisu – Pela nota no Enem 2016 o aluno disputa vagas em universidades públicas e gratuitas através do Sisu – Sistema de Seleção Unificada.

Bolsas pelo Prouni – A sua nota do Enem vale também na disputa bolsas de estudo pelo Prouni, Programa Universidade para Todos, nas Faculdades privadas. Bolsas de 100% ou de 50% do valor das mensalidades.

Bolsa de Estudos no Exterior – Quem faz mais de 600 pontos pode disputar ainda vagas para estudar de graça no exterior pelo programa Ciência Sem Fronteiras.

Financiamento Fies – Para quem quiser estudar em Faculdade particular e optar pelo financiamento pelo Fies-Programa de financiamento Estudantil, também é preciso ter feito o Enem.

Vagas no Pronatec – Cursos Técnicos Gratuitos. A sua nota no Enem vale também para disputar vagas no Programa Nacional de Acesso a Cursos Técnicos, o Pronatec. São duas etapas de inscrição por ano, no mesmo procedimento utilizado para disputar as vagas das universidades no Sisu.

Para as vagas do Pronatec o nome do sistema que é utilizado é Sisutec.

Certificado do Ensino Médio – Para quem tiver mais de 18 anos de idade até a data da prova em cada ano, e que não tiver ainda concluído o Ensino Médio, pode até mesmo tentar tirar o Certificado do Ensino Médio com o resultado da prova. Para eles o Enem funciona como se fosse num exame Supletivo.

Avaliação da qualidade do Ensino Médio – Pela média das notas dos alunos de cada Colégio ou Escola de Ensino Médio o Ministério da Educação consegue fazer um mapa da qualidade do Ensino Médio em todo o Brasil.

concurso exame nacional de ensino mcedio enem cargo exame nacional de ensino mcedio enem 4 volumes 231 1341.jpg?versao=0 - Enem 2016: Inscrições estão abertas até o dia 20 de maio
Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)
EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO – ENEM (4 Volumes)