Edital IBGE Censo 2019: Edital com vagas para Recenseador

Processo Seletivo Simplificado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Edital IBGE) para contratação temporária de pessoal para realização do Censo Experimental 2019 para provimento de 27 vagas remanescentes para o cargo de Recenseador.

Das 27 oportunidades para a função de Recenseador, 20 serão destinadas para ampla concorrência, 5 para PPP e 2 para Pessoas com Deficiência. As vagas serão lotadas na cidade de Poços de Caldas em Minas Gerais.

O Processo Seletivo Simplificado se dará por meio de Análise de Títulos, compreendendo a Titulação Acadêmica dos candidatos.

A Análise de Títulos terá caráter classificatório e determinará os candidatos que serão convocados para o Treinamento.

O Treinamento visa capacitar o Recenseador para a aplicação de conceitos e procedimentos estabelecidos para o Censo Demográfico 2020 e terá caráter eliminatório e classificatório, uma vez que a efetivação dos contratos de trabalho estará condicionada ao resultado obtido no teste final do curso presencial.

O pré-requisito de escolaridade para a função de Recenseador é o ensino fundamental completo (antigo 1º grau).

A remuneração do Recenseador será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo Recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.

A previsão de duração do contrato é de até 2 (dois) meses.

Os contratos terão vigência de 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por apostilamento, por igual período, estritamente de acordo com a necessidade do trabalho e/ou disponibilidade de recursos orçamentários.

Por questões administrativas, o último contrato poderá ter vigência menor que 30 (trinta) dias.

A jornada de trabalho recomendável é de, no mínimo, 25 (vinte e cinco) horas semanais, além da participação integral e obrigatória no Treinamento.

Será obrigatório o comparecimento do Recenseador ao Posto de Coleta nos dias e horários estipulados pelo Agente Censitário Municipal (ACM) ou pelo Agente Censitário Supervisor (ACS).

O contratado, no momento da rescisão, fará jus a 13º salário e férias proporcionais aos dias trabalhados e a remuneração da produção.

Se aprovado, o candidato começará a fase de treinamento ainda em 01 de novembro de 2019.

Análise de Títulos

A análise de títulos terá caráter classificatório, valerá até 10 (dez).

Para comprovação da conclusão do ensino fundamental (antigo 1º grau) será aceito o diploma ou certificado/declaração (este último acompanhado obrigatoriamente de histórico escolar) de conclusão do curso.

Para comprovação do ensino médio (antigo 2º grau) incompleto será aceita a declaração (acompanhada obrigatoriamente de histórico escolar) da instituição de ensino que permita identificar em qual situação o candidato se encontra.

Para comprovação do ensino médio (antigo 2º grau) completo será aceito o diploma ou certificado/declaração (este último acompanhado obrigatoriamente de histórico escolar) de conclusão do curso.

Para comprovação do curso de graduação (ensino superior) incompleto será aceita a declaração (acompanhada obrigatoriamente de histórico escolar) da instituição de ensino que permita identificar em qual período (semestre/ano) e curso o candidato se encontra.

Para a comprovação da conclusão do curso de graduação (ensino superior) completo será aceito o diploma ou certificado/ declaração (este último acompanhado obrigatoriamente de histórico escolar) de conclusão do curso.

Os títulos acadêmicos deverão ser oriundos de instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação.

Os documentos relativos a cursos realizados no exterior só serão considerados quando atendida a legislação nacional aplicável.

O mesmo diploma ou certificado/declaração será considerado uma única vez e as diferentes titulações não são cumulativas.

Somente serão aceitos certificados/declarações das instituições referidas nos subitens anteriores nas quais seja possível efetuar a identificação das mesmas e constem de todos os dados necessários à sua perfeita comprovação.

Somente será considerado não eliminado do Processo Seletivo Simplificado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 1(um) ponto do total de pontos da Análise de Títulos.

Confira abaixo a pontuação necessária para a prova de títulos:

  • Escolaridade: Ensino Fundamental (antigo 1º grau) completo: Será aceito diploma ou certificado / declaração de conclusão de curso, conforme descrito no subitem 7.2 deste Edital. Valor de Cada Título: 1; Valor Máximo dos Títulos: 1.
  • Escolaridade: Ensino Médio (antigo 2º grau) incompleto: Será aceita a declaração da instituição de ensino que permita identificar em qual situação o candidato se encontre, conforme descrito no subitem 7.3 deste Edital. Valor de Cada Título: 3; Valor Máximo dos Títulos: 3.
  • Escolaridade: Ensino Médio (antigo 2º grau) completo: Será aceito diploma ou certificado / declaração de conclusão de curso, conforme descrito no subitem 7.4 deste Edital. Valor de Cada Título: 5; Valor Máximo dos Títulos: 5.
  • Escolaridade: Curso de Graduação (Ensino Superior) Incompleto: Será aceita a declaração da instituição de ensino que permita identificar em qual período (semestre/ ano) e curso o candidato se encontre, conforme descrito no subitem 7.5 deste Edital. Valor de Cada Título: 7; Valor Máximo dos Títulos: 7.
  • Escolaridade: Curso de Graduação (Ensino Superior) Completo: Será aceito diploma ou certificado / declaração (este último acompanhado obrigatoriamente de histórico escolar que permita identificar o número de créditos obtidos, carga horária, as disciplinas cursadas e notas obtidas) de conclusão do curso, conforme subitem 7.6 deste edital. Valor de Cada Título: 10; Valor Máximo dos Títulos: 10. Pontuação Máxima da Titulação Acadêmica: 10 pontos.

Obs: As diferentes titulações não são cumulativas

Contratação

Os candidatos deverão comparecer ao Posto de Inscrição do IBGE para conhecer o resultado do processo seletivo simplificado.

As demais convocações serão realizadas por meio de contato telefônico, e-mail e/ou correspondência direta, conforme dados constantes no Requerimento de Inscrição, momento em que o candidato deverá declarar, por escrito, se aceita ou não a função para a qual está sendo convocado.

No ato da contratação, o candidato deverá apresentar original e cópia da seguinte documentação:

  • a) Documento de identidade;
  • b) Título de Eleitor;
  • c) Certificado de Reservista, alistamento militar constando a dispensa do serviço militar obrigatório ou outro documento hábil para comprovar que o tenha cumprido ou dele tenha sido liberado, se candidato do sexo masculino;
  • d) Comprovante de inscrição no PIS/PASEP, se possuir;
  • e) Comprovante de Residência;
  • f) Comprovante de naturalização (no caso de estrangeiro naturalizado);
  • g) Comprovante de que está amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto do parágrafo 1º, artigo 12, da Constituição Federal e do Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta, promulgado no Brasil através do Decreto nº 3.927/2001 (no caso de português no Brasil);
  • h) Cópia assinada da Declaração de Bens e Rendimentos do ano-base imediatamente anterior apresentada à Secretaria da Receita Federal ou Declaração de Isento, quando for o caso;
  • i) Comprovante de escolaridade (diploma ou histórico escolar acompanhado de declaração do estabelecimento de ensino atestando a conclusão do curso exigido) de acordo com o estabelecido no subitem 3.2 do Edital;
  • j) Atestado de sanidade física e mental comprovando capacidade para o exercício das atribuições descritas no subitem 3.1 deste Edital; e k) 2 (duas) fotos 3×4 recentes.

Cronograma

  • Inscrições: 16/10/2019 a 22/10/2019
  • Divulgação do resultado preliminar da análise de títulos e do resultado preliminar do parecer da equipe multiprofissional: 24/10/2019
  • Interposição de recursos quanto à pontuação e ao resultado preliminar do parecer da equipe multiprofissional: 25 e 29/10/2019
  • Resultado dos recursos interpostos: 30/10/2019
  • Divulgação do resultado final (classificados e não eliminados): 31/10/2019
  • Convocação do Recenseador para o treinamento: A partir 01/11/2019