Como se preparar para a residência médica! Confira dicas sobre o assunto!

Acabou de se formar em medicina e sonha em passar na tão sonhada residência, mas não sabe como se preparar para ela? Não se preocupe, ao encontrar este artigo do DODF seus problemas desapareceram, porque será por aqui que você encontrará as melhores dicas de estudo que te ajudarão a passar nessa prova que irá te introduzir na carreira da saúde. 

Muitos não devem saber, mas a prova da residência também é um concurso público, e é somente através dela que você consegue ingressar efetivamente no mundo da medicina, enfermagem, psicologia, fisioterapia e tantas outras áreas da saúde que são importantes para o bem estar da população no geral. 

Ao prestar uma prova de residência, você automaticamente dá entrada na sua carreira dos sonhos, isso se seu objetivo for cuidar da saúde e bem estar das demais pessoas ao seu redor. 

Vamos começar?

 

1 – Estude as cinco grandes áreas da medicina

Isso não é novidade para ninguém que desejar ter carreira na área da saúde, mas ainda existem pessoas, as que acabam de sair da faculdade, que não fazem ideia do que pode ou não cair numa prova de residência, por isso a nossa primeira dica é estudar os seguintes conteúdos:

  • Clínica Médica: responsável por tratar de todas as doenças que não precisam de cirurgia;
  • Cirurgia Geral: você estuda os mecanismos fisiopatológicos e doenças de vários órgãos e sistemas que podem ser curadas através de cirurgias;
  • Ginecologia e Obstetrícia: responsáveis por tratar da saúde da mulher e de fazer partos;
  • Pediatria: responsável por cuidar da saúde e bem estar de bebês, crianças e adolescentes até 18 anos;
  • Medicina Preventiva e Social: responsável por cuidar tanto da prevenção de doenças individuais, sendo chamada assim de saúde coletiva. O especialista dessa área chama-se médico sanitarista.

Não se preocupe se achar que é conteúdo demais para estudar. Geralmente esses temas são cobrados por serem a matriz da medicina, e sem o conhecimento delas nenhum profissional da área da saúde pode atuar, seja em empresas públicas ou privadas.

 

2 – Estude por meio de provas anteriores

Às vezes algumas questões podem se repetir, por isso é tão importante que você saiba e conheça a prova que você irá prestar. 

Não importa se você é da área da medicina ou da enfermagem, ou até mesmo da fisioterapia, é importante que você vá preparado no dia da prova já sabendo como são as questões, o que o edital pede, quanto tempo de prova você terá para completá-la. 

 

3 – Pratique para a prova prática

É fundamental que você tenha em mente todos os procedimentos que serão pedidos para a sua avaliação no dia da prova prática. 

Será por meio dela que você conseguirá ganhar confiança no seu futuro trabalho na área da saúde, além de claro praticar um pouco para quando chegar a vez de atender um paciente de verdade. 

 

4 – Estude por cursos preparatórios

Assim como em vestibulares e até mesmo em outros concursos, existem cursos preparatórios que te ajudam a estudar ainda mais para a residência médica. 

Você pode escolher quantas áreas quer se especializar, seja na cardiologia, cirurgia geral, cirurgia oncológica, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica (que está muito em alta com o aumento da procura em tratamentos estéticos),  clínica médica, geriatria, genética médica, dermatologia, cirurgia vascular, entre várias outras áreas. 

Cursos como Medway, SanarFlix, Medcel, Revisamed, Medcurso do Medgrupo, oferecem pacotes de cursos intensivos, extensivos, revisionais e até mesmo cursos gratuitos para áreas específicas, como o curso de eletrocardiograma do Medway, muito pedido na área de medicina de emergência. 

 

5 – Siga um plano de estudos

Ao seguir um plano de estudos, você saberá quais matérias priorizar e quais poderá deixar em segundo plano para poder se preparar ainda mais para para a prova da sua residência. 

Infelizmente, é impossível estudar tudo em tão pouco tempo, porém, se você montar um plano de estudos que se adeque à sua rotina e aos seus objetivos, a garantia de que você ingressará na residência é certeira. 

 

6 – Organização é essencial para a residência

Sem organização, você não conseguirá completar os seus objetivos, sejam eles de pequeno, médio ou longo prazo. Ainda mais com a área da saúde, a qual demanda muito conteúdo e muita atenção a cada caso que aparece na emergência e em outras áreas do hospital, é imprescindível que você seja organizado com os seus estudos e saiba gerenciar bem o seu tempo, tanto para que possa resolver casos médicos em um tempo considerável e até mesmo consiga gerenciar melhor o tempo que lhe é disposto para realizar a prova objetiva e prática da residência médica.

 

Nós do DODF te desejamos bons estudos e até a próxima!