Conheça a estreita relação entre ansiedade e depressão

Se você está passando por todo aquele estresse durante o período de preparação para as provas de um concurso público, sabia que ansiedade e depressão andam de mãos dadas? Por isso, vamos te mostrar a relação entre esses dois problemas emocionais, que afetam milhares de pessoas. Preparado para aprender mais? Bora lá!

O que é depressão?

Trata-se de um distúrbio de ordem psíquica que é caracterizado por sintomas como: variações repentinas de humor, reclusão social, diminuição do prazer pela vida e até de realizar atividades rotineiras, além da perda do desejo sexual.

Esses são os sintomas mais comuns de quem sofre de depressão, considerada o mal do século, devido ao aumento de casos no mundo.

Mas podem aparecer outros sintomas como: alterações no apetite, sono desregulado, episódios de fadiga, cansaço extremo, sentimento constante de culpa, indisposição e grande dificuldade de concentração.

Ansiedade e depressão até se parecem um pouco, mas não são a mesma coisa. Por isso, nada de achismos quanto a essa questão!

Em alguns casos mais graves de depressão, o indivíduo pode necessitar de internação clínica e fazer o uso de medicamentos durante vários meses, para a regressão desse delicado quadro.

Vale lembrar que diversos fatores físicos e emocionais podem desencadear a depressão em qualquer pessoa. Por isso, um diagnóstico mais preciso deve ser feito por um médico.

O que é ansiedade? 

Trata-se de um outro distúrbio psicológico um pouco menos severo que a depressão, mas que se não for tratada a tempo, pode evoluir para um quadro depressivo grave.

Os sintomas da ansiedade são: preocupação excessiva, inquietação, nervosismo, medo exagerado, pavor de determinadas situações já vividas, incapacidade de relaxar e falta de controle sobre ações e pensamentos.

Aquela sensação de que algo ruim está prestes a acontecer, o medo de não ser aprovado em um concurso e até aquele frio na barriga antes do resultado de um exame ou de falar em público, também são sintomas de ansiedade, que todo mundo sente de vez em quando.

É algo absolutamente normal, mas só não pode ser excessivo.

Quando os sintomas da ansiedade e depressão são sentidos frequentemente, a sua saúde física e mental são prejudicadas.

Por isso, se você estiver sentindo, de forma rotineira, qualquer um dos sintomas mencionados anteriormente, é melhor buscar ajuda médica para uma análise clínica completa da sua situação.

Vale lembrar que cada caso deve ser analisado individualmente.

Relação entre ansiedade e depressão

Viu como os sintomas tanto da ansiedade quanto da depressão se parecem, mas ao mesmo tempo são diferentes? Uma pessoa deprimida pode apresentar sintomas de ansiedade e vice-versa.

E essa estreita relação entre ansiedade e depressão é bastante complexa, do olharmos do ponto de vista clínico.

Para diagnosticar se uma pessoa está sofrendo de depressão ou ansiedade, o profissional precisa levar em consideração o histórico familiar, experiências ou traumas passados que foram marcantes e, acima de tudo, o ambiente no qual ela vive ou que passa boa parte do seu dia.

Tudo isso influencia bastante o desenvolvimento desses dois tipos de distúrbios.  

Tratamento para ansiedade e depressão

Suponha que você seja um concurseiro de primeira viagem e foi diagnosticado com ansiedade.

Uma das principais alternativas de tratamento é mudar alguns hábitos noviços à saúde mental e procurar relaxar mais, evitando o excesso de preocupações constantes. Caso a situação não se resolva, a indicação de terapias pode ser prescrita pelo médico.

Agora se o seu quadro for de ansiedade e depressão, é necessário fazer uso de medicamentos juntamente com psicoterapia, para aliviar os sintomas, que podem ser mais severos.

Como o quadro depressivo costuma ser mais grave do que somente episódios esporádicos de ansiedade, muitas vezes, é necessário a internação clínica do paciente.

Vale lembrar que pessoas deprimidas têm mais propensão a fazer o uso de remédios do que indivíduos ansiosos.

As terapias disponíveis até ajudam bastante, mas não conseguem inibir novas crises depressivas e nem curam esse mal.

Ansiedade e depressão exigem tratamento a longo prazo e requerem toda compreensão da família e amigos.

Como posso prevenir esses problemas?

Pensando em seu bem-estar, principalmente na hora de começar a cansativa maratona de estudos, elaboramos algumas dicas que podem prevenir a ansiedade e depressão.

Mas você precisa segui-las à risca, combinado?

  • Procure ter mais qualidade de vida;
  • Faça atividades que lhe dão prazer no dia a dia;
  • Invista na melhora da sua rotina em casa e no trabalho;
  • Saia do sedentarismo e pratique atividades físicas aeróbicas diariamente;
  • Não descuide do seu sono. Procure dormir bem e ter um descanso que seja revigorante;
  • A alimentação é fundamental, por isso, tenha uma dieta balanceada e rica em frutas, verduras e legumes;
  • Caso sinta que algo esteja errado, jamais ignore. Procure ajuda de um psicólogo ou psiquiatra;
  • Evite situações que provoquem estresse constante.

Todas as dicas acima podem ajudar bastante a prevenir ansiedade e depressão em seu dia a dia, principalmente na hora de enfrentar os inevitáveis desafios da vida.

Como evitar a ansiedade antes das provas do concurso? 

Por mais que seja difícil não se sentir ansioso (a), especialmente nos dias que antecedem as provas do tão aguardado concurso, separamos algumas dicas bacanas para os concurseiros de plantão:

  • Tenha o controle da sua respiração na hora das provas. Procure respirar devagar puxando a ar pelo nariz e soltando pela boca;
  • Mantenha o pensamento sempre positivo;
  • Procure ir para a cama mais cedo no dia anterior ao concurso;
  • Dê preferência para alimentos mais leves e saudáveis antes das provas, para evitar uma possível indigestão;
  • Deixe todo o material que precisa para fazer as provas, bem como seus documentos pessoais, previamente separados;
  • Não pense no resultado do concurso na hora que estiver fazendo as provas. Mantenha seu foco nas questões.

Ansiedade e depressão é um assunto muito sério e que merece atenção especial, principalmente de concurseiros e de quem enfrenta situações delicadas.

Agora que você aprendeu um pouco mais, lhe desejamos boa sorte!

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?

Prepare-se com quem mais entende do assunto!

Já pensou em estudar orientado por um coach de concursos?

O Gran Cursos Online Coaching oferece atendimento individual e personalizado. Conheça aqui e acelere a sua aprovação!