Concursos Policiais: como se preparar corretamente

Se preparar para concursos policiais é muito mais do que apenas estudar para as provas escritas. E você precisa ter uma certeza clara disso se realmente está a fim de ser aprovado e ingressar em uma força policial.

Os concursos para diversas corporações policiais envolvem uma série de avaliações e requisitos específicos. E é preciso conhecer, entender e levar em conta tais requisitos para se ter chances reais de aprovação.

Neste artigo, vamos te mostrar algumas dicas práticas e também pontos fundamentais que você precisa considerar ao se preparar para concursos policiais. Por isso, preste muita atenção nas próximas linhas para subir suas chances no próximo concurso.

Treinamento físico: essencial ao se preparar para concursos policiais

Vamos começar com um ponto fundamental para a preparação de quase todos os concursos para polícias, treinamento físico. Mas que ainda é muito negligenciado por grande parte dos concursandos que sonham entrar pra polícia.

A causa disso é que muitos estudantes desejam apenas se dedicar a funções internas da polícia. O trabalho que é realizado na área administrativa, e que tem pouco contato com as ruas e ação direta de combate ao crime. Esses acreditam que basta apenas ter o conhecimento necessários para as provas objetivas.

Infelizmente, não é o caso, e mesmo quem deseja atuar apenas no setor administrativo da polícia precisa estar bem condicionado fisicamente. Esse é um fator essencial ao se preparar para concursos policiais pois as corporações exigem avaliação física.

Por exemplo, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil, todas exigem um exame de avaliação física. E se você for reprovado no exame, dê adeus ao concurso mesmo que tenha tido nota máxima na prova objetiva.

Como manter um físico adequado para o concurso

Para manter um físico em boas condições para a avaliação no concurso policial, é muito importante treinar regularmente. Seja com um treino regular na academia, ou por meio de exercícios físicos feitos em casa, num parque, etc.

O que importa é que você seja capaz de desempenhar o que for exigido na avaliação física. Que geralmente consiste em um certo tempo para realizar uma atividade física ou outros requisitos.

Para saber como se preparar para cumprir com tais requisitos, basta estudar o edital do concurso assim que lançado. No entanto, é recomendado analisar os editais anteriores do concurso que vai fazer.

Assim, você tem mais tempo para treinar sem forçar o seu corpo, enquanto garante que vai conseguir passar na avaliação física.

Leia também: Conheça os concursos públicos mais disputados do Brasil

Estudos para provas objetivas: a base dos concursos policiais

Igualmente importante quanto o preparo físico para a avaliação do concurso policial, também é vital o estudo para provas objetivas.

Do mesmo modo que com outros concursos, você deve buscar a maior nota possível ao fazer um certame para a polícia. Pois na maioria dos concursos policiais, é essencial passar na prova objetiva antes da avaliação física.

Por isso, é fundamental que o candidato estude adequadamente para a prova objetiva do concurso. E existem algumas táticas, técnicas e ferramentas para estudo recomendadas durante sua preparação. Que você deve conhecer e utilizar nos seus estudos.

Mas primeiro, é importante conhecer as principais matérias e conteúdos que são cobradas nas provas.

Principais matérias cobradas em concursos policiais

Em meio a todos os conteúdos e assuntos cobrados em um concurso policial, cinco disciplinas se sobressaem.

A cada uma dessas disciplinas deve ser alocado o máximo de tempo que o aluno puder dispor para seu estudo. Pois elas têm grande peso para a nota final, bem como pontos internos que exigem um conhecimento aprofundado.

As 5 disciplinas são:

  • Direito Penal: Teoria do Crime, Aplicação da Lei Penal e Crimes Contra Administração Pública;
  • Direito Administrativo: Atos Administrativos, Organização do Estado, Administração Pública, Agentes Públicos {Incluindo a lei nº 8.112/20 ou equivalente}, Poderes da Administração Pública {Incluindo uso e abuso, excesso e desvio};
  • Direito Constitucional: Direitos e Garantias Individuais e Coletivas/Sociais, Nacionalidade/Direitos Políticos, Ordem Social, Segurança Pública, Organização dos Poderes referentes ao cargo;
  • Legislação Penal Extravagante: Lei de Drogas, Lei de Crimes Hediondos, Estatuto do Desarmamento, Nova Lei de Abuso de Autoridade, Organização Criminosa;
  • Processo Penal: Inquérito Penal, Prisões, Ação Penal.

Claro, é importante frisar que todas as matérias previstas em edital precisam ser estudadas adequadamente. Mas, estas cinco disciplinas precisam ter uma atenção especial, pois são cobradas em todos os concursos.

E mais que isso, elas possuem um peso maior em suas questões para a nota final. Por isso, monte um plano de estudos que permita dedicar um pouco mais de tempo para elas.

Seja metódico e use boas técnicas e ferramentas de estudo na sua preparação

Para finalizar, é importante que você realize seus estudos, e toda sua preparação para os concursos policiais, de forma metódica.

Ou seja, você deve ter um plano e uma organização de estudos bem feita. Para isso, contar com um cronograma de estudos é uma tática maravilhosa pois permite controlar o que se estuda, o quanto e quando se estuda.

Além disso, também adote o uso de boas técnicas e ferramentas de estudos para facilitar seu aprendizado. Mesmo técnicas e ferramentas simples de revisão, como por exemplo os tradicionais flashcards, podem fazer tremenda diferença nos seus estudos.

Não se esqueça de utilizar recursos que melhorem a sua capacidade de memorização para reter melhor o que estuda. Assim, suas chances de tirar uma ótima nota nas provas objetivas aumenta muito.

Fique sempre atualizado sobre novos concursos policiais e dicas para ser aprovado

Ao seguir as dicas que acabamos de apresentar, você certamente vai conseguir se preparar muito melhor para concursos policiais.

Mas, é claro, não tem como a gente passar toneladas de dicas em apenas um assunto e você ser capaz de absorver, não é mesmo? Seria uma sobrecarga de informação.

Mas, você pode ficar por dentro sempre de novas e excelentes dicas para concursos, assim como novos certames policiais.

Para isso, basta assinar nossa lista vip para receber atualizações e conteúdos exclusivos na sua caixa de entrada.


Comentários


CONCURSOS 2020: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!
CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!
CONCURSOS DF 2020: principais concursos previstos para o DF em 2020!