Concursos para cartórios: o que você precisa saber hoje

Você está por dentro de tudo que precisa saber para estudar e fazer concursos para cartórios?

Existem muitas pessoas que não gostam de prestar concursos para eles, e sequer cogitam se inscrever em um. No entanto, os cartórios podem e são uma boa opção profissional com ingresso por meio de concursos.

Sim, é possível obter grandes benefícios e satisfação profissional trabalhando em um cartório. Mas, é preciso estar bem preparado para realizar a prova de um certame, pois a concorrência é acirrada.

Confira agora, neste conteúdo, tudo que precisa saber sobre concursos para cartórios.

Como os concursos para cartórios surgiram e o meio termo entre público e privado

Os concursos de cartório foram estabelecidos no ano de 1994, pela Lei n. 8.935. Essa foi a lei que regulamentou os serviços cartoriais em todo o Brasil, bem como criou as regras para os concursos públicos.

Conforme a lei, a cada seis meses os Tribunais de Justiça devem publicar listas e informar quais vagas precisam ser ocupadas. A lei também obriga que os candidatos nos concursos sejam informados apropriadamente e de forma prévia.

No caso, eles devem receber informações sobre o funcionamento do cartório, dívidas, despesas, encargos e receitas.

Um ponto interessante dos concursos para cartórios são o meio-termo entre público e privado. As atividades e serviços são consideradas públicas, mas são prestados em caráter privado.

Trabalhar em um cartório permite que o concursado tenha os benefícios dos cargos de concurso. Ao mesmo tempo em que tem direito a benefícios da atividade cartorial privada.

Algumas vantagens dos cargos de concursos para cartórios

Agora que você sabe quando surgiram os concursos para cartórios público e sua relação público-privada, é hora de dar mais um passo. As vantagens e benefícios de fazer e passar em concursos de cartórios merece ser conhecida.

  • Estabilidade de emprego, como de praxe em concursos públicos;
  • Remuneração salarial superior ao da iniciativa privada (um tabelião, cargo máximo em cartórios, tem salário de cerca de R$ 17 mil reais mensais);
  • Pode concorrer em novo concurso para obter uma promoção de cargo;
  • Dependendo de sua formação superior, ainda pode atuar no cartório de outras formas e receber por emolumentos (graças a eles, em alguns casos o cargo máximo pode ter uma remuneração, com emolumentos, de mais de R$ 200 mil reais);
  • As atividades podem ser especialmente agradáveis para quem gosta de se ocupar com serviços administrativos;
  • Existe uma boa variedade de cargos e posições que podem ocupadas em um cartório.

Leia também: Entenda a Jornada dos Concursos e aumente sua motivação hoje

Como funcionam os concursos de cartórios

Conhecer como os concursos para cartórios funcionam também é importante para quem tem interesse na área.

Afinal, sem conhecer as regras e como funciona o processo dos concursos, as chances de aprovação são diminuídas. Tanto que, com a concorrência alta, passar em concursos de cartórios sem esse conhecimento é extremamente difícil.

De modo geral, todos concursos públicos para cartórios contam com algumas etapas que devem ser cumpridas pelos candidatos.

  • Prova objetiva de seleção (que cobrem questões de múltipla escolha para temas apresentados em edital);
  • Prova escrita e prática (questões discursivas, redação e confecção de uma peça prática);
  • Prova oral;
  • Exame de Títulos (são avaliados todos os certificados e diplomas acadêmicos que o candidato possui, sendo que geralmente, quanto mais títulos você tiver, melhor).

Das quatro etapas, a primeira delas, a prova objetiva, é de caráter totalmente eliminatório. A segunda e terceira etapa das provas de concursos públicos de cartórios são simultaneamente eliminatórias e classificatórias.

Já o Exame de Títulos, última etapa de um concurso para cartório, tem caráter totalmente classificatório.

Como vê, quem deseja fazer um concurso de cartório deve se preparar bem para realizar as três etapas. E também aumentar, com qualidade, seus títulos, certificados e diplomas, para o exame.

Quem pode participar de um concurso público para cartório

Existem algumas regras e requisitos prévios para serem cumpridos por quem deseja prestar concurso para cartório. Sem o atendimento desses pré-requisitos, é impossível se inscrever e prestar a prova.

E não estamos falando de pré-requisitos em termos de formação acadêmica, e sim de documentos. Veja abaixo os principais pontos prévios que precisam ser atendidos para que você possa fazer um concurso.

  • Nacionalidade Brasileira;
  • Capacidade civil, o que significa estar sob posse de plenos direitos civis e políticos;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • No caso dos homens, ainda é obrigado estar em dia com as suas obrigações militares.

Para o cargo de tabelião, ainda é necessário ter diploma de bacharelado em Direito, ou ainda comprovação de experiência mínima de 10 anos em serviços notariais ou de registros.

Saiba mais: Técnica Pomodoro: saiba como usar ela nos estudos corretamente

O que e como estudar para este tipo de concurso

Como todo outro tipo de certame, concursos de cartórios também possui seus temas e conteúdos exigidos para as provas. E esses conteúdos e assuntos para serem estudados também são apresentados nos editais.

Para a prova objetiva, com o questionário de múltipla escolha, os temas do conteúdo programático são:

  • Conhecimentos Gerais
  • Língua Portuguesa
  • Direito Processual Penal
  • Direito Penal
  • Direito Comercial
  • Direito Constitucional
  • Direito Processual Civil
  • Direito Civil
  • Direito Administrativo
  • Direito Tributário
  • Registros Públicos

Já em relação ao método, a forma de como estudar para o concurso, vale destacar que depende do concursando. Mas que é sempre recomendado que o estudante adote o uso de boas técnicas de estudos para concursos.

E claro, fazer uma boa gestão de tempo de estudos e ter uma rotina para estudar também é altamente recomendado.

Conheça o ranking com melhores cursos online para concursos

Agora você sabe muito sobre concursos para cartórios e o que deve estudar para eles.

No entanto, cursos online preparatórios podem te ajudar muito nos estudos. E aumentar bastante suas chances de aprovação, sejam em concursos de cartórios ou de qualquer outra área.

Temos um conteúdo exclusivo sobre esses cursos online, onde fizemos o ranking dos melhores. Você pode conferir ele no link abaixo.

➥ Quero conhecer agora mesmo o ranking dos melhores cursos online para concursos