Concursos militares: oportunidades e como estar preparado

Você já pensou em prestar concursos militares?

O serviço militar no Brasil é uma área onde sempre há demanda de profissionais para atender vários cargos. Que por sua vez estão distribuídos, majoritariamente, nos três principais órgãos do serviço militar nacional.

São ótimas oportunidades de ingresso no serviço público, que contam com boa remuneração e muitos benefícios. Mais que isso, te permitem a chance de ter uma grande carreira no setor público e também prestar serviços importantes à nação.

Neste artigo, vamos te mostrar todos os pontos importantes dos concursos militares. O que são, salários e benefícios, cargos, como funcionam e de que forma você vai se preparar para passar nesses concursos.

O que são os concursos militares e a que se destinam esses certames públicos

Vamos começar este conteúdo entendendo o que são e para que se destinam os concursos públicos militares.

De forma geral, os concursos militares são certames públicos especialmente destinados a preencher vagas no serviço militar. Que embora os certames possam serem aplicados a cargos do serviço militar de estados e municípios, são voltados para os três principais órgãos de defesa nacional.

Que são respectivamente:

  • Exército Brasileiro
  • Marinha do Brasil
  • Força Aérea Brasileira

Os concursos militares preenchem diversas vagas, principalmente, nos três órgãos acima. Que reunidos são conhecidos como as Forças Armadas do Brasil. Entrar em um concurso público para um desses órgãos é mais do que conseguir emprego no setor público.

Pois grande parte dos cargos que podem ser ocupados pelos certames possuem uma finalidade estratégica. Onde a pessoa tem um papel a cumprir em prol da defesa da soberania e segurança nacional.

Quais tipos de cargos e carreiras são preenchidos nos concursos militares

Em geral, as vagas que podem ser preenchidas em concursos militares estão divididas, basicamente, em duas carreiras militares.

Estas duas carreiras militares são a de Praças e Oficiais, presentes em todos os três órgãos principais das Forças Armadas. Ou seja, existem as carreiras de oficial e praça na Marinha, no Exército e na Aeronáutica.

Cada um dos três órgãos possui toda uma hierarquia de cargos para cada uma das duas carreiras que podem ser ingressados por concursos. Os nomes dos cargos, remunerações, benefícios e atribuições variam conforme o órgão onde interessado decide ingressar por meio de concurso.

Leia também: Plano de Estudos para concursos: a ferramenta essencial para sua aprovação

Salários e benefícios dos cargos em concursos militares

A remuneração salarial e benefícios dos cargos preenchidos em concursos militares são muito atrativos. E que é uma das razões que fazem milhares de pessoas participarem de seus certames, mesmo desconsiderando fatores como vocação profissional.

A remuneração e benefícios variam bastante de acordo com cada cargo e órgão das Forças Armadas.

Normalmente, antes de concluir o processo de ingresso em uma das escolas de formação, o aprovado possui um ganho de mais ou menos R$ 3.400,00. Após a conclusão do curso de formação, esse valor sobe para até R$ 6.900,00 mensais.

No entanto, isso varia conforme a carreira escolhida, Oficial ou Praça, e o cargo hierárquico no órgão de defesa nacional escolhido. Ou seja, o aprovado no concurso ganha mais conforme sua promoção de cargos.

Em relação a benefícios adicionais conferidos para aprovados em concursos militares é possível citar:

  • Estabilidade de emprego
  • Promoção por tempo de serviço
  • Plano de carreira
  • Previdência privada
  • Adicional militar
  • Adicional de permanência
  • Adicional de habilitação
  • Adicional de compensação orgânica
  • Gratificação de localidade especial
  • Gratificação de representação

Saiba Mais: Plano de Estudos para concursos: a ferramenta essencial para sua aprovação

Como funciona um concurso militar

Entender como os concursos militares funcionam é outro ponto muito importante para quem deseja se preparar e prestar estes certames. Pois nem todo concurso da área militar é igual ao outro, e não se trata apenas das bancas avaliadoras.

Cada uma das três Forças Armadas do Brasil possui suas escolas de formação de oficiais e praças. E cada uma dessas escolas dita a banca avaliadora, regras, materiais de estudos e requisitos de candidatura próprios nos concursos.

No entanto, existem algumas regras e padrões que são comuns a quase todos os concursos e escolas de formação.

Em geral, os concursos são realizados por meio de etapas, compostas de provas objetivas, discursivas e avaliações físicas.

As provas objetivas são compostas por dois exames de conhecimentos básicos e conhecimentos específicos. As provas discursivas normalmente tem como exame uma redação a ser feita pelo candidato.

Já a avaliação física consiste em um teste que mede a capacidade e condicionamento físico do candidato. Como forma de averiguar se o candidato tem condições para desempenhar suas funções na escola de formação.

Todas essas etapas dos concursos militares são de caráter eliminatório, ou seja, é preciso ser aprovado em todas para ingressar no cargo.

Como se preparar para concursos militares

Para finalizar, também é importante saber como se preparar com as melhores ferramentas e recursos para concursos militares.

Afinal, uma preparação correta é a base para aumentar suas chances de ser aprovado mais rapidamente.

O primeiro passo é conhecer bem o edital do concurso e escola de formação que vai prestar. Se possível, veja edições anteriores do mesmo concurso, assim pode estudar antes do edital sair e ter vantagem em relação a outros candidatos.

Depois do estudo dos editais, é essencial montar um bom plano e cronograma de estudos para concursos, para gerir as matérias estudadas. E também, para poder dividir o tempo de estudo em cada conteúdo de forma eficiente.

Você também pode e deve utilizar ferramentas e técnicas de estudo para concursos adequadas. E ainda utilizar recursos e métodos que te ajudem a fazer uma revisão de estudos para concursos melhor.

O uso de ferramentas e técnicas para melhorar a sua capacidade de memorização como os mnemônicos  ou os tradicionais Flashcards.

Claro, a prática de atividades físicas e treinamento balanceado para condicionar o corpo é essencial para concursos militares. Pois se não for realizada, o candidato pode ter dificuldades para ser aprovado na avaliação física.

Gostou deste conteúdo e deseja saber mais sobre como se preparar e passar em concursos? Então assine nossa lista VIP para receber atualizações e conteúdos únicos diretamente pelo seu e-mail.


Comentários


CONCURSOS 2021: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!
CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!
CONCURSOS DF 2021: principais concursos previstos para o DF em 2021!